Escolha
 
logo FALE CONOSCO
shunya meditação mestres textos zen dzogchen links

Os Cinco Maravilhosos Treinamentos da Consciência
(anteriormente "Os Cinco Maravilhosos Preceitos")
de Thich Nhat Hanh

(Os Cinco Maravilhosos Treinamentos da Consciência são a interpretação do Mestre Zen Thich Nhat Hanh dos 5 preceitos básicos ensinados pelo Buddha Shakyamuni. O Buddha ofereceu estes preceitos tanto para os monges quanto para os seguidores leigos de forma que eles possam ter diretrizes claras para conduzir suas vidas consciente e alegrremente na senda do despertar Thich Nhat Hanh atualizou os preceitos de forma que eles fiquem belamente apropriados e pertinentes para a sociedade atual. Em seu livro intitulado "Para um Futuro ser Possível ", descreve Thich Nhat Hanh em detalhes como os Cinco Maravilhosos Treinamentos da Consciência podem ser usados por qualquer um no mundo de hoje para criar uma vida mais harmoniosa e tranqüila.)

O Primeiro Treinamento da Consciência:

Atento ao sofrimento causado pela destruição da vida, eu juro cultivar a compaixão e aprender modos para proteger as vidas das pessoas, animais, plantas e minerais. Eu estou empenhado em não matar, não deixar outros matar, e não tolerar qualquer ato de matança no mundo, seja em meus pensamentos, seja em meu modo de vida.

O Segundo Treinamento da Consciência:

Atento ao sofrimento causado pela exploração, injustiça social, roubo e opressão, eu juro cultivar o amor pleno e aprender modos de trabalhar pelo bem estar das pessoas, animais, plantas e minerais. Eu juro praticar a generosidade compartilhando meu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que estão em real necessidade. Eu estou empenhado em não roubar e não possuir nada que deveria pertencer a outros. Eu respeitarei a propriedade dos outros, mas eu procurarei impedir a outros de lucrarem com o sofrimento humano ou com o sofrimento de outras espécies na Terra.

O Terceiro Treinamento da Consciência:

Atento ao sofrimento causado pela má conduta sexual, eu juro cultivar a responsabilidade e aprender modos de proteger a segurança e integridade de indivíduos, casais, famílias e da sociedade. Eu estou empenhado a não me envolver em relações sexuais sem amor e sem um compromisso duradouro. Para preservar a felicidade de mim mesmo e de outros, eu estou determinado a respeitar meus compromissos e os compromissos dos outros. Eu farei tudo em meu poder para proteger as crianças do abuso sexual, e para impedir que casais e famílias sejam separados devido à má conduta sexual.

O Quarto Treinamento da Consciência:

Atento ao sofrimento causado pela fala imprópria e pela inabilidade de escutar aos outros, eu juro cultivar a fala amorosa e a escutar profundamente de modo a trazer alegria e felicidade para outros e assim aliviá-los de seu sofrimento. Sabendo que as palavras podem criar tanto felicidade como sofrimento, eu prometo aprender a falar sinceramente, com palavras que inspirem autoconfiança, alegria e esperança. Eu estou empenhando a não divulgar notícias que eu não saiba serem corretas e a não criticar ou condenar coisas das quais eu não estou seguro. Eu me absterei de articular palavras que possam causar divisão ou discórdia, ou que possam causar danos às famílias ou à comunidade. Eu farei todos os esforços para reconciliar e solucionar todos os conflitos, mesmo os insignificantes.

O Quinto Treinamento da Consciência:

Atento ao sofrimento causado pelo consumo impróprio, eu juro cultivar a boa saúde física e mental, para mim, minha família, e minha sociedade, praticando os atos de comer, beber e consumir de forma consciente. Eu juro ingerir apenas aquilo que preserve a paz, o bem-estar e o prazer em meu corpo, em minha consciência, e no corpo e consciência coletivos de minha família e da sociedade. Eu estou empenhado em não usar álcool ou qualquer outro tóxico, ou ingerir comidas ou outros produtos que contenham venenos, como em certos programas de televisão, revistas, livros, filmes e tipos de conversa. Eu estou consciente de que danificar meu corpo ou minha consciência com estes venenos é trair meus antepassados, meus pais, minha sociedade e as gerações futuras. Eu trabalharei para transformar a violência, o medo, a raiva e a confusão em mim e na sociedade praticando um regime de vida em meu benefício e em prol da sociedade. Eu entendo que um regime de vida correto vem a ser crucial para a auto-transformação e para a transformação da sociedade.

(Excerto de " Para um Futuro Ser Possível: Comentários sobre os Cinco Maravilhosos Preceitos" (1993) por Thich Nhat Hanh, com permissão de Parallax Press, Berkeley, Califórnia. Tradução ao Português por Claudio Miklos a partir do original em Inglês divulgado na Net)