Escolha
 
logo FALE CONOSCO
shunya meditação mestres textos zen dzogchen links

Introdução ao Zen-BudismoIntrodução ao Zen-Budismo
de Daisetz Teitaro Suzuki
Editora Pensamento


Prefácio do Autor

Os artigos aqui reunidos foram originalmente escritos para o Novo Oriente, publicado no Japão durante a guerra de 1914 sob a direção editorial de Robertson Scott. O editor sugeriu sua publicação em forma de livro, o que não achei interessante naquela ocasião. Mais tarde, eles constituíram a base da Primeira Série dos meus Ensaios ZEN (1927), que tratam mais ou menos do mesmo assunto.

Recentemente, veio-me a ideia de que os artigos poderiam por fim ser reimpressos em forma de livro. A razão é que os meus Ensaios ZEN são muito pesados para os que desejam ter apenas um conhecimento preliminar do Zen. Não seria, pois, bem recebido por alguns dos meus amigos estrangeiros um trabalho introdutório?

Com esse propósito, revi por inteiro os manuscritos e corrigi os possíveis deslizes encontrados na linguagem ou no material usado.

Entretanto, há ainda alguns pontos que desejaria agora expressar de forma diferente. Deixei-os como estão, pois sua revisão implicaria inevitavelmente uma reorganização de todo o texto. Já que não representam erros, podem continuar como foram escritos.

Caso o livro realmente sirva como uma espécie de introdução ao Zen-Budismo e conduza o leitor ao estudo de meus outros trabalhos, seu objetivo estará plenamente alcançado. Não pretendo dar aqui um tratamento erudito ao assunto em questão.

Recomendo o meu livro Manual do Zen-Budisrno para servir de texto paralelo a esta Introdução.
Kamakura, agosto de 1934

Topo