Diretor do INMA

Print Friendly, PDF & Email
Escolha de Diretor do INMA

Os diretores das Unidades de Pesquisas são indicados a partir da seleção, que dará origem a uma lista tríplice a ser encaminhada ao ministro do MCTI.

Esta lista é realizada por um comitê de especialistas, que busca identificar, na comunidade científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas pela instituição.

Poderão se inscrever ao cargo quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados, portadores de diploma de doutorado, que atendam aos requisitos básicos, como competência profissional reconhecida, visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica, experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os servidores da Unidade de Pesquisa, visão de futuro para a instituição e empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do País.

Também é esperado do candidato ou candidata a capacidade de tratar problemas políticos relacionados com a Unidade, experiência em cooperação nacional e internacional, motivação para enfrentar novos desafios e compromisso com a execução do Plano Diretor do Insa 2011-2015

Comitê de Busca
Este comitê é instituído por uma Portaria do MCTI para auxiliar o Ministro na escolha da direção do Instituto.

O Comitê para escolha do Diretor do INSA foi formado por cinco membros:
Professora Dra. Helena Bonciani Nader, presidente do Comitê de Especialistas e representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e os doutores Jorge Almeida Guimarães, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Avílio Antônio Franco, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Evaldo Ferreira Vilela, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Romero Marinho de Moura, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) .

O Comitê para a escolha de Diretor do INPA foi formado por cinco membros:
Professora Dra. Helena Bonciani Nader, Presidente da SBPC. Os demais membros são os professores doutores Aldo Malavasi, Presidente da Biofábrica Moscamed Brasil (BMB); Jacob Palis Junior, Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Jorge Almeida Guimarães, Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Thomaz Nogueira, Presidente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *