Escolha
 
logo FALE CONOSCO
shunya meditação mestres textos zen dzogchen links

A Doutrina Zen da Não-MenteA Doutrina Zen da Não-Mente
de Daisetz Teitaro Suzuki
Editora Pensamento


Conhecido no Ocidente por sua famosa série de Ensaios sobre o Zen-budismo, o Dr. Daisetz Teitaro Suzuki (1870-1966), professor de Filosofia Budista na Universidade de Otani, Kyoto, é autor de numerosas obras sobre Budismo, em inglês e japonês. Considérado uma das maiores autoridades em Filosofia Budista e a maior autoridade em Zen-budismo, o Dr. Suzuki é honrado em todo o mundo como uma rara combinação de erudição e de iluminação pessoal.

Pioneiro no ensino do Zen-budismo fora do Japão, escreveu com autoridade, pois não só estudou as obras originais em sânscrito, páli, chinês e japonês, como conhecia o moderno pensamento ocidental através do alemão, do francês e, principalmente, do inglês, idioma que falava e em que escrevia fluentemente. Acima de tudo, porém, mais do que um erudito, ele foi um budista. Embora não fosse monge de nenhuma seita, era homenageado em todos os templos do Japão, pois o conhecimento que tinha das coisas do espírito era direto e profundo.

Este volume, em grande parte dedicado aos ensinamentos de Hui-neng (638-713), engloba em sua totalidade os objetivos e a técnica de treinamento do Zen. De acordo com algumas opiniões, penetra mais profundamente no Zen do que qualquer outra obra do nosso tempo.