FALE CONOSCO
logo Clique aqui para conhecer o
Jornal Recomeço
Elaborado pelos presos da Cadeia Pública de Leopoldina - MG


OS DEZ MANDAMENTOS
 

10 mandamentos para juristas modernos:

1º) Buscarás o direito social e coletivo acima do direito particular e individual.

2º) Rejeitarás conceitos jurídicos retrógrados e anteriores a 1985 e 1988, inclusive a forma de concurso jurídico baseada em decorar respostas.

3º) Trabalharás com meios tecnológicos inclusive telefone, Internet, computação, rádio e televisão, visando também formar opinião pública e a justiça de maneira preventiva.

4º) Prevalecerás o direito material sobre o direito processual, e o trabalho jurídico abstrato de buscar soluções sobre o trabalho concreto materializado no processo.

5º) Procurarás formas de soluções de conflitos rápidas e extrajudiciais com resultados sociais e reais.

6º) Serás ético protegendo a sociedade dos maus profissionais em lugar de proteger os maus profissionais.

7º) Delegarás poder e funções jurídicas menos complexas para dinamizar o trabalho, o qual será gerenciado pelo jurista e não apenas executado.

8º) Aplicarás conceitos de administração, marketing, psicologia e ciência política e social juntamente com o conhecimento jurídico, em permanente aperfeiçoamento.

9º) Atuarás com objetividade e produtividade em lugar de prolixidade, priorizando idéias próprias em vez de copiar decisões de tribunais e doutrinas de livros.

10º) Exigirás que as leis sejam alteradas e não apenas cumprirás e interpretarás as leis existentes.

Mandamento único aos conservadores: Modernizarás ou passarás no órgão responsável e pedirás aposentadoria ou demissão e pararás de atrasar o desenvolvimento jurídico no país.

Publicado no Site Direito.com.br

André Luís Alves de Melo é promotor de Justiça em Minas Gerais. Especialista em Processo pela UFU e Mestrando em Direito pela UniFran-SP.