BOLETIM INFORMATIVO 45/2009

Enviado em Boletim de Editor | 4 de Janeiro de 2009 @ 11:27
Logotipo

Horário de Funcionamento da Sede do NEMA CUMURU
Segunda a Sexta Feira 9:00 às12:00 e 14:00 às 17:30
Sábado 9:00 às 12:00

O QUE ESTÃO FAZENDO COM A RESTINGA DA PONTA DO MOREIRA,

MESMO QUE SEJA LEGAL, É PROFUNDAMENTE IMORAL

Baixe e imprima um poster sobre a destruição da restinga da Praia do Moreira CLIQUE AQUI.

Agora no passar do ano de 2008 para 2009 tivemos a tristeza de ver a irresponsabilidade e o desamor manifestado de forma alarmante.

Uma imagem vale por mil palavras. Vejam as fotos recentes da Ponta do Moreira retratadas no album do fotógrafo Paulo Mattos!

Até o momento recebemos 41 mensagens de vários estados com manifestações de repúdio a destruição da Ponta do Moreia. Para ler estas mensagens cliquem no final do blog onde diz 41 MENSAGENS. A última mensagens um profissional do ICMBio relata as providências tomadas até o momento e o que ainda se pretende fazer

Desde sua criação o NEMA CUMURU tem pautado sua linha de atuação na busca de soluções que contribuam para a manutenção do maior patrimônio de Cumuruxatiba - Suas belezas naturais.

Estamos convencidos de que nehuma ação na região pode ser qualificada como progressista se não tiver em sua linha principal de ação a conservação do meio ambiente de Cumuruxatiba.

Sempre fugimos ao simples denuncismo procurando buscar soluções junto com a comunidade na medida de nossas condições.

No entanto não pudemos nos furtar a denunciar, em outubro de 2007, a ação de proprietários de terras na Praia do Moreira quando em uma visita normal nossa aquela Praia deparamos com porteiras com cadeados. Veja o blog Cumuruxatiba Praia Para Todos.

Em poucos dias destroçaram uma das maiores belezas daquela área - a vegetação de sua restinga.

Ao entrar no caminho que leva a Praia já podemos notar a transformação. A vegetação de restinga ocupava ambos os lados da rua.


Foto anterior do caminho na entrada para o Moreira

Agora apenas um dos lados ainda conservava a vegetação original.


Foto atual do caminho na entrada para o Moreira

Outro fato que se destaca é o absurdo uso de 8 fios de arame farpados nas cercas criando grandes dificuldades para a circulação de animais silvestres nestas áreas.


Cercas agressivas usadas na proteção das áreas no Moreira

O mais terrível no entanto foi a destruição impiedosa da vegetação de restinga próxima à falésia que leva a Praia. Em lugar das belas flores que tivemos oportunidade de mostrar no blog Cumuruxatiba Praia Para Todos, apenas destruição. Esta sequência de fotos mostram claramente o acontecido.


Foto anterior - Floresta de Mussununga
com árvores mais baixas e esparsas que acompanha cordões de solos arenosos. Nesta fisionomia é abundante a ocorrência de bromélias (23 espécies) no solo, nos troncos e nas copas, orquídeas (57 espécies) e aráceas (21 espécies).
Fonte: Vale 2008.Reserva Natural Vale.


Foto atual - Floresta de Mussununga totalmente destruída.


Foto anterior - Vegetação de restinga própria de terrenos salinos, formada por ervas, arbustos e árvores. Predomina no litoral da Bahia ao Rio de Janeiro e no do Rio Grande do Sul. Os destaques são a aroeira-de-praia e o cajueiro. Recebe os efeitos da mesma ação destrutiva a que está exposto o mangue.


Foto atual - Vegetação de restinga destruída.


Foto anterior - Poças de restinga que abrigam espécies altamente ameaçadas dos gêneros Simpsonichthys e Leptolebias


Simpsonichthys myersi espécie ameaçada de extinção que habita poças de restingas do sul da Bahia e norte do Espírito Santo.


Foto atual - Drenagem absurda da restinga com destruição de habitats de espécies ameaçadas de extinção.


Foto anterior - Vegetação da restinga


Foto atual - Vegetação de restinga destruída.


Foto anterior - Estas bromélias alem de sua beleza oferece abrigo para espécies de anfíbios que se alimentam de insetos mantendo um equilíbrio natural.


Foto atual - Ações desiquilibradas que comprometem a sobrevivência de todos.


Foto anterior - Delicadeza das flores da restinga.


Foto atual - Brutalidade de quem acredita-se acima da natureza.


Foto anterior - Mensagem de paz na beleza desta outra flor da restinga.


Foto atual - Mensagem belicosa de quem quer se impor como cercas e mourões.

Esta última foto mostra o completo desrespeito pela comunidade. Em pleno inicio da temporada foram colocados mourões no meio da rua, impedindo o acesso à Praia.


Foto do fotógrafo Paulo Mattos tirada em 10-12-2008.

Na foto acima tirada em 10 de dezembro de 2008 e publicada no album do fotógrafo Paulo Mattos já se percebe toda a área que teve sua vegetação removida, vendo-se também os drenos na restinga. Posteriormente foi removida também a pouca vegetação que ainda precebe-se do lado direito da Rua de acesso a Praia. A foto não mostra a área de acesso à Praia (um pouco mais à direita) onde a vegetação da restinga foi removida até próximo a escarpa da falésia.

O NEMA CUMURU enviou em 30 de dezembro de 2008, o seguinte e-mail para o Eurípedes (Parque Nacional do Descobrimento) e Ronaldo Baguinha (Resex):

de NEMA CUMURU
para Eurípedes Pontes Junior e Baguinha
data 30 de dezembro de 2008 17:46
assunto; Praia do Moreira

Olá Eurípedes e Baguinha.

Estamos todos chocados em Cumuruxatiba com a destruição da vegetação da restinga perpetrada nesta última semana na falésia que dá acesso a Praia do Moreira.
Estamos sendo muito cobrados pela população e precisamos saber se estas ações estão respaldadas legalmente.
Não temos dúvidas quanto a tratar-se de uma ação completamente imoral, mas precisamos saber se é legal?
Agradecemos por uma resposta de vocês.




No mesmo dia recebemos a seguinte resposta de Ronaldo Baguinha.

de RONALDO FREITAS OLIVEIRA OLIVEIRA
para nemacumuru@gmail.com, pontesjunior@yahoo.com.br
data 30 de dezembro de 2008 21:19
assunto RE: Praia do Moreira

Prezad@s Parceir@s do Nema,

Teremos que verificar junto aos proprietários se eles têem alguma licença fornecida pelos demais órgãos ambientais, mas adianto que não houve qualquer solicitação junto à RESEX para ações na área do Moreira.

Informo que cabem denúnciar ao Ministério Público, ao IBAMA (0800618080 ou http://www.ibama.gov.br/ouvidoria-linhaverde/index.php/servicos/como_denunciar/) e aos órgãos estadual (IMA = 0800711400) e municipal de meio ambiente. Devemos fazer nosso papel de cobrar ações de todo SISNAMA.

Ainda esta semana darei uma passada por aí para ver isso e outras questões.

Grande abraço

Axé
BAguinha




Observamos que violência similar ocorreu recentemente próximo a entrada do condomínio Outeiro da Brisas tendo sido denunciado a APA de Caraíva. Após notificação do CRA o proprietário obrigou-se a corrigir o erro cometido. Ver notícia.




Os membros da Comunidade devem acionar os orgãos mencionados pelo Ronaldo Baguinha para obtermos a informação de se estas ações são legais. Caso não sejam, pensamos que o Ministério Público poderia aplicar fortes multas ambientais que seriam aplicadas na difícil reconstrução da restinga e em outros projetos locais de recuperação ambiental.

DADOS ADICIONAIS:

Trata-se de área rural no distrito de Cumuruxatiba, Prado, BA. Está localizada na margem esquerda do caminho que saindo da estrada entre Cumuruxatiba e Barra do Cahy, conduz até a Praia do Moreira e Praia de Imbassuaba. (Aproximadamente entre as cordenadas 17,065 e 17,045 Sul e 39,190 e 39,165 Oeste).


Mapa mostrando a localização da área atingida.

A área está localizada a apenas 3,3Km dos limites do Parque Nacional do Descobrimento e nos limites da Reserva Extrativista Marinha do Corumbau. Conforme o artigo 2º da Resolução Conama no 13 de 6 de dezembro de 1990, nas áreas circundantes das Unidades de Conservação, num raio de dez quilômetros, qualquer atividade que possa afetar a biota, deverão ser obrigatoriamente licenciadas pelo órgão ambiental competente. Não temos conhecimento de nenhum licenciamento ambiental fornecido para atividades nesta região.


Mapa mostrando a distâncias com os limites da Unidades de Conservação.

A resolução do CONAMA 303 de 20 de Março de 2002, publicada no DO de 13/05/2002, da estabelece como APP as restingas em uma faixa mínima de trezentos metros, medidos a partir da linha de preamar máxima. A área de restinga que teve toda a sua vegetação natural destruída encontra-se dentro desta faixa. (ver fotos acima)

A redação dada pela Lei nº 7.803 de 18.7.1989, a alínea g do artigo 2o. da Lei 4.771 de 15 de Setembro de 1965 estabelece como APP “as bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 (cem) metros em projeções horizontais”. A área de restinga que teve toda a sua vegetação natural destruída encontra-se dentro desta faixa.(Ver fotos acima)

BOLETIM INFORMATIVO 44/2008

Enviado em Boletim de Editor | 2 de Outubro de 2008 @ 18:57
Logotipo


NOSSOS RIACHOS


Projeto de Recuperação do Rio da Barrinha.

O NEMA vem se preparando para a execução deste projeto (veja na parte final as atividades já realizadas) tendo definido as seguintes necessidades:

1. Melhoria de sua infra-estrutura
Com este objetivo foi tomada a decisão de compra de um computador e a conexão deste a InterneT por meio de provedores locais. O computador já foi comprado. É um Pentium Dual Core E2180 2.00 GHZ; memória DDR2 de 2GB; disco rígido de 250GB e Sistema Operacional Linux

A tarefa agora é conseguir um provedor de Internet. Estamos fazendo contato com nossa sócia fundadora Jalene para ver se consegue uma doação da Maximidianet. Uma outra opção seria um oferecimento de pessoas que pudessem bancar a mensalidade de R$ 80,00 mensais. É fundamental, para que o NEMA busque os financiamentos de projetos, possuir uma infra-estrutura mínima, que o conecte a Internet.

Como último item para a melhoria de nossa comunicação estamos colocando no ar o “Forum NemaCumuru“. Ele vai permitir que as comunicações de todas as atividades sejam disponibilizadas de forma rápida para conhecimento de todos. Vai permitir também que qualquer interessado deixe suas críticas, sugestões e colaborações. O Fórum ainda está em elaboração e logo, logo estaremos enviando convites para participação em mais este meio de comunicação do NEMA.


Foto de satélite da bacia do Rio da Barrinha

2. Projeto Piloto

O NEMA elaborou um projeto piloto para a proteção da nascente principal do Rio da Barrinha.

Este projeto prevê o plantio de 2.000 mudas em um raio de 50m ao redor da nascente. Suas principais atividades serão:

2.1. Autorização do proprietário - Deverá ser assinado com o proprietário do local, onde está a nascente, um documento em que ele autorize a realização do projeto e se comprometa em cooperar para a manutenção da área replantada.

2.2. Isolamento da área de plantio - Após o termo de autorização será necessário cercar a área onde será realizado o plantio das mudas. Para o cercamento de bovinos será necessário providenciar:
a. 1.650 metros de arame galvanizado com diâmetro mínimo de 1,6 mm e alta resistência à ruptura (350 Kgf) - para cerca com 3 arames;
b. Mourões (postes, esteios ou esticadores) de eucalipto tratado, roliços, com diâmetro entre 15 e 20 cm e com 2,30 ou 2,50cm de altura. O topo deve ser chanfrado para evitar infiltração de água;
c.Componentes diversos para montagem da cerca.

2.3. Local para recebimento das mudas - O local para recebimento das mudas deverá ser preparado antes da chegada das mesmas e do adubo. Deverá ficar próximo ao local de plantio e de fácil cuidado para que as mudas não sofram até o plantio definitivo.

2.4. Limpeza do terreno - A área cercada com arame deverá ser limpa de matos e ervas, evitando-se cortar pequenas mudas que possam existir no local. O terreno não deverá ser muito revolvido e em nenhuma hipótese o mato retirado será queimado.

2.5. Marcação das covas - A marcação das covas será realizada a partir de um centro estimado para as nascentes. Serão traçados círculos concêntricos com diâmetros crescentes de 2 em 2 metros até 50 metros. Em seguida em cada círculo serão marcados pontos distantes aproximadamente 2 metros uns dos outros, cuidando-se para as marcações de círculos vizinhos não fiquem alinhadas.

2.6. Abertura das covas - Em cada ponto marcado serão abertas covas com dimensões aproximadas de 30 cm de diâmetro por 40 cm de profundidade. Em cada cova será aplicado 6 litros de esterco de curral (20% do volume da cova) ou 3 litros de esterco de galinha (10% do volume da cova).

2.7. Transporte das mudas e adubos - As mudas e adubos deverão ser transportadas desde o local de produção até o local de plantio.

2.8. Mobilização para o mutirão - A comunidade deverá ser mobilizada nos diversos níveis para participar do mutirão de plantio.

9. Mutirão de plantio - Nos dias determinados para o plantio as pessoas deverão ser deslocadas até a área de realização dos trabalhos.

10. Cuidados e manutenção das mudas - Após o plantio será estabelecido o plano de cuidados e manutenção das mudas, acertados com o proprietário. Deverá haver um controle, em períodos pré-estabelecidos, destes cuidados.

As quinhetas mudas iniciais já foram doadas por um viveiro de Imbassuaba, que também irá ajudar nos adubos e coordenação do plantio. Nossa conselheira Dani está fazendo gestões para conseguir as 1.500 mudas faltantes. Nosso parceiro Ronaldo Baguinha também está buscando outros parceiros para fornecimento das mudas e de estacas para a cerca. Estamos abertos a receber toda cooperação possível.


Foto de satélite da nascente principal do Rio da Barrinha

3. Construção de Parcerias
O NEMA está fazendo contato com diversas entidades para estudar a possibilidade de parcerias durante o projeto. Uma vez identificados os parceiros e o tipo de cooperação serão assinados convênios de parceria. Estas parcerias são muito importantes no momento de se pleitear financiamentos. Pedimos aos grupos e associações que desejem participar neste projeto que façam contato conosco.

3. Viveiro de mudas
Para a execução do projeto completo de recuperação da mata ciliar do Rio da Barrinha serrão necessárias cerca de 60.000 mudas. O NEMA está desenvolvendo um projeto para realização deste viveiro. Ele deverá além de produzir as mudas que vamos necessitar, ser um importante elemento de Educação Ambiental envolvendo crianças, jovens e adultos da comunidade.

====================================================
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL


Délia Ladeia, Coordenadora do Polo UAB de Itamaraju comunicou o início do curso de graduação em Matemática.

A Universidade Aberta do Brasil é uma proposta de parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal de Educação Inclusiva, que abre novos caminhos e perspectivas para insersão do ensino superior público na modalidade à distância no interior do País.

Itamaraju é pólo da Universidade Aberta do Brasil e firmou parceira com a Universidade Federal da Bahia -UFBA na oferta do curso de graduação em matemática. Esta é uma excelente oportunidade para as Secretarias Municipais de Educação da região do Extremo Sul incentivar os seus professores à graduação e a toda a comunidade, pois o pólo é regional.

As inscrições para o vestibular de matemática pela UFBA foram abertas de 02 a 11 de setembro, e ofereceram 50 vagas sendo 25 para categoria I destinada os professores com vínculo na Rede Pública de educação com atuação na região do pólo UAB e 25 vagas para categoria II destinada a demanda social.

Parabéns por mais este passo.

====================================================

PARQUE NACIONAL DO DESCOBRIMENTO - PND


Foto de uma das nascente do rio Imbassuaba no PND.

Conselho Consultivo do Parque Nacional Descobrimento


Relatório de participação do NEMA nas reuniões do Conselho do Parque

Reunião de 27/05/2008

Visita a Mineração Monte Pascoal

Foi feito um breve histórico sobre o caulim, que é utilizado para a fabricação de tintas, remédios, etc. Mostraram as ferramentas e equipamentos que são utilizados para as escavações e as camadas de solo que são coletadas e analisadas. Depois visitamos as covas que são feitas para a extração do caulim. Essas chegam a atingir mais de 40 metros de profundidade. Vimos também o caulim depois de extraído, fica em montes em volta das covas, esperando ser transportado para a sede para lavagem, pois o caulim tem algumas qualidades, sendo numeradas de 1 a 4. Essa numeração é feita de acordo com a pureza do lote, por exemplo, o lote que tem mais caulim puro é numerado como lote 1. Conforme ele está misturado com outros minérios, vai aumentando a numeração. Eles também mostraram os relatórios (EIA/RIMA) e o plano de recuperação da área que foi degradada. Neste caso, depois da total extração, eles pretendem aterrar até certo ponto e depois completar com água para fazer uma lagoa nesta área. Eles possuem um pequeno viveiro de mudas. Estas são plantadas no entorno das covas, e algumas foram distribuídas para os participantes.

Relatório de atividades do PND em 2007

O PND tem 9 anos de criação (desde 20/04/1999) e possui 21.000 hectares. Foi mostrado o relatório de todas as atividades e todos os gastos do PND. Cada cadeira do conselho recebeu uma pasta com os relatórios, as atas das reuniões anteriores e a Lei da Vida - lei de crimes ambientais.

Reunião de 26/08/2008

A reunião aconteceu no Assentamento 1º de abril. Primeiro contou-se um pouco sobre a história do assentamento. Ele foi criado em 1989 e possuía 571 hectares doados pelo governo estadual, mas depois a terra foi reduzida para 491 hectares. Tem 40 posseiros, possui uma APP (Área de Proteção Permanente), mas sem a área adequada. Foi feita uma caminhada pelo assentamento, para conhecer um pouco mais da estrutura. A reunião foi dentro da faculdade do Assentamento, que possui auditório, dormitórios, refeitório e um grande salão central.

Dois tópicos seriam abordados nesta reunião: mineração e eucalipto. Na verdade só a mineração Monte Pascoal que foi avisada, o representante do eucalipto (Vinícius - Aracruz) deu explicações, mas não foi avisado que seria feito desta maneira.

Eucalipto

Eurípedes, do ICM-IBAMA fez um breve resumo do que está acontecendo com as plantações de eucalipto no entorno do Parque. Na verdade, existem duas empresas que exploram esta área, a Aracruz e a CBF, esta última não tem licença para estar operando na região e está em área de nascente.

O plantio na região começou em 2002/2003. Em 2005, o Ministério Público Federal proibiu o plantio de eucalipto até 10 km do entorno de qualquer unidade de conservação. Foi feito um acordo em que as empresas do entorno deveriam pagar uma compensação, criando um fundo sócio-ambiental e liberando os resíduos do eucalipto para o artesanato, diminuindo assim a exploração de árvores nativas para esta finalidade. Para receber esses materiais, é necessário que a pessoa seja cadastrada e que ela própria os retire, o que inviabiliza seu usos para muitas pessoas.

Existe também uma lei municipal que proibe áreas de plantio de eucalipto maiores que 700 hectares.

Os representantes presentes na reunião questionaram sobre qual seria o verdadeiro retorno para a comunidade, já que as promessas que o setor do eucalipto faz, tais como melhores estradas, melhorias para as comunidades do entorno, etc, na maioria das vezes não estão sendo concretizadas. Pelo contrário só estão trazendo transtornos e riscos nas estradas.

Os principais questionamentos foram:

1. A barcaça, que está afetando os pescadores e as baleias, pois está passando dentro da área da Resex-Corumbau.
O representante da Aracruz argumentou que a barcaça que faz esse percurso é de responsabilidade da Veracel. Que a Aracruz tem uma participação de 50% Veracel, e que essa reclamação seria levada ao representante da Veracel para que eles tomem as devidas providências.

2. O transporte, tanto em relação as estradas e pontes como as carretas (motoristas irresponsáveis)

Foi dito que a estada principal é de responsabilidade do governo estadual (DERBA) e que a Prefeitura recebe verba para fazer a manutenção desta estrada. A estrada litorânea é municipal. O Vinicius, disse que a empresa é co-responsável, e quem tem a maior responsabilidade é o “fomentado” (o dono da terra onde é realizada o plantio)pela Aracruz. Ele disse que pode entrar em parceria com a comunidade, mas que normalmente as melhorias das estradas são realizadas e mantidas pela Aracruz.

Quanto a ponte do Rio Japara Grande e Mirim, foi mencionado que foram mal projetadas, pois já era previsto a passagem destas carretas que pesam em média de 50 toneladas.

Com relação ao comportamento irresponsável de alguns motoristas, ele disse que se anotar a placa da carreta, o motorista é mandado embora na hora.

Com relação a exploração da mão-de-obra: foi alegado que se está havendo exploração é por parte dos fomentados ou terceirizados destes, pois a Aracruz tem uma ótima relação empresa-funcionário.

Depois destas justificativas ele explicou os primeiros passos para o plantio de Eucalipto. Antes de fazer o fomento, a Aracruz faz um levantamento da APP, que deve ser de 20% do total da propriedade; mede-se também a Reserva Legal, uma área além da APP; mapeia os efetivos locais de plantio e verifica as estradas, se a área é de mata ou pastagem, etc…

Para começar o plantio: deve-se aplicar herbicida (glicofosfato) e depois a subsolagem (trator de esteira; fosfato reativo). Calagem (se necessário, mas é feita praticamente anual) e depois de um ano mais adubação. O potássio há uma diminuição da concentração. O monitoramento de pragas e doenças é feito a análise do patógeno e usa-se um agrotóxico de tarja verde. O trabalho dura 120 dias, sendo irrigado até os primeiros 25-30 dias, depois é só monitoramento.

Uma diferença das plantações de eucalipto feitas no Espírito Santo (ES) e na Bahia (BA) seria que no ES predomina a agricultura familiar (3% é para eles), já na BA, são 38.000 hectares de fomento, sendo apenas 2.000 contratos, pois as terras estão na mão de poucos, os proprietários visam o comércio. Uma solução seria trazer modelos de contratos para trazer a agricultura familiar nos padrões da BA.

Mineração

O Caulim é usado na fabricação de medicamentos, ração, tintas, etc. A extração é feita através de escavação e armazenamento do composto. Por ele ser úmido, não há suspensão. Depois ele é levado por caminhões para ser feita a lavagem. O beneficiamento é feito no Guarani, e os efluentes são 100% reciclados, não havendo emissão. Já foi feito o EIA/RIMA que será analisado pelo Ibama.

Sempre estão pesquisando para descobrir novas áreas de reserva de Caulim. Quando acham uma área em potencial, tem que pedir uma guia de autorização para estudar a área. Eles acharam uma área de 900 hectares, que fica a 500m do PND, mas para começarem explorar precisam da anuência do Ibama para poder fazer poço para pesquisar e explorar a área, e essa área de pesquisa é de apenas 3 hectares. Eles precisam fazer esse levantamento e entregar o relatório para conseguir a guia de utilização, se a área for própria para a exploração. A mina seria de no máximo 30 hectares.

Os impactos causados pela mineração: alteração de microclima (luz, barulho, etc); afastamento da fauna; sedimentos nos cursos d´água, atrapalhando o crescimento limnológico, interferindo no crescimento de corais, crustáceos, etc.

Plano de Manejo do PND

Saiu a licitação para fazer o plano de manejo. O PND é o último maior fragmento de mata atlântica do nordeste. Dentre as 57 Unidades de Conservação apenas 2 tem plano de manejo. Destre outras coisas, deve-se decidir qual é a melhor área para visitação, onde terá menos impacto para garantir a integridade do ecossistema.

====================================================
Projeto de Recuperação do Rio da Barrinha
Atividades realizadas
.

Agosto/2008
Foram entrevistados os moradores da área rural, sendo identificado as seguintes propriedades:

1ª - Proprietário: Rafael - Moradores: (Ainda não encontramos com eles)

2ª - Proprietário: Genival Gama - Moradores: Gervásio e Catarina

3ª - Proprietário: Sônia Gama (do outro lado do rio)- Moradores: Diba

4ª - Proprietário: Genival Gama - Moradores: Marineide e José Nascimento

5ª - Proprietário: Mançoete Gama - Moradores: Leidimária

Houve visita na nascente com o Paulo Matos. Foram feitas várias fotos deste dia. Íamos coletar o solo para análise, mas não deu certo.


Nascente do Rio da Barrinha


Represa próximo a nascente do Rio da Barrinha, sem mata ciliar


Rachoviscus graciliceps e Aspidoras virgulatus duas espécies encontradas próximas a nascente do rio. A primeira consta da lista de ameaçados de extinção

Reunião do Conselho do Parque Nacional do Descobrimento.
Fomos a Caravelas para conhecer a sede do Projeto Manguezal/Cepene (Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral do Nordeste). Conhecemos a sede que fica em Ponta de Areia e o viveiro de mudas fica na Aracruz, no embarque das barcaças de eucalipto.

Setembro/2008

Visita a nascente em 18/09. Recebemos umas dicas de como aproveitar as mudas naturais que já estão lá para que elas se desenvolvam melhor e mais rápidas. Também que com o desmatamento e queimada da área, todas as plantas estão indo atrás dos nutrientes que estão ficando nas baixadas (sendo lixiviados) e por isso tem tantas plantas que nem são de beira de rio nas margens.

Visita de orientação na nascente

Em 20/09 houve outra visita a nascente com o pessoal do Projeto Manguezal. Foi feita no dia da festa da Resex. Nós encontramos o Seu Genival Gama, um dos donos das terras em que o rio passa e ai ele nos recebeu super bem! Veja foto dele com todos nós em volta.


Grupo do Projeto Manguezal é recebido pelo NEMA

Depois o Seu Diba mostrou as outras nascentes que ainda não conhecíamos, como esta que tem a represa.


Grupo visita o rio e é recebido pelo Sr.Diba

Em 24 de setembro foi coletada amostra do solo da nascente para análise.

====================================================

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Em 22-out-07 foi gasto R$36,80 com Xerox e autenticação para o CGC
Em 7-nov-07 foi paga uma ajuda de custo de R$50,00 para a Dani e Eli participarem na reunião PND.
Em 26-set-08 foi comprado um computador de Pentium Dual Core E2180 2.00 GHZ; memória DDR2 de 2GB; disco rígido de 250GB e Sistema Operacional Linux por R$ 1.129,00.

Nosso saldo atual é de R$ 1.189,79.

Em nossa sede, exposto no quadro de avisos, está a disposição de todos os sócios e visitantes, a relação dos recursos recebidos e dos gastos realizados.

Nosso livro caixa está disponível também na Internet.(clique aqui).
Está disponível também em nossa Sede, para consulta de nossos associados, o Estatuto, as Resoluções do Conselho, o livro de atas das reuniões do Conselho Deliberativo e os textos dos projetos aprovados pelo NEMA. Pedimos a nossos visitantes que assinem o livro de presença e deixem seu e-mail para mantermos contato.

BOLETIM INFORMATIVO 43/2008

Enviado em Boletim de Editor | 3 de Maio de 2008 @ 17:34
Logotipo


NOSSOS RIACHOS


NEMA realiza um segundo encontro de trabalho para dar andamento ao Projeto de Recuperação do Rio da Barrinha.


Grupo verifica as condições das nascentes do rio da Barrinha

No dia 10 de abril de 2008, no Espassú, o NEMA voltou a reunir a comunidade de Cumuruxatiba para apresentação da seguinte pauta relacionada ao Projeto:

- Bica da casa de Geane (poço artesiano): A água fica jorrando o dia todo. A idéia foi de instalar um reservatório com torneira para que essa água não seja desperdiçada.
- Data do mutirão de limpeza e atividades de conscientização: 05/06/2008.
- Esgoto: orçamento para construção de fossas sépticas ou outras alternativas;
- Discussão do mapeamento da área, que começou durante a semana;
- Coleta de sementes e preparo de mudas: doações através da Aldeia Tibá (projeto em elaboração);
- Procurar ajuda de especialistas na área para orientação na execução do projeto;
- Visita a Aracruz: Devido a grande quantidade de mudas de espécies para reflorestamento que eles possuem e para uma possível doação de mudas;
- Levantamento de alguns fatores que influíram na degradação o rio: desmatamento para criação de pastagens, pisoteio de gado nas margens do rio, construção de represas, e outros.


Participante debatem as propostas

Foi acertada ainda a divisão das atividades para entrega no dia 26/04/2008, para fechamento do projeto final e da programação do mutirão junto à semana do Meio Ambiente:

- Escolas: Elaboração de gincanas com premiações, teatro, elaboração de planos de aula interdisciplinares para conscientização, paródias, textos e concurso para escolha do slogan do projeto.
- Aldeia: Pesquisar o nome indígena do rio da Barrinha, ajuda para escrever o projeto final e busca por instituições que possam fornecer sementes e mudas.
- Geraldo (Administrador): informar-se sobre o orçamento para fossas sépticas, reservatório para a água da bica, calhas para captar água da chuva das ruas (impedindo que vá direto para o rio) e contatar as secretarias de Prado;
- Capoeira: Elaboração de música temática e adaptação da puxada de rede;
- Assembléia de Deus: Trabalhar na divulgação do projeto junto ao grupo de jovens;
- Nema: Escrever o projeto final, continuar o questionário e mapeamento dos moradores da área, fazer o levantamento florístico da mata ciliar do rio e elaborar a programação da Semana do Meio ambiente junto ao mutirão.
- ACAIC: Elaboração de apresentação de dança afro com a temática do rio através do grupo Sermovimento.

Participaram moradores de Cumuruxatiba e representantes das seguintes entidades: Escola Algeziro Moura, Escola Municipal Tiradentes, Escola Municipal Antônio Climério dos Santos, Aldeia Tibá,Associação Cultural Afro-Indígena de Cumuruxatiba (ACAIC), Capoeira Sul da Bahia, Patrulha de Cumuru, Programa de Saúde da Família (PSF-5), A.C.ISF, Projeto de Gente, Igreja Católica, Assembléia de Deus, Reino das Testemunhas de Jeová e Espasú.

=======================================================================
Universidade Aberta do Brasil


Recebemos o seguinte comunicado de Délia Ladeia, Coordenadora do Polo UAB de Itamaraju:

Bom dia para todos interessados nos cursos de especialização da área de Saude da FIOCRUZ:
Agora sim é realidade.!!!! Já estão abertas as inscrições aos cursos de especialização a distância pela Universidade Aberta ofertados pela FIOCRUZ.
O Polo de Itamaraju tem 30 vagas para Ativação do Processo de Mudança na Formação e 60 vagas para Gestão em Saúde. Todos os interessados deverão fazer as inscrições via internet e preencher os requisitos exigidos no edital que enviamos em anexo.
Na oportunidade, solicitamos divulgação deste processo que certamente beneficiará não só o municipio de Itamaraju, mas toda a região do extremo sul da Bahia.

Em outro e-mail a coordenado Délia ressalta:
Esclareço que esta é uma excelente oportunidade. Imagine uma especialização em saúde ofertado pela Fiocruz, no extremo sul da Bahia, inteiramente pública.!!!
E não ficamos só com a especialização. Em junho estaremos com o vestibular da graduação de matemática no nosso Polo UAB, ofertado pela Universidade Federal da Bahia. Assim que estivermos aptos, enviaremos o edital.

O NEMA tem acompanhado de perto desde o início as gestões para a criação da UAB em nossa região e vê com grande satisfação esta luta transformando-se em realidade.
Parabéns a todos os que tem se empenhado para esta concretização.

=======================================================================

PEIXES MENINOS


O Projeto Peixes Meninos uma parceria do NEMA com o Projeto BioBahia teve o objetivo de proporcionar a um grupo de jovens de Cumuruxatiba maior conhecimento sobre peixes de riachos do Extremo Sul da Bahia.

As atividades iniciaram em agosto de 2005, com trabalhos de campo e atividadfes teóricas. No final de 2006 foi organizado um livro sobre as espécies de peixes da região que foi apresentado durante a Mostra “Kijême Zabêle” e que esperamos conseguir publicar brevemente.

Durante 2007 o “Peixes Meninos” pesquisou sobre a vida dos peixes em uma nascente de riacho. Este trabalho enviado a Congresso nacional estudou comportamento e alimentação dos peixes.

Em março de 2008 foram entregues os Certificados de participação aos jovens Ana Carolina, Camila, Danieli, Fábio, Leônidas, Manoela, Raiher e Vazigton.


Vazigton, Dani, Onda e Luisa(Orientadora) exibem o certificado de participação.

=======================================================================

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Nosso saldo atual é de R$ 2.405,59.

Em nossa sede, exposto no quadro de avisos, está a disposição de todos os sócios e visitantes, a relação dos recursos recebidos e dos gastos realizados.

Nosso livro caixa está disponível também na Internet.(clique aqui).
Está disponível também em nossa Sede, para consulta de nossos associados, o Estatuto, as Resoluções do Conselho, o livro de atas das reuniões do Conselho Deliberativo e os textos dos projetos aprovados pelo NEMA. Pedimos a nossos visitantes que assinem o livro de presença e deixem seu e-mail para manter-mos contato.

BOLETIM INFORMATIVO 42/2008

Enviado em Boletim de Editor | 24 de Abril de 2008 @ 17:55

Logotipo


NOSSOS RIACHOS


Um dos bens mais preciosos de nossa Cumuruxatiba são seus riachos. A maioria ainda chega às praias com águas despoluídas. Preocupado em criar condições para que este bem não seja destruído com o tempo, o “NEMA CUMURU” está implantando o “Projeto Nossos Riachos” em Cumuruxatiba. Inicialmente vamos priorizar a recuperação da Mata Ciliar do Rio da Barrinha.

O Rio da Barrinha, situado na região central da vila de Cumuruxatiba, é um dos rios que necessita de um trabalho de recuperação. Toda a mata ciliar que deveria proteger seu curso do assoreamento e da erosão está praticamente destruída. O fato de sua foz estar na parte central da cidade facilita o envolvimento da comunidade no projeto.


Rio da Barrinha visto em planta

NEMA REUNE COMUNIDADE


No dia 3 de abril de 2008, no Espassú, o NEMA reuniu a comunidade de Cumuruxatiba para apresentação do Projeto de recuperação da Mata Ciliar do Rio da Barrinha.

Foi apresentada a seguinte pauta:
- Apresentação do Projeto de Recuperação do Rio da Barrinha;
- Abertura para cada representante dar sua opinião e expor seu interesse em participar do projeto;
- Planejar um mutirão de limpeza do rio com atividades de conscientização com a participação de todas as entidades presentes.


Juliana Pratavieira apresenta o Projeto

Participaram moradores de Cumuruxatiba e representantes das seguintes entidades: Escola Algeziro Moura, Escola Municipal Tiradentes, Escola Municipal Antônio Climério dos Santos, Aldeia Tibá,Associação Cultural Afro-Indígena de Cumuruxatiba (ACAIC), Capoeira Sul da Bahia, Patrulha de Cumuru, Programa de Saúde da Família (PSF-5), A.C.ISF, Projeto de Gente, Igreja Católica, Assembléia de Deus, Reino das Testemunhas de Jeová e Espasú.


Participantes debatem o projeto.

ATIVIDADES INICIAIS


1. Com base em fotografias de satélite o NEMA está preparando um grande mapa do Rio da Barrinha onde irá identificar cada morador ou proprietário nas margens do rio e as condições atuais da bacia.
2. Serão identificados os trechos ainda preservados da mata ciliar para reconhecimento das espécies naturais e cata de sementes para preparação de mudas visando futuro repovoamento.
3. Entrevista com cada morador vizinho ao rio para explicar a necessidade do projeto e obter apoio para sua realização e manutenção.
Estas atividades irão envolver o maior número possível de pessoas da comunidade.

======================================================================

COMBATE A DENGUE


O Programa de Saúde da Família (PSF-5), com a participação do NEMA, da Patrulha Ecológica e outras entidades realizou uma campanha de esclarecimento sobre os perigos do mosquito transmissor da dengue.


Alguns dos participantes recebem o certificado de participação.

======================================================================

SERMOVIMENTO


Tudo Começou durante a VI Semana Zumbi que foi realizada em novembro de 2006 em Cumuruxatiba. Esse foi o primeiro evento organizado pela ACAIC (Associação Cultural Afro Indígena de Cumuruxatiba). Muitas oficinas estavam sendo realizadas, entre elas uma novidade e a mais cobiçada: a dança afro, ministrada pelo grupo Umbandaum do Movimento Cultural Arte Manha de Caravelas. Essa despertou nos participantes um interesse inexplicável. E a partir deste momento, surgiu uma afinidade, uma admiração, uma paixão que continua desde então.

Em novembro de 2007, durante a Semana da Consciência Negra, houve outra oficina de dança afro, mas esta teve um diferencial em relação a primeira. Surgiu um grupo, uma organização maior, com mais identidade e com a cara de Cumuru… O SERMOVIMENTO. E por que esse nome? Uma junção entre os seres, as pessoas em movimento, com a incorporação e a interpretação do mesmo.


Fotos da apresentação realizada na semana da Consciência Negra.

Agora o grupo se prepara para apresentar ao público o espetáculo: “Brasil: do caboclo ao orixá”. Uma peça que tem como objetivo contar um pouco da miscigenação da raça africana com a raça indígena até os dias atuais, de um jeito bem descontraído.

======================================================================

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Nosso saldo atual é de R$ 2.405,59.
Em nossa sede, exposto no quadro de avisos, está a disposição de todos os sócios e visitantes, a relação dos recursos recebidos e dos gastos realizados.

Nosso livro caixa está disponível também na Internet.(clique aqui).
Está disponível também em nossa Sede, para consulta de nossos associados, o Estatuto, as Resoluções do Conselho, o livro de atas das reuniões do Conselho Deliberativo e os textos dos projetos aprovados pelo NEMA. Pedimos a nossos visitantes que assinem o livro de presença e deixem seu e-mail para manter-mos contato.

BOLETIM INFORMATIVO 41/2008

Enviado em Boletim de Editor | 26 de Fevereiro de 2008 @ 22:09
Logotipo

CNPJ


NEMA CUMURU agora já tem CNPJ


Documento do CNPJ

PROJETO


O Brasil possui a maior reserva de água doce do planeta. No entanto, várias regiões do país já enfrentam crises de abastecimento. O principal motivo para a escassez é o descaso com que governo e sociedade tratam a água.

Cumuruxatiba tem o privilégio de possuir vários riachos, todos com água ainda com baixo nível de poluição. Para que permaneçam assim á fundamental que todos compreendamos seu valor e estejamos empenhados em recuperar e manter as matas ciliares no entorno dos rios.

Por lei e dependendo da largura dos rios, uma extensão para cada lado das margens deve ser mantida com a mata nativa para proteção dos cursos d’agua.

O NEMA CUMURU por decisão de seus conselheiros pretende iniciar um projeto de preservação dos riachos de Cumuruxatiba. Iniciando pelo Rio da Barrinha, sem dúvidas um dos mais importantes para nossa comunidade pois atravessa o centro da cidade, estando por tanto muito mais sujeito a deteriorar-se se não agirmos à tempo.


Rio da Barrinha

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Nosso saldo atual é de R$ 2.405,59.

Em nossa sede, exposto no quadro de avisos, está a disposição de todos os sócios e visitantes, a relação dos recursos recebidos e dos gastos realizados.

Nosso livro caixa está disponível também na Internet.(clique aqui).
Está disponível também em nossa Sede, para consulta de nossos associados, o Estatuto, as Resoluções do Conselho, o livro de atas das reuniões do Conselho Deliberativo e os textos dos projetos aprovados pelo NEMA. Pedimos a nossos visitantes que assinem o livro de presença e deixem seu e-mail para manter-mos contato.

BOLETIM INFORMATIVO 40/2007

Enviado em Boletim de Editor | 6 de Outubro de 2007 @ 20:24
Logotipo

IX Fórum de Debates da Avaliação da Proteção Ambiental no Extremo Sul da Bahia


Jovens do Projeto Peixes-Meninos expuseram seu poster


Entre os dias 20 e 22 de setembro realizou-se o “IX Fórum de Debates da Avaliação da Proteção Ambiental no Extremo Sul da Bahia”. O evento ocorre a cada dois anos e neste ano o local escolhido foi a Ilha da Alegria.


Os debates foram acompanhando com grande atenção

Realização pela APPA (Associação Pradense de Proteção Ambiental) e SEBRAE o evento teve entre seus participantes de Ademi, representando a Associação de Pescadores de Cumuruxatiba e Zeca do Veleiro que falaram sobre a RESEX. O jovens do Projeto Peixes Meninos estiveram presentes representando o NEMA e apresentando um painel sobre seu trabalho.


Zeca do Veleiro fala sobre a RESEX



O CONSELHO DELIBERATIVO DO NEMA CUMURU reuniu-se no sábado, dia 29 de Setembro de 2007 às 16horas, para examinar a seguinte pauta:

1. Apresentação do livro caixa e deliberação sobre gastos dos recursos em caixa.
2. Regulamentação do Conselho Deliberativo Ampliado.
3. Assuntos Diversos.

O Conselho Deliberativo do Nema, aprovou por unamidade a prestação de contas apresentadas(ver anexo).

Foi aprovada a Resolução no. 003.2007 para definição dos membros e regulamentação do funcionamento do Conselho Ampliado criado pela Resolução no. 001.2007 com a seguinte redação:

O Conselho Ampliado será formado pelos onze (11) membros do Conselho Deliberativo, pelos responsáveis pelas Atividades Permanentes estabelecidas na Resolução 001.2007 e pelos responsáveis (no máximo de 2 por projeto) dos projetos de parceria aprovados pelo NEMA.

As reuniões do Conselho Deliberativo serão abertas a todos os membros do Conselho Ampliado, tendo estes direito a voz e voto em igualdade de condições com os demais membros, exceto nas seguintes situações:

a) Permanece de exclusiva competência dos 11 membros do Conselho Deliberativo as decisões sobre os seguintes itens estabelecidos no Estatuto:

- Decisões sobre substituições de membros do Conselho Deliberativo conforme parágrafo 2 do artigo 17.
- Decisões estabelecidas nos incisos I, III, IV, VIII e XV do artigo 17.

b) Para a convocação e instalação das reuniões do Conselho Deliberativo permanecem válidos os requisitos dos artigos 20 e 21, sendo que para efeito destes artigos serão considerados sempre os 11 membros do Conselho Deliberativo.

Foi recebido o convite para participar no Posto de Saúde dia 02/10/07 a partir das 8:30hs das Comemorações do Dia Nacional da Saúde Mental.

Foi discutida a participação na semana de consciência negra em Novembro, ficando decidido que será dado todo o apoio necessário ao evento.

Foi eleita a Professora Juliana, para substituir Ronaldo no Conselho do NEMA

Com as resoluções acima o CONSELHO AMPLIADO DO NEMA fica com seguinte formação:
Pelo Conselho Deliberativo: Danieli, Alcione, Thais, Luisa, Camila, Elismarques, Adriana, Andréia, Juliana, Ademi e Manoela.
Pelas Atividades Permanentes: Helena, Angela, Luiz Fernando e Jandersom
Pelo Peixes-Meninos: Ronaldo
Pelo Cine-na-Rua: Ricardo e Klinger.
Parabéns aos 18 membros do Conselho Ampliado.

PARQUE NACIONAL DO DESCOBRIMENTO - PND


Foto de uma das nascente do Rio Imbassuaba no PND.

Conselho Consultivo do Parque Nacional Descobrimento


PRIMEIRO ENCONTRO:

No dia 31/08/2007 das 8 às 17 h realizou-se no Sindicato dos Produtores Rurais em Prado a Reunião Extraordinária para definição do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Descobrimento.

MISSÃO: Gestão participativa da sociedade para garantir a sua sustentabilidade em harmonia com as comunidades que vivem em seu entorno; saber que existem leis e ao mesmo tempo, evitar conflitos, contemplando os interesses e anseios das comunidades em seu entorno.

FINALIDADE: Moderação - Interação - Educação sócio-ambiental - Convivência com as leis e respeito.

Estiveram presentes pelo NEMA-CUMURU Danieli e Alcione, pela CUMURUTUR (Paula). Foi um dia inteiro de deliberações tendo a CUMURUTUR ficado com uma cadeira no Conselho e O NEMA com a suplência da FLORA BRASIL.

Participaram da reunião as seguintes entidades:
É de extrema inportância a participação das associações daqui de Cumuru neste conselho, pois nós poderemos dar idéias e estaremos sempre a par dos assuntos relacionados ao Parque. Indo a estas reuniões é que percebemos a quantidade e a diversidade de entidades que se preocupam com o parque – tanto na área de preservação quanto na área de exploração - , afinal é um resquício da Mata Atlântica que temos que preservar.
Entidade presentes:
- Secretaria de Recursos Hídricos e Unidades de Conservação;
- Aldeia Cahy;
- Aldeia Tibá;
- Aldeia Nova Alegria;
- Aldeia Tibá;
- Assentamento 1º de Abril;
- Aracruz Celulose;
- PA Riacho das Ostras;
- Delegado Civil;
- Flora Brasil;
- Associação da Costa das Baleias;
- APHROPE;
- APPA;
- Ceplac;
- Mineração Monte Pascoal;
- Associação Unidos para Vencer;
- IBAMA – RESEX Corumbau;
- Segurança do Parque;
- Ass.Pesc. da Costa do Descobrimento;
- Polícia Militar;
- Ass. Pontinha Um;
- Ass. Pontinha Dois;
- Sind TRab. De Jucuruçu;
- PA Cumuruxatiba;
- ONG Verde Mar;
- Vereador Cacau;
- Vereador Robertinho;
- Secretaria do Meio Ambiente;
- Ameparna;
- APEC;
- Responsável pelo parque;
- MST;
- Banco do Brasil.


Chefe do PND quando de sua visita a sede do NEMA.

SEGUNDO ENCONTRO:

Nos dias 02 e 03 de outubro aconteceu em Prado, no Sindicato dos Produtores Rurais a oficina do Conselho Consultivo do Parque Descobrimento para elaboração do Plano de Ação/Trabalho do Conselho.

Participaram o Elismarques pelo NEMA CUMURU e a Paula pela CUMURUTUR.
A oficina deve objetivo de definir as diretrizes de atuação do Conselho:

- Formalização Legal do Conselho, com publicação no Diário Oficial;
- Elaboração do Regimento Interno (foi marcada uma reunião para o dia 7/11 às 8h);
- Palestra da Funai, Funasa e comunidade indígena sobre a “Questão Indígena” na região (7/11 às 13h).

Parabéns ao Eurípedes, funcionário do Instituto Chico Mendes e Responsável pelo Parque Nacional do Descobrimento pela dedicação que tem demonstrado para a formação do Conselho Consultivo do Parque.

Nosso maior desejo é ver o Parque aberto a visitação pública e como um Centro de Pesquisa que possa estimular a juventude de nossa comunidade.


PRÉ-VESTIBULAR EM CUMURUXATIBA


Jovens do cursinho com a camisa do Projeto.

Desde agosto vem se realizando o primeiro cursinho pré-vestibular em Cumuruxatiba. Uma iniciativa da ACAIC em parceria com a UNEB. As aulas acontecem todos os dias, no horário da noite na Escola Antônio Climério dos Santos. O NEMA tem colocado a disposição dos professores do cursinho o equipamento de projeção. As aulas de biologia da Prof. Luisa vem utilizando este equipamento todas as quarta-feiras como forma de tornar as classes mais dinâmicas.A prof. Helena, de História, usou o equipamento para projetar “Alexandre o Grande”, discutindo os aspectos históricos do filme com os alunos.


Jovem de Cumuruxatiba ganha concurso nacional de redação


Ana, sentada, representando o papel de professora na festa do 7 de Setembro

A associada do NEMA e aluna do Colégio Algeziro Moura, Ana Luiza Santos Pio, ganhou o 1º lugar regional e nacional no concurso de redação da “BELGO MINEIRO”. O tema foi “De olho da cidade”.

Parabéns Ana! - foi um motivo de orgulho para todos os cumuruxatibenses.


3º Festival Gastronômico em Cumuruxatiba


Curumim Batuque animou a cidade nos dias do Festival

Setembro foi um mês de festa, houve o 3º Festival Gastronômico em Cumuruxatiba (de 01 a 09 de setembro). Na festa alguns restaurantes fizeram um prato especial, quem comesse um desses pratos acumulava pontos para trocar por uma caneca do festival.


Passeata ecológica

Os grupos locais também tiveram vez, tivemos apresentação de capoeira, maculelê, do grupo de percussão Curumim Batuque, a banda Forróxatiba, a banda Gospel, passeata ecológica e teatro da Patrulha de Cumuru, da Puxada de Rede e da Comunidade Indígena.


Teatro da Patrulha Cumuru


Dia da Pátria


No dia 7 de setembro o colégio Algeziro Moura e o colégio Tiradentes prestaram suas homenagens a nossa pátria.


Crianças do Tiradentes cantam o hino

Fizeram diversas apresentações e mostraram o que eles acham do Brasil atualmente.


Alunos do Algeziro Moura fazem montagem teatral

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Recebemos do Hans e Esther da “Pousada É” um cheque de R$2.000,00 doação do Sr. Ernesto Ary Neugebauer.

Recebemos do Luiz e Milena da “Pousada Rio do Peixe” um conjunto de cartuchos para a impressora.

.
Foram gastos R$103,60 na compra de um jogo de cartuchos para a impressora.

Foi pago a Danieli R$30,00 de ajuda custo para participação na primeira reunião do Conselho do PND.

Foi pago ao Elismarques R$30,00 de ajuda de custo para a participação na segunda reunião do Conselho do PND.

Nosso saldo atual é de R$ 2.405,59.

Em nossa sede, exposto no quadro de avisos, está a disposição de todos os sócios e visitantes, a relação dos recursos recebidos e dos gastos realizados.

Nosso livro caixa está disponível também na Internet.(clique aqui).
Está disponível também em nossa Sede, para consulta de nossos associados, o Estatuto, as Resoluções do Conselho, o livro de atas das reuniões do Conselho Deliberativo e os textos dos projetos aprovados pelo NEMA. Pedimos a nossos visitantes que assinem o livro de presença e deixem seu e-mail para mentermos contato.

BOLETIM INFORMATIVO 39/2007

Enviado em Boletim de Editor | 15 de Julho de 2007 @ 11:05
Logotipo


BORDADEIRAS DA AREIA PRETA


Elizete do “Restaurante Catamarã” e Sandrinha professora da “Escola Tiradentes” estão iniciando um magnífico trabalho com meninas e meninos do bairro da Areia Preta. Diariamente dezenas de jovens se reunem para aprender as técnicas de bordado.


Em um espaço cedido pela própria Elizete,


as meninas se reunem para aprender as técnicas de bordado.

Mesmo com o pouco tempo do projeto já tem sido produzidas varias peças que são vendidas localmente. Do dinheiro arrecadado com a venda das peças,uma parte fica para as meninas e a outra para reposição de material.


Meninas produzem diversas peças bordadas


mostrando que estão aprendendo rápidamente

Esther e Hans da “Pousada É” e Suêd e Mônica da “Pousada Boa Sorte” produziram eventos, conseguindo fundos para a compra de material para as meninas. Isabel do “Restaurante da Isabel” doou várias tesourinhas.


Garra, coragem e alegria os ingredientes de Elizete e Sandrinha

As organizadoras do projeto estiveram conversando com representantes do NEMA para avaliar um projeto de parceria. As principais necessidades no momento são: outras pessoas da comunidade que possam ajudar no trabalho, matéria prima para os trabalhos (tecidos, toalhas, linhas, agulhas etc…) e comercialização da produção. Todos os que quiserem ajudar neste trabalho maravilhoso entrem em contato conosco.




O CONSELHO DELIBERATIVO DO NEMA CUMRU reuniu-se no sábado, dia 14 de Julho de 2007 às 16horas, para examinar a seguinte pauta:

1. Avaliação das propostas de novos sócios
2. Regulamentação do Conselho Deliberativo Ampliado
3. Apresentação do livro caixa e deliberação sobre gastos dos recursos em caixa.
4. Assuntos Diversos.

Foram aprovadas as propostas com pedido de associação das seguintes pessoas:

113-Alexandre Luiz Andrade Cavalcanti
114-Luciele Santana Neves
115-Marina Melia Mora
116-D`Ajuda Ferreira Santos
117-Alexandre Perego
118-José Assis da Silva
119-Giobani Gagno Brito
120-Pablo César Felixmino Brito
121-Lilian Ribeiro Silva
122-Gualberto Ferreira Nunes
123-Hildebrando Azevedo dos Santos
124-Jaciária R.de Souza
125-Daiana Marinho Nobre
126-Jemilli Castiglioni Viaggi
127-Magno Oliveira Luiz
128-Maria Margarida Pope
129-Igor Gustavo Fonseca Azevedo
130-Edson Januário de Azevedo
131-Leomar de Jesus Santos
132-Aretuza da Cruz Silva
133-Ronaldo Bonfim Amaral
134-Marúcia Ramos Colaris
135-Gili Baez
136-Daniela Cristina Vieira de Andrade Silva
137-Luiz Felipe Wilberg Cox
138-José Carlos A.Silva
139-Higino Oliveira Santos
140-Mariney S. dos Santos
141-Nuria dos santos de Melo
142-Zinalva Santos de Almeida
143-Jeferson Silva Nascimento
145-Elizete Rodrigues Chaves
146-Adelice Ferreira de Souza
147-Marcel Ferreira de Souza
148-Ivan Guerra Pinto Coelho
149-Rosângela dos Santos Anjos

Qunato a Regulamentação do Conselho Deliberativo Ampliado foi apresentada proposta para discussão da Resolução 003.2007 definindo os critérios para paraticipação do Conselho Ampliado e a regulamentação de seu funcionamento.

Os principais pontos desta Resolução são os seguintes:

1. O Conselho Ampliado será formado pelos membros do Conselho Deliberativo mais dois representantes de cada um dos projetos de parceria com o NEMA.

2. Passam a ser decidido pelo conselho ampliado as seguintes questões:

- elaborar, deliberar e reformar o Regimento Interno da Entidade;
- traçar as diretrizes e planos de ação da Entidade;
- acompanhar a situação financeira e patrimonial da Entidade, apresentar Relatório de Prestação de Contas à Assembléia Geral;
- deliberar sobre a realização de convênios, programas e projetos ;
- fixar ou não valor de contribuições em espécie;
- deliberar sobre a indicação de novos sócios ;
- apresentar propostas de emendas ao Estatuto na Assembléia Geral;
- promover e aprovar a cooperação com outras entidades nacionais e estrangeiras,públicas ou privadas;

Devido a ausência de vários membros do Conselho DEliberativo, optou-se por aguardar a próxima reunião para submeter esta resolução para aprovação.

Foi apresentado o “Livro Caixa” tendo a deliberação sobre o usos dos recurso ficado também para a próxima reunião, com uma participação maior de conselheiros.


No sábado, 7 de julho de 2007, o Projeto “Cine Na Rua” apresentou sua 10a edição.

Seguindo a intenção de levar filmes de qualidade para a população, desta vez tivemos a apresentação de “Tapete Vermelho”, de Luiz Alberto Pereira.


O novo telão

Com a utilização do novo telão, foi possível fazer a exibição na Praça da Matriz. Foi apresentado antes um documentário sobre a RESEX, que infelizmente deu problema com a cópia e deverá ser reexibido em uma próxima seção. Foi apresentada ainda uma novidade; “O CINE NOTÍCIAS”, uma fotomontagem com as fotos que foram notícia em CUMURU.

Jovens do Projeto Peixes Meninos fazem mergulho para observação noturna do comportamento de peixes de água doce.


Grupo preparado para observação noturna

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Recebemos do Prof. Paulo Andreas Buckup, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro a doação de R$100,00.

Nosso saldo atual é de R$ 569,19.

Em nossa sede, exposto no quadro de avisos, está a disposição de todos os sócios e visitantes, a relação dos recursos recebidos e dos gastos realizados.

Nosso livro caixa está disponível também na Internet.(clique aqui).
Está disponível também em nossa Sede, para consulta de nossos associados, o Estatuto, as Resoluções do Conselho, o livro de atas das reuniões do Conselho Deliberativo e os textos dos projetos aprovados pelo NEMA. Pedimos a nossos visitantes que assinem o livro de presença e deixem seu e-mail para mentermos contato.

BOLETIM INFORMATIVO 38/2007

Enviado em Boletim de Editor | 4 de Julho de 2007 @ 16:03
Logotipo


NOITE DE MAGIA EM CUMURU


A noite de 30 de junho de 2007 foi transformada pelos grupos de cultura popular de Cumuruxatiba em um noite mágica. Foi uma bela forma de comemoração do primeiro aniversário o NEMA.

Encontrar nossa sede ocupada pelos instrumentos do Curumim Batuque já foi o prenúncio, de que finalmente, depois de algum tempo, íamos ser brindado pela percussão maravilhosa desta moçada.


Instrumentos do Curumin Batuque na sede do NEMA

O Grupo de Capoeira Sul da Bahia abriu as festividades ás 18:30hs percorrendo a Av 13 de maio de Sul para Norte, desde o Nosso Espaço até a sede do NEMA, ao encontro do Curumim Batuque.


Capoeira Sul da Bahia vai ao encontro do Curumim Batuque

O Curumim Batuque conduzido por Mestre Aldo, e já incorporando o novo grupo de crianças, preencheu as ruas da cidade com o ritmo inconfundível de sua percussão.


Curumim Batuque levou junto as novas crianças do grupo


Dirigido por Mestre Aldo, jovens dão show de ritmo

A Capoeira Sul da Bahia deu sequência a apresentação do Curumim Batuque, com a apresentação de um aulão de capoeira, sob a orientação de Mestre Teta, na Rua da Matriz.


Os berimbaus e o atabaque marcaram o ritmo


Os jovens exibiram a beleza de seus movimentos no chão


e no ar.


As meninas mostraram que na capoeira não existem preconceitos

Após a Capoeira Sul da Bahia foi apresentada uma fotomontagem com algumas das atividades do NEMA em seu primeiro ano de existência. O som e o vídeo estiveram aos cuidados de nossos incansáveis amigos Ricardo e Klinger.


Projeção com atividades do NEMA foi acompanhada com atenção

Com a colaboração dos comerciantes, a Suêd e Mônica montaram uma barraquinha que distruiu lanches para a moçada que participou das atividades e ainda faturou uma ajuda para o NEMA vendendo refrigerantes e salgados para os presentes. Angêla, Eva e outras pessoas deram uma mãozinha.


Na barraquinha montada por Suêd e Mônica
foi distribuído lanche para os participantes.

Depois do Cinema fomos brindados com um espetáculo de Maculelê apresentado por integrantes do Grupo Capoeira Sul da Bahia.


A bela coreografia do Maculelê


foi um dos pontos alto da festa.

Nossa conselheira Andréia manteve durante toda à noite uma barraquinha para informações sobre o NEMA.


Andreia inscreveu vários novos associados

O grupo de teatro da professora Andriana, formado com alunos do Colégio Algeziro Moura apresentou uma peça sobre os riscos do aquecimento global e da poluição.


Usando material reciclado, meninos mostram sua capacidade rítmica.

A festa foi fechada com chave de ouro com a apresentação do grupo de forró da cidade. O ForróXatiba animou o final da noitada.


Grupo musical ForróXatiba.


PRESTAÇÃO DE CONTAS

Durante a comemoração do aniversário do NEMA, recebemos diversos brindes, que foram sorteados entre os presentes. Queremos agradecer a todos os que cooperaram vendendo e comprando as rifas.

Nossos agradecimentos também para:

Gualberto e Lilian que nos doaram uma antena parabólica. Foi realizada uma rifa com 100 números a R$5,00 cada, sendo apurados R$500,00. - O sorteado foi o Balico.

Esther e Hans da “Pousada É” que nos doaram um pernil assado. Foi realizada uma rifa com 50 números a R$1,00 cada, sendo apurados R$50,00. - O sorteado foi uma visitante do Maranhão.

Ivany da “Pousada das Cores” que doou um arranjo de pé-de-moleques. Foi realizada uma rifa com 25 números a R$1,00 cada, sendo apurados R$25,00. - A sorteada foi a Camila.

Milene e Luiz da “Pousada Rio do Peixe” que nos doaram um bolo de chocolate. Foi realizada uma rifa com 25 números a R$1,00 cada, sendo apurados R$25,00. - A sorteada foi a Adriana, que gentilmente cedeu o bolo para comemorar o aniversário do Fábio.

Rosa e Isabel dos “Restaurantes Asa Branca e Isabel” que nos doaram um frango assado. Foi realizada uma rifa com 25 números a R$1,00 cada, sendo apurados R$25,00. - O sorteado foi o Tibira.

Suêd e Mônica da “Pousada Boa Sorte” que conseguiram doação de diversos comerciantes e montaram uma barraquinha para venda de cachorro-quente e refrigerantes. Além de distribuir gratuitamente aos quase 100 participantes das diversas atividades da noite, e ainda conseguiram arrecadar R$107,00.

Nosso saldo atual é de R$ 469,19.

Em nossa sede, exposto no quadro de avisos, está a disposição de todos os sócios e visitantes, a relação dos recursos recebidos e dos gastos realizados.

Nosso livro caixa está disponível também na Internet.(clique aqui).
Está disponível também em nossa Sede, para consulta de nossos associados, o Estatuto, as Resoluções do Conselho, o livro de atas das reuniões do Conselho Deliberativo e os textos dos projetos aprovados pelo NEMA. Pedimos a nossos visitantes que assinem o livro de presença e deixem seu e-mail para mentermos contato.

BOLETIM INFORMATIVO 37/2007

Enviado em Boletim de Editor | 26 de Junho de 2007 @ 14:36
Logotipo



CONSELHO DELIBERATIVO DO NEMA


O Conselho Deliberativo do NEMA reuniu-se em 23 de junho de 2007 para considerar o pedido de afastamento do Conselho Deliberativo, de nossa Presidente Bia. Estavam presentes os seguintes Conselheiros: Adriana, Alcione, Bia, Camila, Dani, Luisa e Ronaldo. Todos lamentaram a saída da Bia, que sempre foi uma das principais personagens do NEMA. Em conformidade com o que estabelece o § 20, do artigo 170 de nosso Estatuto, foi aprovado por unamidade (6 votos) o nome de nossa sócia fundadora Adréia Ramos para substituir a Bia, no Conselho Deliberativo. Foi acertado ainda que a indicação pelo conselho de novos nomes para a Diretoria Executiva, em conformidade com o inciso do artigo 180 do Estatuto, será realizada em um próxima reunião já com a participação da Andréia.


Dani, Camila, Bia e Adriana durante a reunião

Alcione relatou que está trabalhando na preparação dos jovens do NEMA, para o atendimento visitantes em nossa sede e ficou de estabelecer os mecanismo para utilização da mesma pelo interessados.

Foram aprovadas a admissão de novos associados, em conformidade com o que estabelece o inciso X do artigo 80 do Estatuto do NEMA:
105-Hans Fritsh
106-Milene Fidelis Polato
107-Luiz Romano Polato
108-Ana Paula Candido Madeira
109-Gilberto Martto
110-Eva Koziowska da Fonseca
111-Eduardo Miro de Assumpção
112-

Nossas Boas-Vindas para os novos associados, aguns deles já participavam a bastante tempo das atividades do NEMA e outros estão se incorporando agora!


UM ANO DE NEMA


Está chegando a hora!

No próximo sábado dia 30 de junho, estaremos comemorando o primeiro ano de atividades. Serão apresentadas atividades dos diversos grupos apoidaos pelo NEMAA. O Cine Na Rua vai apresentar uma foto-montagem sobre diversas atividades do NEMA realizadas neste primeiro ano de existência. As 21 horas vamos sortear a antena parabólica doada.. Vendendo todos os bilhetes teremos mais R$500,00 para aplicar nas atividades da entidade.

ESPERAMOS A PRESENÇA DE TODOS!




O Curumim Batuque está abrindo as portas para novos integrantes. Meninos e meninas de 8 a 18 anos, interessados em participar do grupo de percussão, podem inscrever-se com Aldo, Jandinho ou Ednelson


Jandinho orienta os novos participantes

Os ensaios serão realizados aos sábados e domingo, às 15 horas, no Galpão do Curumim, ao lado da Pousada Eliane. O Curumim não cobra nenhuma taxa de seus alunos e portanto precisa do apoio de todos para manter seus intrumentos.

Vamos ajudar este que é um dos mais belos cartões postais de Cumuru!

ARRAIÁ DA ALGEZIRO


Entrada do Arraiá

Na sexta-feira, 22 de junho, relizou-se mais um vez a festa junina da Escola Municipal Algeziro Moura.
Graças a dedicação de seus alunos, professores e funcinários vem sendo mantida esta, que é mais uma das tradições da cidade.


Casamento caipira

O divertido casamento caipira, a animada dança de quadrilha e o tradicional bingo com um porquinho de prêmio. Não faltando a pescaria e as comidas e bebidas de ocasião.


A dança de quadrilha




O Projeto Peixes Meninos está realizando um trabalho de iniciação científica com jovens de Cumuruxatiba. Depois do livro de peixes de água doce do Extremo Sul da Bahia, realizado no ano passado, este ano, eles estão dedicados ao estudo do comportamento e biologia de Rachoviscus graciliceps. Este belíssimo lambari é endêmico desta região e está incluído na lista de animais ameaçados de extinção, elaborada pelo IBAMA.


Grupo visita locais de vida do Rachoviscus graciliceps

Para preservar é preciso conhecer. Hoje estes jovens já distinguem um Rachoviscus graciliceps de outros lambaris e sabem que eles precisam de uma proteção especial e não devem ser pescados em nenhuma hipótese.


Aprendendo um pouco mais sobre peixes de água doce

Os jovens entendem também a importância da preservação dos ambientes onde eles vivem. Esta é a etapa mais difícil. Qual o ambiente favorável a estes lamaris? Como fazer para manter estes locais com as características ideais para sua sobrevivência?


No laboratório do Projeto BioBahia identificam conteúdo estomacal de peixinhos

Estes jovens estão buscando respostas para estas questões. Entendem que não adianta apenas ficar protestando. É preciso agir. E para agir é preciso conhecer. É o que eles estão fazendo.


As anotações de suas observações para elaboração do relatório


PRESTAÇÃO DE CONTAS

Nosso saldo atual é de R$ -210,81.

Em nossa sede, exposto no quadro de avisos, está a disposição de todos os sócios e visitantes, a relação dos recursos recebidos e dos gastos realizados.

Nosso livro caixa está disponível também na Internet.(clique aqui).
Está disponível também em nossa Sede, para consulta de nossos associados, o Estatuto, o livro de atas das reuniões do Conselho Deliberativo e os textos dos projetos aprovados pelo NEMA. Pedimos a nossos visitantes que assinem o livro de presença e deixem seu e-mail para mentermos contato.

Com a saída da Bia, vamos entrar em contato com a Receita Federal para nos informar como proceder para substituição de seu nome pelo de nossa Diretora Administrativo-finaceira Daniele, para retirada de nosso CNPJ.

Este será um passo importante para nossa Entidade poder pleitar a participação em novos projetos que venham beneficiar a Comunidade.

BOLETIM INFORMATIVO 36/2007

Enviado em Boletim de Editor | 18 de Junho de 2007 @ 14:05
Logotipo

UM ANO DE NEMA


No sábado dia 30 de junho, estaremos comemorando o primeiro ano de atividades do NEMA. As 18 horas, frente a Sede do NEMA, o Curumim Batuque estará abrindo as comemorações com seu ritmo inconfundível. Simultaneamente o grupo Capoeira Sul da Bahia, sob comando de Mestre Teta estará se organizando no NossoEspaço, onde realizam seus treinamentos. Os dois grupos irão encontrar-se em frente a Rua da Matriz, onde será realizado um grande aulão pelo grupo da Copoeira.


Curumim Batuque - Projeto de percursão com jovens da cidade

Após o aulão de capoeira, o Cine Na Rua vai apresentar uma foto-montagem sobre diversas atividades do NEMA realizadas neste primeiro ano de existência.


Capoeira Sul da Bahia - Treinamento no NossoEspaço

Na sequência teremos a apresentação de grupos das Escolas de Cumuruxatiba.


Estudantes apresentam banda com instrumentos reciclados

Após a homenagem dos estudantes, teremos a apresentação do tradicional grupo de maculelê.


Maculelê - Apresentação do grupo

A finalização das comemorações ficará a cargo do ForróXatiba - grupo de forró de nossa cidade.


ForróXatiba - Treinamento no NossoEspaço

JANTAR DE SOLIDARIEDADE


No sábado dia 16 de junho, Esther e Hans da Pousada É realizaram um jantar para arrecadação de fundos para os movimentos sócio-culturais de nosso Município.


Esther e Hans patrocinadores do evento

Oferecendo uma maravilhoso jantar com diversos e sofisticados tipos de lasanha e uma mesa de sobremesa de causar inveja a grandes restaurantes, eles encontraram uma forma de ajuda muito fácil para todos.


Mesa de doces

Os cerca de 50 participantes seguramente que se sentiram muito bem retríbuidos pela contribuição de R$10,00, foi um momento de grande descontração e alegria.


Todos participaram de forma muito descontraída

Cada um levou ainda dois quilos de alimentos não perecíveis, que foram doados ao Sr. Hélio de Arruda, presente na ocasião, para um orfanato do Prado (Instituto Nossa Senhora de Nazaré de Ação Social).


O Sr Hélio do Orfanato do Prado, falou da importância da
solidariedade e carinho neste trabalho com crianças

Na ocasião o casal Gualberto e Lilian fizeram a doação para o NEMA de uma antena parabólica. Estamos fazendo uma rifa com esta doação para obtenção de fundo para nossos projetos. Serão 100 números. Cada número custa R$ 5,00. O sorteio será no dia 30, dia da festa do NEMA. Participem!


Alberto e Lilian doaram um parabólica ao NEMA

O valor da contribuição dos presentes mais o arrecadado com um animado bingo que foi realizado na ocasião foram encaminhados para o NEMA (R$492,00) e para o grupo de Bordadeiras da Areia Preta (R$123,00).

No domingo, 17 de junho de 2007, o Projeto “Cine Na Rua” apresentou sua 9a edição.

Seguindo a intenção de levar filmes de qualidade para a população, desta vez tivemos a apresentação de “Diários de motocicleta”, aclamado filme do diretor Walter Sales.

A novidade foi a utilização de um novo telão. Construído pelo empenho dos organizadores do projeto. Com este telão pretendemos ampliar o projeto, realizando exibições nos bairros periféricos de Cumuruxatiba.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O NEMA fiel ao princípio de apoiar todas as iniciativas comunitárias que contribuem para uma melhor qualidade de vida dos moradores de Cumuru, adquiriu os seguintes materiais para o “Curumim Batuque”: 8 talabartes de 2 garras, 2 baquetas de nylon duplo para tamborim, 4 baquetas duplas Liverpool, 4 baquetas triplas Liverpool, 3 pele aro 24″ e 6 baquetas para surdo. O material comprado, no valor de R$209,60, foi entregue ao Aldão, do Raízes Nativas, responsável pelo Grupo.

Foram comprados 6 metros de Bagum fosco e uma cola Amazonas PVC 200G, no valor de R$54,00, para confecção, pelos responsáveis pelo Projeto Cine Na Rua, de um telão para projeção.

Foram realizadas duas doações pela Esther e Hans da Pousada É. Uma de R$240,00, como sobra do valor arrecadado para compra do projetor e outra de R$ 492,00 como resultado do jantar e bingo do dia 16 de junho.

Nosso saldo atual é de R$ -210,81.

Em nossa sede, exposto no quadro de avisos, está a disposição de todos os sócios e visitantes, a relação dos recursos recebidos e dos gastos realizados.

Está disponível também em nossa Sede, para consulta de nossos associados, o livro de atas das reuniões do Conselho Deliberativo e os textos dos projetos aprovados pelo NEMA

Nosso livro caixa está disponível também na Internet.(clique aqui).

O NEMA está tramitando neste momento a retirada de seu CNPJ. Recebemos o original do DBE, da Receita, que está com nossa Presidente, para apresentação no Escritório de Itamaraju, da Receita Federal.

Este será um passo importante para nossa Entidade poder pleitar a participação em novos projetos que venham beneficiar a Comunidade.

Próxima Página »