BOLETIM INFORMATIVO 13/2006

Enviado em Boletim de Editor | 26 de Julho de 2006 @ 13:00

Logotipo

SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO

Pintura da Sede - No dia 15 de agosto vamos receber as tintas e no sábado 22 ou domingo 23 às 8:00hs vamos iniciar a pintura da fachada. Ricardo vai realizar uma aula prática sobre pintura de murais. Não deixe de participar.

Oficinas de Meio Ambiente - Vamos dar início às oficinas sobre o projeto APPA-RESEX. Todos que desejarem participar estão convidados. Os roteiros dos encontros pode ser acessados clicando na opção Oficina na parte esquerda do “blog”. O Material impresso estará disponível com a Thaís na Aquamar. Informem-se sobre dias e horários com a Bia, Thais, Dani, Alcione, Adriana, Shirlei ou Manoela.

REGISTRO DA ONG

Estamos finalizando a documentação do NEMA para dar entrada no Cartório do Prado. Por favor se você participou de nossa Assembléia de Fundação entre em contato com a Manoela ou a Camila para verificar se seus dados estão corretos. Faça isso o mais rápido possível. Comunique também a seus amigos que participaram. Obter o registro definitivo é um passo muito importante para o crescimento de nosso Núcleo.

ALBUNS

Estamos disponibilizando diversos albuns de fotografia de nossa região. Veja nos link na parte superior direita do “blog”. Escreva-nos com sugestões e idéias. Se tiverem mais informações sobre as fotos, como nome das pessoas, não deixem de nos escrever

BOLETIM INFORMATIVO 12/2006

Enviado em Boletim de Editor | 21 de Julho de 2006 @ 13:32

Logotipo

ABRA OS OLHOS PARA A CIÊNCIA

Rodrigo Leão de Moura e Carolina Minte-Vera, juntamente com parceiros de Caravelas (PARNAM e IBJ), submeteram uma proposta ao Cnpq, intitulada “Abra os Olhos para a Ciência“.

O projeto, aprovado na semana passada, possui quatro objetivos específicos:

1. Estabelecer um Núcleo de Divulgação e Educação Científica no Centro de Visitantes do Parque Nacional, a fim de incentivar a difusão dos projetos e pesquisas desenvolvidos nas Unidades de Conservação e seu entorno, incluindo a população local na rotina de projetos de pesquisa;

2. Realizar cursos sobre a sócio-ecologia da região para professores de Ciências Naturais, Geografia e História e jovens residentes na região;

3. Estimular o envolvimento de jovens da comunidade nas pesquisas em andamento no Banco dos Abrolhos, a partir de pequenos projetos de pesquisa executados por “pesquisadores-mirins”, instigando a prática cientifica e provendo capacitação de agentes locais de apoio à pesquisa;

4. Elaborar materiais de apoio e divulgação científica, tais como apostilas para os cursos e folhetos sobre os resultados alcançados pelas pesquisas realizadas na área.

Os apresentadores do projeto não sabem ainda quando e como se dará a implementação, mas acham importante e desejável agregar parceiros da RESEX Corumbau.

Aos que se interessarem em participar e contribuir na construção dessa iniciativa (o projeto é só um empurrão inicial e será gerido adaptativamente), ou quiserem saber mais sobre o “Abra os Olhos“, podem contatar diretamente com Carol ou Rodrigo.

BOLETIM INFORMATIVO 11/2006

Enviado em Boletim de Editor | 20 de Julho de 2006 @ 14:44

Logotipo

PROJETO BIOBAHIA

O Projeto Biobahia atuando há dois anos em Comuruxatiba e parceiro do NEMA CUMURU no Projeto Peixes Meninos publicou a descrição de duas novas espécies de peixes de água doce encontrados no Rio Jucuruçu e um registro da presença de uma espécie ameaçada de extinção no rio Imbassuaba em Cumuruxatiba.

As novas espécies homenageiam o rio do Prado (ou Jucuruçu) e o povo Pataxo.

O NEMA recebeu cópias das publicações para a coleção do Museu Cumuruxatiba.

As cópias podem ser encontradas nos links abaixo:

1. Trichomycterus pradensis, a new catfish from southern Bahia coastal rivers, northeastern Brazil (Siluriformes: Trichomycteridae). Luisa M. Sarmento-Soares, Ronaldo F. Martins-Pinheiro, Arion T. Aranda and Carine C. Chamon.Ichthyol. Explor. Freshwaters, Vol. 16, No. 4, pp. 289-302, December 2005(pdf)

2. Microglanis pataxo, a new catfish from southern Bahia coastal rivers,northeastern Brazil (Siluriformes: Pseudopimelodidae). Luisa M. Sarmento-Soares, Ronaldo F.Martins-Pinheiro,Arion T. Aranda and Carine C. Chamon. Neotrop. Ichthyol., 4(2):157-166, 2006 (pdf)

3. Mimagoniates sylvicola (Characidae: Glandulocaudinae): espécie ameaçada de extinção em riachos litorâneos do extremo sul da Bahia, Brasil. Luisa Maria Sarmento-Soares & Ronaldo Fernando Martins-Pinheiro. Boletim Sociedade Brasileira de Ictiologia, Junho de 2006, Nº83 (pdf)

PROJETO APPA-RESEX

Jovens reuniram-se na manhã de hoje para avaliação do trabalho de Meio Ambiente que está sendo realizado em parceria com o Projeto da APPA para a RESEX.

BOLETIM INFORMATIVO 10/2006

Enviado em Boletim de Editor | 13 de Julho de 2006 @ 14:59

Logotipo

NOSSA SEDE

Ricardo relacionou o material necessário para a pintura de nossa sede conforme projeto do Alexei.

Foi obtida a seguinte cotação de preços na Casa José Carlos em Teixeira de Freitas (Fax )73) 3573-1052:
02 galões de 3,6 l de neutro 5169-Coral = 112,00
01 lata de 0,800 l de azul 9544 Coral = 17,00
01 galão de 3,6 l de verde 9453 Coral = 82,70
01 galão de 3,6 l de verde 6678 Coral = 81,60
01 lata de 0,800 l de esmalte sintético branco neutro acetinado = 14,94
01 lata de água Rás = 7,73
01 lata de 0,800 l de massa acrílica para madeira(cor branca)= 11,85
05 folhas de lixa 180 = 2,05
01 rolo para pintura (pelo) com cabo = 15,45
02 rolo para pintura (espuma) de 15cm = 10,20
02 rolo para pintura de 4cm = 1,64
01 trincha (pincel) de 5cm = 2,68
VALOR TOTAL = 359,84

Rosângela tentou ontem trazer o material, mas como não havia para a pronta entrega, ficou de ser entregue dentro de quinze dias. Serão usados os recursos de uma doação de R$ 312,11 recebida dos amigos Flávio e Fátima, do Grupo Shunya de Itacoatiara, Niterói, RJ. O faltante será conseguido por outras doações.

Assim que recebermos os materias iremos fazer um mutirão de pintura liderado por nosso amigo Ricardo, que teve a idéia de na oportunidade dar uma aula sobre métodos de pintura.


RESEX

Dando continuidade as atividades relativas a nossa proposta para o projeto da APPA estaremos começando as oficinas para formação de Multiplicadores Ambientais

Conforme acertado em nossa última reunião ampliada as apostilas para orientação dos encontros já estão disponíveis com a Thaís na Aquamar.

Todo material necessário está também disponível no link OFICINAS na parte superior deste blog.

BOLETIM INFORMATIVO 09/2006

Enviado em Boletim de Editor | 9 de Julho de 2006 @ 10:43

Logotipo

PROJETO RESEX

No sábado 8 de julho de 2006às 15:30h realizou-se o na Escola Algeziro Moura uma Reunião Ampliada para debate da proposta apresentada pelo NEMA CUMURU para o trabalho ambiental e de divulgação no projeto da APPA para RESEX
Este é o segundo encontro. O primeiro ocorreu no mesmo local no dia 30 de junho de 2006 com a participação de Vilma e Josete - professoras da comunidade de Veleiros, Bia, Camila, Alcione, Manoela, Danieli, Ronaldo e Elismarques.

Estiveram presentes Bia, Elismarques, Camila, Adriana, Breno, Drielle, Eloisa, Janini, Luisa, Ronaldo, Fábio, Selma, Manoela, Alcione, Thais, Sashia, Alice, Rafael e Ricardo Marinho.

Durante a Reunião os presentes foram informados sobre todo o processo de solicitação, preparação e apresentação da proposta para a RESEX.

Foi explicado ainda como se pretendia realizar este trabalho que inicialmente será totalmente em caráter voluntário.

Serão realizadas Oficinas com todos os interessados em participar do trabalho para debate e entendimento de quais são as metas do projeto da APPA, o que já foi conseguido e o que ainda se pretende conseguir.

Os participantes destas Oficinas deverão posteriormente atuar como MULTIPLICADORES debatendo com as diversas comunidades.

Foi ressaltada a grande importância da participação dos professores nesta atividade.

O NEMA vai prepar o material para estes debates e disponibilizá-lo na Internt. Para quem não possui computador vão disponibilizadas cópias para consulta na Aquamar (Thais) e na Sede do Nema.

BOLETIM INFORMATIVO 08/2006

Enviado em Boletim de Editor | 8 de Julho de 2006 @ 14:29

Logotipo

PROJETO PEIXES MENINOS

No sábado 8 de julho de 2006 o grupo do Projeto Peixes Meninos foi conhecer um pouco mais sobre as espécies que habitam o mar de nossa costa.



Na foto acima Ronaldo, Fabio, Manoela, Ana, Vazigton, Camila e Raiher.

Foi falado sobre a importância de que não seja tirado nada da natureza. Exceto o lixo humano, nada mais deve ser retirado dos diferentes ambientes naturais.

No caso das coleções realizadas para finalidades educativas e de pesquisa deve ser dada sempre preferência para o uso de espécies já encontradas mortas.

Estas coleções devem ser realizadas exclusivamente com finalidades educativas e de uso público.



Na foto acima a professora Luisa explica aos jovens sobre os corais e como devem ser preparadas as coleções para museus.

Durante a caminhada foi encontrado uma Holothurioidea, classe de equinodermes que inclui os animais conhecidos como pepinos-do-mar ou holotúrias (Holothuria sp). Vazigton ficou de pesquisar sobre estes animais e fazer uma apresentação para o grupo.

Mais adiante encontramos várias Aplysias, um molusco também chamado lebre do mar. Algumas Aplysia brasiliana já estavam mortas e outras ainda foi possível devolvê-las ao mar. Ana Carolina ficou de pesquisar mais sobre elas para o grupo.



Na foto acima a professora Luisa explica aos jovens sobre as conchas e como devem ser preparadas as coleções para museus.

Foi possível observar nativos catando mariscos da Classe Bivalvia, as tariobas. Eles explicaram aos jovens como se localizava as tariobas enterradas na areia. Fabio e Raiher ficaram de obter mais informações sobre elas.

Camila vai iniciar uma pesquisas sobre as algas. As praias de Cumuruxatiba possue uma variedade incrível de algas. E Manoela vai preparar um relatório sobre a caminhada realizada pelo grupo.

BOLETIM INFORMATIVO 07/2006

Enviado em Boletim de Editor | 5 de Julho de 2006 @ 18:54

Logotipo


NOSSA SEDE
Recebemos autorização da Janele, representando a Prefeitura, para a pintura de nossa sede conforme projeto oferecido pelo Alexei.

Nosso dentista Ricardo será o responsável pela execução da pintura apoiado por outros voluntários. Na próxima semana ele estará em Teixeira de Freitas para conseguir as tintas e materiais necessários.

A ceramista Renata Homem aceitou nosso convite para orientar a decoração de nossa sede.

RESEX
No Sabádo, dia 8 de Julho de 2006, às 15:30hs, na Escola Algeziro Moura, estaremos realizando uma reunião ampla para apresentar nossa proposta de trabalho de apoio ao projeto da APPA para a RESEX. Neste encontro esperamos definir os voluntários que trabalharão conosco como Multiplicadores.

BOLETIM INFORMATIVO 06/2006

Enviado em Boletim de Editor | 2 de Julho de 2006 @ 20:11

Logotipo

NEMA CUMURU - FACHADA DA SEDE

Recebemos do Alexei (RJ) o projeto para pintura da fachada de nossa sede.

Estamos em conversação com a Jalene e com Ricardo para começarmos nossa pintura.

Sede do Nema

Fachada da SEDE - Projeto de Alexei da Axp (RJ)