Escolha
 
logo FALE CONOSCO
shunya meditação mestres textos zen dzogchen links

As três voltas do Darma


O Buda Sakiamuni manifestou sempre e de forma completa a sabedoria que libera todos os seres das construções aprisionantes. Ainda assim se diz existir as três classes de ensinamentos caracterizadas pelas três voltas do Darma e Sua Santidade o Dalai Lama afirma claramente que a tradição Vipassana é maravilhosa mas inferior à tradição Vajraiana. Porque?

Quando o Buda manifesta os ensinamentos, cada ser encontra os benefícios segundo sua motivação:

Com os olhos que desejam a liberação, com a motivação de afastar-se do sofrimento e interromper o infindável ciclo de mortes e renascimentos,

1) escuta-se as palavras do Buda e isso origina o Hinaiana.

Com os olhos de compaixão por toda a vida senciente,

2) ouve-se as palavras do Buda e percebe-se seu maravilhoso efeito de liberação, ai os olhos se voltam ao próprio Buda, apreciando-se a sua manifestação de compaixão por todos os seres, sua motivação de produzir benefício e isso origina o Mahaiana.

Com os olhos que reconhecem a compaixão, amor, alegria e equanimidade do Buda,

3) foca-se a origem disso, a mente do Buda, a origem de sua sabedoria, estabilidade, liberdade, aprecia-se sua essência, aprecia-se este ensinamento silencioso e maravilhoso que o Buda dá enquanto suas palavras e gestos se produzem, aprecia-se o conteúdo dos ensinamentos e a motivação destes ensinamentos. Isto tudo junto dá origem ao Vajraiana.

O Hinaiana pratica as instruções do Buda que levam à liberação final. O Mahaiana pratica a instruções e copia o Buda em sua motivação de compaixão e amor. O Vajraiana pratica as instruções do Buda, sua motivação e sua qualidade de iluminação.