Escolha
 
logo FALE CONOSCO
shunya meditação mestres textos zen dzogchen links

A jóia dos desejosA JÓIA DOS DESEJOS
de Lama Padma Samten
Editora Fundação Peirópolis


Introdução à segunda edição

Seis anos se passaram desde o lançamento da primeira edição de A jóia dos desejos. O budismo expandiu-se enormemente no Brasil nesse período, bem como em todo o Ocidente, O desafio original de beber dessa fonte maravilhosa e usufruir de sua riqueza para benefício de todos os seres permanece vivo.

Este livro não faz uma apresentação convencional do budismo; foi escrito com o objetivo de servir de ponte entre nossa vida cotidiana ocidental e a meditação serena, lúcida e profunda ensinada pelo Buda, de modo que seus ensinamentos se tomem vivos e benéficos em nossa cultura e nossa vida. Nesta segunda edição foi adicionado um capítulo sobre a remoção dos obstáculos que afetam os praticantes que se aprofundam na meditação. Foi acrescentado também um glossário, produzido por Eduardo Padma Dorje Pinheiro. Essa nova versão de A jóia dos desejos foi editada e revisada por Lúcia Brito, a quem agradeço imensamente, pois me alegra perceber o benefício que seu trabalho trará aos leitores.

O texto original surgiu dos encontros semanais na Grande Fraternidade Universal (GFU) de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, após a visita de Sua Santidade o XIV Dalai Lama à cidade em 1992. A inspiração brotou diretamente da motivação para produzir algum tipo de benefício As pessoas presentes em cada encontro. Ao sentar para escrever A jóia dos desejos, imaginei todos aqueles rostos, mas não tenho certeza de que consegui transmitir o mesmo humor daqueles momentos. Ainda assim, espero que este livro sirva para estimular a prática e o contato com o darma entre aqueles que se aproximam desse caminho maravilhoso e raro. Não olhem de modo formal o que esta escrito aqui. Sintam a motivação e tentem entender como isso pode ser aplicado em sua vida.

Ao escrever, pensei também nos muitos seres que uma vez passaram perto de mim, que me olharam com confiança, indiferença ou aversão, e que não pude ajudar por não ter tido clareza nem habilidade. Gostaria muito que este texto fosse de inspiração para eles e também para os que, por alguma razão, sentiram-se afetados ou perturbados por mim. Lembro-me de queridos companheiros do passado. Onde andarão?

Volto o pensamento a todos os seres anônimos, onde quer que estejam, que perderam a vida ou colheram sofrimentos simplesmente devido à minha existência. Dedico ainda este texto a todos os que têm amigos, namorados, filhos, marido, esposa, pai, mãe e que desejam que o darma chegue a eles.

Agradeço de coração aos mestres que progressivamente trouxeram a meus olhos a apreciação da jóia maravilhosa, entre eles Igarashi Roshi (Tokuda San), exemplo da confiança ilimitada no som dos vales. Agradeço especialmente a meu professor mais próximo, Sua Eminência Chagdud Padma Gargyi Wangkhyug, incomparável iogue da ilusão, poderoso senhor da dança, destemido, afetuoso, inspirador, exemplo acabado dos ensinamentos mais sutis de todos os budas; irradiador das bênçãos das linhagens dos seres iluminados e heróis do darma; manifestação de Padmasambava em meio a este mar revolto onde seres vagueiam sem rumo. Que seus ensinamentos perdurem nesta ponta do planeta e frutifiquem, produzindo a liberação de todos nós, de incontáveis seres, de todo o samsara!

Que este livro traga benefícios a todos.

Alegria!

Padma Samten
Caminho do Meio, Viamâo - Rio Grande do Sul