BOLETIM INFORMATIVO 34/2007

Enviado em Boletim de Editor | 7 de Maio de 2007 @ 11:31
Logotipo


CONSELHO DELIBERATIVO DO NEMA
No sábado, dia 5 de Maio, às 15 horas, o Conselho Deliberativo do NEMA reuniu-se para deliberar sobre a seguinte pauta:


1. Avaliação dos pedidos de novos associados
Conforme o que estabelece o inciso X do artigo 80 do Estatuto do NEMA foram aprovados as solicitações das seguintes pessoas como novos “sócios efetivos” da entidade:
094-Antônio Ferreira da Silva Jr.
095-Leônidas Santana Neves.
096-Helena Severiano Ponce Maranhão.
097-Luiz Fernando Gedhard.
098-Jandersom da Fonseca Neves.
Boas-vindas aos novos associados.

2. Atividades do NEMA
Foram propostas e aprovadas as seguintes resoluções:

RESOLUÇÃO 001/2007
Tendo em vista que:
- existem atividades permanentes do NEMA que necessitam ser administradas;
- o Estatuto é omisso sobre esta questão;
- o inciso XV do art.180 do Estatuto atribui ao Conselho Deliberativo a decisão sobre as questões omissas no Estatuto;
- a ampliação da participação nas ações de direção do NEMA sempre foi um objetivo perseguido pelo Conselho Deliberativo

Resolve-se que caberá ao Conselho Deliberativo:
- definir as atividades permanentes (AP) do NEMA;
- indicar e destituir os responsáveis por cada AP;
- avaliar e aprovar as propostas de ação de cada AP;
- indicar quando da convocação da reuniões do Conselho, se esta será ampliada aos responsáveis pelas APs.

RESOLUÇÃO 002/2007
Com base na Resolução 001/2007 o Conselho Deliberativo resolve instituir as seguintes Atividades Permanentes (AP):
1. Administração da Sede do NEMA. Indicando como responsáveis Alcione Pereira dos Santos Simão e Beatriz de Araújo Brandi.
2. Administração do Nosso Espaço. Indicando como responsáveis Helena Severiano Ponce Maranhão e Angela Darc Pereira.>
3. Administração do Projetor e atividades afins. Indicando como responsáveis Ricardo Belucio Nogueira e Klinger Teodoro de Lima.
4. Administração dos Equipamentos de Informática e atividades afins. Indicando como responsáveis Luiz Fernando Gedhard e Jandersom da Fonseca Neves.
5. Gestão do blog do NEMA e blogs associados. Indicando como responsável Ronaldo Fernando Martins Pinheiro.
6. Contabilidade do NEMA (AP vinculada a Diretoria Administrativo-finaceira). Indicando como responsável Camila Almeida dos Santos.


Conselheiros debatem sobre os temas da pauta

Os participantes decidiram pela necessidade de um tempo maior para avaliar a questão das Praias e a reforma da pracinha, deixando para uma próxima reunião a definição de uma posição oficial do NEMA.

A realização de um Seminário sobre as Unidades de Conservação e a partcipação do NEMA na organização do Festival de Baleias ficou também para ser discutida em uma próxima oportunidade.

A Adriana ficou de apresentar uma proposta na próxima reunião, para ser avaliada pelo NEMA, sobre a utilização dos logotipos da Entidade em camisetas a serem produzidas por ela.


Em sua 8a edição o cinema na rua apresentou o filme Tainá. Antes do filme foi apresentado um curta metragem produzido pelo NEMA com exibição de atividades realizadas no ano anterior. Foram mostrados “A Montagem da Tartaruga”; “Conhecendo as praias” e “Conhecendo os rios” do Projeto Peixes Meninos e “Cenas do Curso de Fotografia” e “Fotos da Exposição” do Projeto Olhar de Cumru. O público como sempre prestigiou comparecendo e aplaudindo as apresentações.


Público atento as aventuras de Tainá.


O êxito do Projeto Cine na Rua deve-se a grande dedicação de seus idealizadores Ricardo e Klinger, a colaboração da Andreia, Paulinho, Gabriel, Onda e Pajé, mas principalmente ao apoio da Comunidade. A iniciativa do Hans e da Ester, da “Pousada É” realizando eventos e conseguindo fundos para a compra de um projetor, foi um forte incentivo para a continuidade e ampliação deste projeto. A utilização deste novo recurso, doado ao NEMA, permite maior flexibilidade e ampliação do Projeto Cine na Rua. E previsível também seu uso em palestras e em projetos educacionais, tanto pelas Escolas como pelas organizações comunitárias. Atento a estas possibilidades o Conselho Deliberativo do Nema criou, como uma de suas Atividades Permanentes (AP), a Administração do Projetor e atividades afins e indicou como responsáveis Ricardo e Klinger. Brevemente eles estarão apresentando uma programação mais ampla para utilização destes novos recursos.


Parte do público que compareceu.


Depois do grande êxito obtido pela mostra Kijême Zabelê que ocupou o Nosso Espaço durante o verão, este vem sendo ocupado por grupos da comunidade. Inicialmente foi o Forró Xatiba grupo musical de jovens de nossa comunidade que solicitou o uso do espaço para seus ensaios. Em seguida foi o grupo de capoeira comandado por Teta e Diferente que solicitaram o espaço para aulas de capoeira. A Capoeira, em Cumuruxatiba, faz um grande trabalho envolvendo pessoas da comunidade de diferentes faixas etárias.


O Nosso Espaço, cedido pelo Sr. Antônio da “Pousada Axé”, é de grande importância para abrigar as diferentes atividades de uma Comunidade tão rica culturalmente e tão pobre em espaços para suas práticas. O Conselho Deliberativo do Nema atento a esta questão, decidiu tornar a Administração do Nosso Espaço uma de suas Atividades Permanentes (AP), indicando como responsáveis Helena e Angela. Caberá a elas, em conjunto com os membros da Comunidade elaborar uma programação de funcionamento e manutenção para este espaço.


Um momento do ensaio do Forró Xatiba.


A sede do NEMA, cedida pela Jalene, falando em nome da Prefeitura do Prado, durante a nossa Assembléia Geral, foi um importante referencial para formação do NEMA. Os trabalhos de mutirão realizado com os jovens para a pintura da parte externa e para a construção da parte interna. A participação de toda a comunidade apoiando esta fase. A organização voluntária dos plantões pelos jovens do NEMA que tornaram a nossa Sede em um ponto saudável de encontro da juventude. Estas foram as ações importantes que permitiram nossa entidade, que completa este mês seu primeiro ano de existência, transformar-se em uma representante confiável de nossa comunidade. Citar aqui todos os que participaram direta e indiretamente neste processo seria um longo trabalho.


Com o objetivo de manter nossa sede como este símbolo vivo que se tornou e ainda dar uma formação melhor aos jovens para estarem preparados para receber os visitantes locais e externos, o Conselho Deliberativo do Nema, decidiu tornar a Administração da Sede uma de suas Atividades Permanentes (AP), indicando como responsáveis as professoras Alcione e Beatriz (Bia). Todos sabem da capacidade das duas e podemos esperar, agora neste segundo ano, um grande salto na qualidade de nosso atendimento aos visitantes.


Bia e Alcione em uma reunião do Conselho

O BLOG

Nosso primeiro blog foi publicado no dia da fundação do NEMA - 26 de Maio de 2006 às 23:00. Vamos completar nosso primeiro aniversário junto com o NEMA. Até o momento foram publicadas 33 edições (esta é a 34). Recebemos 165 comentários de 91 leitores diferentes.

Todos os comentários sempre foram no sentido de nos encorajar e dar apoio. Vamos destacar alguns:

Rosa Penzza disse,
em 4 de Maio de 2007 às 11:57
Olá, ficamos muito feliz de ver essa terra maravilhosa sendo tão bem estruturada. Conheço bem a região e neste momento venho comunicar a vocês que a Fundação Jupara estará a disposição de vocês.
Estou atuando como diretora de projetos, sou diretora executiva do Museu Casa Verde de Itabuna e caso vocês precisem de alguma informação a respeito de elaboração e encaminhamentos de projeto podem contar comigo, falo em meu nome e em nome do presidente da fundação.
ATC/Rosa Penzza
Fundação Jupara

Délia Ladeia disse,
em 24 de Outubro de 2006 às 12:12
Olá pessoal estou sempre navegando no NEMA cumuru e:
Gostaria de saber quando será o evento para homenagem a Zumbi dos palmares que a ACAIC está organizando!
Quanto a Universidade Aberta UAB estamos aguardando passar a fase das eleições. Certamente em novembro o MEC deverá fazer pronunciamento e entraremos em contato com vocês!
Beijos
Délia Ladeia
Técnica da Secretaria de Educação - Itamaraju

Maria das Graças disse,
on 2 de Dezembro de 2006 @ 14:52
Olá, pessoal,
Tenho acompanhando com interesse as atividades do Nema. Parabéns pelo trabalho!
Faço parte da BIBLOS-Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal de Rio de Contas, entidade com fins culturais, basicamente, e que, como vocês, luta para melhorar a qualidade de vida da comunidade.
O acesso ao Caixa, na Internet, demonstra que o Nema já pratica a tão desejada transparência no trato do que é de interesse da comunidade e dos colaboradores.
Um forte abraço,
Maria das Graças Sales, de Rio de Contas, Bahia.

Aretuza disse,

on 16 de Janeiro de 2007 @ 18:48
É muito legal ver o resultado do trabalho de vocês. E, com certeza, Dona Zabelê merece a homenagem por toda a sua história de vida. E eu, que pensava que CUMURU não poderia ficar melhor. Teixeira de freitas - BA

Dos 165 recebidos até o momento, estamos destacando estes por questão de espaço. Na verdade todos são tão carinhosos e animadores que transformam nosso prazer em fazer este blog, quase em uma obrigação com leitores tão queridos.

O Conselho Deliberativo do Nema atento a importância do blog no sistema de comunicação da entidade, decidiu tornar a Gestão do blog do NEMA e blogs associados uma de suas Atividades Permanentes (AP), indicando o Ronaldo como responsável por sua gestão. Deverá ser apresentada uma proposta definindo a Equipe dos Editores e os procedimentos adotados em sua realização.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Recebemos a doação de R$ 156,00, do Reginaldo da Pizzaria Mistura Boa, que corresponde ao valor das lajotas que havíamos recebido em empréstimo durante as reformas do Museu.
Assim nosso saldo agora é de R$ -709,01.

Em nossa sede, exposto no quadro de avisos, está a disposição de todos os sócios e visitantes, a relação dos recursos recebidos e dos gastos realizados.
Nosso livro caixa está disponível também na Internet.(clique aqui).

O Conselho Deliberativo do NEMA atento a importância da transparência em suas contas e ao aumento crescente das atividades de controle dos recursos, decidiu tornar a Contabilidade do NEMA uma de suas Atividades Permanentes (AP), indicando a Camila como responsável por esta atividade. Esta atividade estará diretamente vinculada a Diretoria Administrativo-Financeira.

Após o registro do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente - NEMA CUMURU, no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, estamos providenciando a retirada do CNPJ da entidade. Já foram preenchidos o FCPJ e o QSA e transmitidos para a Receita Federal pela Internet. Recebemos o original do DBE, da Receita, que está agora com nossa Presidente, para apresentação no Escritório de Itamaraju, da Receita Federal. Brevemente estaremos com nosso CNPJ. Um passo importante para nossa Entidade poder pleitear a participação em novos projetos que venham beneficiar a Comunidade.