BOLETIM INFORMATIVO 42/2008

Enviado em Boletim de Editor | 24 de Abril de 2008 @ 17:55

Logotipo


NOSSOS RIACHOS


Um dos bens mais preciosos de nossa Cumuruxatiba são seus riachos. A maioria ainda chega às praias com águas despoluídas. Preocupado em criar condições para que este bem não seja destruído com o tempo, o “NEMA CUMURU” está implantando o “Projeto Nossos Riachos” em Cumuruxatiba. Inicialmente vamos priorizar a recuperação da Mata Ciliar do Rio da Barrinha.

O Rio da Barrinha, situado na região central da vila de Cumuruxatiba, é um dos rios que necessita de um trabalho de recuperação. Toda a mata ciliar que deveria proteger seu curso do assoreamento e da erosão está praticamente destruída. O fato de sua foz estar na parte central da cidade facilita o envolvimento da comunidade no projeto.


Rio da Barrinha visto em planta

NEMA REUNE COMUNIDADE


No dia 3 de abril de 2008, no Espassú, o NEMA reuniu a comunidade de Cumuruxatiba para apresentação do Projeto de recuperação da Mata Ciliar do Rio da Barrinha.

Foi apresentada a seguinte pauta:
- Apresentação do Projeto de Recuperação do Rio da Barrinha;
- Abertura para cada representante dar sua opinião e expor seu interesse em participar do projeto;
- Planejar um mutirão de limpeza do rio com atividades de conscientização com a participação de todas as entidades presentes.


Juliana Pratavieira apresenta o Projeto

Participaram moradores de Cumuruxatiba e representantes das seguintes entidades: Escola Algeziro Moura, Escola Municipal Tiradentes, Escola Municipal Antônio Climério dos Santos, Aldeia Tibá,Associação Cultural Afro-Indígena de Cumuruxatiba (ACAIC), Capoeira Sul da Bahia, Patrulha de Cumuru, Programa de Saúde da Família (PSF-5), A.C.ISF, Projeto de Gente, Igreja Católica, Assembléia de Deus, Reino das Testemunhas de Jeová e Espasú.


Participantes debatem o projeto.

ATIVIDADES INICIAIS


1. Com base em fotografias de satélite o NEMA está preparando um grande mapa do Rio da Barrinha onde irá identificar cada morador ou proprietário nas margens do rio e as condições atuais da bacia.
2. Serão identificados os trechos ainda preservados da mata ciliar para reconhecimento das espécies naturais e cata de sementes para preparação de mudas visando futuro repovoamento.
3. Entrevista com cada morador vizinho ao rio para explicar a necessidade do projeto e obter apoio para sua realização e manutenção.
Estas atividades irão envolver o maior número possível de pessoas da comunidade.

======================================================================

COMBATE A DENGUE


O Programa de Saúde da Família (PSF-5), com a participação do NEMA, da Patrulha Ecológica e outras entidades realizou uma campanha de esclarecimento sobre os perigos do mosquito transmissor da dengue.


Alguns dos participantes recebem o certificado de participação.

======================================================================

SERMOVIMENTO


Tudo Começou durante a VI Semana Zumbi que foi realizada em novembro de 2006 em Cumuruxatiba. Esse foi o primeiro evento organizado pela ACAIC (Associação Cultural Afro Indígena de Cumuruxatiba). Muitas oficinas estavam sendo realizadas, entre elas uma novidade e a mais cobiçada: a dança afro, ministrada pelo grupo Umbandaum do Movimento Cultural Arte Manha de Caravelas. Essa despertou nos participantes um interesse inexplicável. E a partir deste momento, surgiu uma afinidade, uma admiração, uma paixão que continua desde então.

Em novembro de 2007, durante a Semana da Consciência Negra, houve outra oficina de dança afro, mas esta teve um diferencial em relação a primeira. Surgiu um grupo, uma organização maior, com mais identidade e com a cara de Cumuru… O SERMOVIMENTO. E por que esse nome? Uma junção entre os seres, as pessoas em movimento, com a incorporação e a interpretação do mesmo.


Fotos da apresentação realizada na semana da Consciência Negra.

Agora o grupo se prepara para apresentar ao público o espetáculo: “Brasil: do caboclo ao orixá”. Uma peça que tem como objetivo contar um pouco da miscigenação da raça africana com a raça indígena até os dias atuais, de um jeito bem descontraído.

======================================================================

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Nosso saldo atual é de R$ 2.405,59.
Em nossa sede, exposto no quadro de avisos, está a disposição de todos os sócios e visitantes, a relação dos recursos recebidos e dos gastos realizados.

Nosso livro caixa está disponível também na Internet.(clique aqui).
Está disponível também em nossa Sede, para consulta de nossos associados, o Estatuto, as Resoluções do Conselho, o livro de atas das reuniões do Conselho Deliberativo e os textos dos projetos aprovados pelo NEMA. Pedimos a nossos visitantes que assinem o livro de presença e deixem seu e-mail para manter-mos contato.

Deixe uma resposta.