Comentários para NEMA CUMURU http://blog.nossacasa.net Núcleo de Estudos do Meio Ambiente de Cumuruxatiba Sat, 23 Jul 2011 11:49:44 +0000 http://wordpress.org/?v=2.0.10 Comentário em BOLETIM INFORMATIVO 45/2009 por Ronaldo Oliveira http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15366 Thu, 02 Apr 2009 18:05:52 +0000 http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15366 Prezad@s, Gostaria de informar que agentes de fiscalização da RESEX Corumbau e da GEREX IBAMA de Eunápolis, após confirmar a degradação e a ausência das devidas autorizações, efetuou o embargo das áreas e a devida autuação contra a empresa proprietária da Ponta do Moreira. Saliento a importância do apoio (particularmente na confecção de relatório técnico) e da pressão social para que os órgãos executem seu dever constitucional. Informo, ainda, que esse ato é somente o início a ação do Estado para reestabelecimento daquela área natural. O papel da sociedade civil permanece para que as ações de recuperação das áreas degradadas sejam urgentes. Em breve serão divulgadas outras ações promovidas durante esta operação coordenada pelo ICMBio (RESEX Corumbau e PARNAM dos Abrolhos), que contou com a participação do IBAMA (gerência de Eunápolis e escritório de Ilhéus) e da Polícia Civil (Delegacia de Proteção Ambiental - DPA de Ilhéus), com atividades marinhas e costeiras. Meio Ambiente sadio, responsabilidade de tod@s. Axé Ronaldo Oliveira ICMBio RESEX Corumbau Prezad@s,

Gostaria de informar que agentes de fiscalização da RESEX Corumbau e da GEREX IBAMA de Eunápolis, após confirmar a degradação e a ausência das devidas autorizações, efetuou o embargo das áreas e a devida autuação contra a empresa proprietária da Ponta do Moreira.

Saliento a importância do apoio (particularmente na confecção de relatório técnico) e da pressão social para que os órgãos executem seu dever constitucional. Informo, ainda, que esse ato é somente o início a ação do Estado para reestabelecimento daquela área natural. O papel da sociedade civil permanece para que as ações de recuperação das áreas degradadas sejam urgentes.

Em breve serão divulgadas outras ações promovidas durante esta operação coordenada pelo ICMBio (RESEX Corumbau e PARNAM dos Abrolhos), que contou com a participação do IBAMA (gerência de Eunápolis e escritório de Ilhéus) e da Polícia Civil (Delegacia de Proteção Ambiental - DPA de Ilhéus), com atividades marinhas e costeiras.

Meio Ambiente sadio, responsabilidade de tod@s.

Axé
Ronaldo Oliveira
ICMBio RESEX Corumbau

]]>
Comentário em BOLETIM INFORMATIVO 45/2009 por Camila http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15319 Fri, 27 Feb 2009 17:37:44 +0000 http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15319 Estou muito triste , com a destruição da nossa mata. Em vez de trazerem empregos para nossa comunidade, eles vão acabar de destruir um atrativo precioso que temos . Pois Cumuru é conhecido como paraíso, pelas suas praias ,pela natureza e pela tranquilidade. Deixo aqui meu recado e minha disposição para ajudar. Camila Cumuruxatiba, Prado - BA Estou muito triste , com a destruição da nossa mata.

Em vez de trazerem empregos para nossa comunidade, eles vão acabar de destruir um atrativo precioso que temos .

Pois Cumuru é conhecido como paraíso, pelas suas praias ,pela natureza e pela tranquilidade.

Deixo aqui meu recado e minha disposição para ajudar.

Camila
Cumuruxatiba, Prado - BA

]]>
Comentário em BOLETIM INFORMATIVO 45/2009 por Danieli http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15316 Thu, 26 Feb 2009 14:13:06 +0000 http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15316 S.O.S CUMURU! É com muita tristeza que escrevo... afinal ver a destruição de um lugar lindo e preservado não é para se alegrar , nem tampouco apoiar. O que buscamos é a promoção do desenvolvimento sustentável, com a melhoria da qualidade de vida, respeitando os ecossistemas e dizendo NÃO a sua devastação. Somente através da união é que podemos minimizar esses impactos... e lutar contra os abusos, pois sabemos que o "desenvolvimento"(sem sustentação) sempre existirá. Cumuru precisa de nós... Dani Cumuruxatiba-Prado-BA S.O.S CUMURU!

É com muita tristeza que escrevo… afinal ver a destruição de um lugar lindo e preservado não é para se alegrar , nem tampouco apoiar.

O que buscamos é a promoção do desenvolvimento sustentável, com a melhoria da qualidade de vida, respeitando os ecossistemas e dizendo NÃO a sua devastação.

Somente através da união é que podemos minimizar esses impactos… e lutar contra os abusos, pois sabemos que o “desenvolvimento”(sem sustentação) sempre existirá.

Cumuru precisa de nós…

Dani
Cumuruxatiba-Prado-BA

]]>
Comentário em BOLETIM INFORMATIVO 45/2009 por Manoela Almeida http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15304 Thu, 19 Feb 2009 22:55:13 +0000 http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15304 O título diz tudo: O QUE ESTÃO FAZENDO COM A RESTINGA DA PONTA DO MOREIRA, MESMO QUE SEJA LEGAL, É PROFUNDAMENTE IMORAL A ação devastadora que vem sendo realizada em umas das prais mais belas, para não dizer a mais, de Cumuruxatiba é assustadorora. Alguém compra a orla da praia, ninguém sabe de quem ele comprou, ou se realmente havia um dono e devasta a vegetação e a fauna de uns dos patrimônios de Cumuruxatiba, que é uma Vila de Pescadores, que vive da pesca e do turismo principalmente, sendo assim o dano não é apenas ecológico é social. O que deve ser protestado e exigido explicações e raparos. Manoela Cumuruxatiba, Prado - BA O título diz tudo:

O QUE ESTÃO FAZENDO COM A RESTINGA DA PONTA DO MOREIRA,

MESMO QUE SEJA LEGAL, É PROFUNDAMENTE IMORAL

A ação devastadora que vem sendo realizada em umas das prais mais belas, para não dizer a mais, de Cumuruxatiba é assustadorora.

Alguém compra a orla da praia, ninguém sabe de quem ele comprou, ou se realmente havia um dono e devasta a vegetação e a fauna de uns dos patrimônios de Cumuruxatiba, que é uma Vila de Pescadores, que vive da pesca e do turismo principalmente, sendo assim o dano não é apenas ecológico é social.

O que deve ser protestado e exigido explicações e raparos.

Manoela
Cumuruxatiba, Prado - BA

]]>
Comentário em BOLETIM INFORMATIVO 45/2009 por Amiga de Cumuru http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15300 Thu, 19 Feb 2009 01:22:51 +0000 http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15300 Amigos de Cumuru, O italiano Andrea Borghesi, proprietário da área devastada, com certeza não está se importando com os comentários aqui deixados, na certeza da impunidade. Deve estar ainda mais seguro que está em terras sem lei, ao ver que os órgãos responsáveis não estão dando a resposta imediata ao crime ambiental cometido, naquela morosidade e burocracia já conhecida por todos nós. Com certeza, se um brasileiro praticasse tamanho absurdo na Itália seria deportado! Há provas e evidências suficientes, a área é conhecida, o acesso para os fiscais não é difícil, vamos ver a vontade política, a agilidade para punir e penalidades que realmente surtam efeito, apesar de não substituírem o patrimônio natural destruído em nome de um pasto!!! Sem isso a destruição vai continuar! Amiga de Cumuru rdiciommo@linkway.com.br Amigos de Cumuru,

O italiano Andrea Borghesi, proprietário da área devastada, com certeza não está se importando com os comentários aqui deixados, na certeza da impunidade.

Deve estar ainda mais seguro que está em terras sem lei, ao ver que os órgãos responsáveis não estão dando a resposta imediata ao crime ambiental cometido, naquela morosidade e burocracia já conhecida por todos nós.

Com certeza, se um brasileiro praticasse tamanho absurdo na Itália seria deportado!

Há provas e evidências suficientes, a área é conhecida, o acesso para os fiscais não é difícil, vamos ver a vontade política, a agilidade para punir e penalidades que realmente surtam efeito, apesar de não substituírem o patrimônio natural destruído em nome de um pasto!!!

Sem isso a destruição vai continuar!

Amiga de Cumuru
rdiciommo@linkway.com.br

]]>
Comentário em BOLETIM INFORMATIVO 45/2009 por Bruno http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15299 Wed, 18 Feb 2009 22:16:56 +0000 http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15299 Prezados amigos, quero parabenizar o Núcleo de Estudos do Meio Ambiente de Cumuruxatiba - NEMA CUMURU pela competente atuação no caso da devastação da Ponta do Moreira. A celeridade na descoberta, apuração e divulgação das modificações antrópicas que podem desfigurar irreversivelmente a beleza exuberante desta paisagem, que é referência turística da região e patrimônio de todos, será decisiva para a punição dos responsáveis e, principalmente, para a efetiva recuperação ambiental da área. O estabelecimento de grandes empreendimentos turísticos e imobiliários pode ser uma excelente alternativa para movimentar a economia, gerar empregos e aumentar a renda das comunidades da região, contudo, o verdadeiro progresso depende de atividades sustentáveis social e ambientalmente. A natureza preservada é a grande força de atração do turismo e o diferencial competitivo favorável ao desenvolvimento positivo e perene de toda a Costa das Baleias. Denúncias como a da destruição da restinga da Ponta do Moreira demonstram a austeridade e a coragem da equipe do NEMA diante do compromisso de defender o meio ambiente e promover a consciência ambiental. O NEMA CUMURU vem enfrentando desafios como este desde 2006 e são diversos os exemplos de seu ativismo e eficiência. Aproveito para encaminhar a todos a questão da necessidade de suporte financeiro para a realização das pesquisas, estudos, coletas de dados e outros trabalhos científicos que fundamentam as ações do NEMA e para a organização de palestras e workshops que estimulam o debate sobre questões ambientais e mobilizam as comunidades em benefício da sustentabilidade da nossa costa. Neste momento, o NEMA CUMURU enfrenta sérias restrições financeiras e depende do nosso apoio para continuar defendendo a natureza. Se você se preocupa com o meio ambiente e quer ajudar, associe-se ao NEMA, que é uma ONG representativa, atuante e realmente compromissada em criar valor real para o futuro do planeta e da humanidade. Amigos empresários, a adoção de uma política de desenvolvimento sustentável significa adicionar valor à imagem institucional da sua empresa - o mercado passou a valorizar produtos de companhias associadas a projetos sociais e ambientais. Senhores Doutores do Ministério Público e da Procuradoria do Estado da Bahia, senhores secretários do Estado da Bahia, pessoal do MMA e do IBAMA e colegas da comunicação, a causa é muito justa. Eu acredito na recuperação da Ponta do Moreira e conto com o apoio de todos nesta luta. Você pode contribuir de várias maneiras, entre em contato com o NEMA. Agradeço e me coloco à disposição, Bruno Bastos Rissi. Belo Horizonte, MG Prezados amigos, quero parabenizar o Núcleo de Estudos do Meio Ambiente de Cumuruxatiba - NEMA CUMURU pela competente atuação no caso da devastação da Ponta do Moreira. A celeridade na descoberta, apuração e divulgação das modificações antrópicas que podem desfigurar irreversivelmente a beleza exuberante desta paisagem, que é referência turística da região e patrimônio de todos, será decisiva para a punição dos responsáveis e, principalmente, para a efetiva recuperação ambiental da área.

O estabelecimento de grandes empreendimentos turísticos e imobiliários pode ser uma excelente alternativa para movimentar a economia, gerar empregos e aumentar a renda das comunidades da região, contudo, o verdadeiro progresso depende de atividades sustentáveis social e ambientalmente. A natureza preservada é a grande força de atração do turismo e o diferencial competitivo favorável ao desenvolvimento positivo e perene de toda a Costa das Baleias.

Denúncias como a da destruição da restinga da Ponta do Moreira demonstram a austeridade e a coragem da equipe do NEMA diante do compromisso de defender o meio ambiente e promover a consciência ambiental. O NEMA CUMURU vem enfrentando desafios como este desde 2006 e são diversos os exemplos de seu ativismo e eficiência.

Aproveito para encaminhar a todos a questão da necessidade de suporte financeiro para a realização das pesquisas, estudos, coletas de dados e outros trabalhos científicos que fundamentam as ações do NEMA e para a organização de palestras e workshops que estimulam o debate sobre questões ambientais e mobilizam as comunidades em benefício da sustentabilidade da nossa costa. Neste momento, o NEMA CUMURU enfrenta sérias restrições financeiras e depende do nosso apoio para continuar defendendo a natureza.

Se você se preocupa com o meio ambiente e quer ajudar, associe-se ao NEMA, que é uma ONG representativa, atuante e realmente compromissada em criar valor real para o futuro do planeta e da humanidade. Amigos empresários, a adoção de uma política de desenvolvimento sustentável significa adicionar valor à imagem institucional da sua empresa - o mercado passou a valorizar produtos de companhias associadas a projetos sociais e ambientais. Senhores Doutores do Ministério Público e da Procuradoria do Estado da Bahia, senhores secretários do Estado da Bahia, pessoal do MMA e do IBAMA e colegas da comunicação, a causa é muito justa.
Eu acredito na recuperação da Ponta do Moreira e conto com o apoio de todos nesta luta. Você pode contribuir de várias maneiras, entre em contato com o NEMA.

Agradeço e me coloco à disposição,
Bruno Bastos Rissi.
Belo Horizonte, MG

]]>
Comentário em BOLETIM INFORMATIVO 45/2009 por Leônidas http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15288 Sat, 14 Feb 2009 11:50:40 +0000 http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15288 Oi sou morador da localidade a 17 anos. Começo a perceber que nessa pequena localidade distante dos ruídos das fábricas, fumaças de poluição, há um recanto dos pássaros sofrendo por causa dos primeiros fios elétricos, que trazem a modernidade para uma região distante dos modos de vida da sociedade capitalista. Não podemos deixar que mais este crime ambiental passe despercebido. Temos que nos unir e usar todos os recursos legais possíveis, para não deixar que esse mais este crime fique impune. Abraços a todos. Leônidas Cumuruxatiba, Prado - BA Oi sou morador da localidade a 17 anos.
Começo a perceber que nessa pequena localidade distante dos ruídos das fábricas, fumaças de poluição, há um recanto dos pássaros sofrendo por causa dos primeiros fios elétricos, que trazem a modernidade para uma região distante dos modos de vida da sociedade capitalista.

Não podemos deixar que mais este crime ambiental passe despercebido.

Temos que nos unir e usar todos os recursos legais possíveis, para não deixar que esse mais este crime fique impune.

Abraços a todos.

Leônidas
Cumuruxatiba, Prado - BA

]]>
Comentário em BOLETIM INFORMATIVO 45/2009 por Editores do blog http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15272 Tue, 10 Feb 2009 19:05:28 +0000 http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15272 Olá Helena. Obrigado pela sugestão. Veja se ficou melhora agora. Olá Helena.

Obrigado pela sugestão. Veja se ficou melhora agora.

]]>
Comentário em BOLETIM INFORMATIVO 45/2009 por Juliana http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15270 Tue, 10 Feb 2009 15:10:02 +0000 http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15270 Como parte integrante do Nema Cumuru, estou aqui para deixar meu desabafo. Sou moradora de Cumuruxatiba a quase 3 anos e a Ponta do Moreira é considerada como um dos lugares "cartão-postal" desta vila. Fico indignada em ver o que estão fazendo com este lugar tão especial e único. Temos que nos unir nesta luta e mostrar que se existem leis e regras elas não são feitas por acaso e DEVEM ser respeitadas! Não importa quem seja o responsável, deve ser punido pelo que fez e compensar, de alguma maneira, o estrago feito. Sinto muito pelas pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer este lugar, pois era de extrema beleza. Só para finalizar meu comentário deixo uma citação de um índio Sioux, do Século XIX, que disse: "Só no dia que acabar a última gota de água limpa, que cair a última árvore e que morrer o último peixe, o homem branco descobrirá que dinheiro não se come, não se bebe, não se respira!". Vamos unir forças e continuar lutando antes que seja tarde demais! Como parte integrante do Nema Cumuru, estou aqui para deixar meu desabafo. Sou moradora de Cumuruxatiba a quase 3 anos e a Ponta do Moreira é considerada como um dos lugares “cartão-postal” desta vila. Fico indignada em ver o que estão fazendo com este lugar tão especial e único. Temos que nos unir nesta luta e mostrar que se existem leis e regras elas não são feitas por acaso e DEVEM ser respeitadas! Não importa quem seja o responsável, deve ser punido pelo que fez e compensar, de alguma maneira, o estrago feito. Sinto muito pelas pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer este lugar, pois era de extrema beleza.
Só para finalizar meu comentário deixo uma citação de um índio Sioux, do Século XIX, que disse: “Só no dia que acabar a última gota de água limpa, que cair a última árvore e que morrer o último peixe, o homem branco descobrirá que dinheiro não se come, não se bebe, não se respira!”. Vamos unir forças e continuar lutando antes que seja tarde demais!

]]>
Comentário em BOLETIM INFORMATIVO 45/2009 por Helena http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15268 Mon, 09 Feb 2009 18:05:54 +0000 http://blog.nossacasa.net/2009/01/04/boletim-informativo-452009/#comment-15268 Aos editores do blog, Sugiro que se destaque mais a chamada: "Para baixar um poster sobre a destruição da restinga da Praia do Moreira CLIQUE AQUI". Como está entre o texto que denuncia a calamidade que foi feita pelos proprietários das terras próximas a esta praia, poderá não ser notado pelo leitor do blog... Aproveito para solicitar aos moradores de Cumuru que disponham de impressora a reprodução de, pelo menos, duas cópias para fixação em pontos variados da comunidade. Isto já seria uma boa colaboração para divulgar junto à população e aos visitantes tal destruição ambiental. Abraços, Helena. Cumuru - Prado/BA Aos editores do blog,

Sugiro que se destaque mais a chamada:
“Para baixar um poster sobre a destruição da restinga da Praia do Moreira CLIQUE AQUI”.
Como está entre o texto que denuncia a calamidade que foi feita pelos proprietários das terras próximas a esta praia, poderá não ser notado pelo leitor do blog…
Aproveito para solicitar aos moradores de Cumuru que disponham de impressora a reprodução de, pelo menos, duas cópias para fixação em pontos variados da comunidade. Isto já seria uma boa colaboração para divulgar junto à população e aos visitantes tal destruição ambiental.
Abraços, Helena.
Cumuru - Prado/BA

]]>