Escolha
 
logo FALE CONOSCO
shunya meditação mestres textos zen dzogchen links

SuzukiNADA ESPECIAL - Vivendo Zen
de Charlotte Joko Beck
Editora Saraiva


Viver o zen não é nada de especial: é apenas a vida como tal. O zen é a vida em si, nada mais. Quando buscamos no zen (ou em qualquer caminho espiritual) a realização de nossas fantasias, separamo-nos da terra e do céu, dos nossos seres amados, de nosso coração, pois tais fantasias nos colocam num isolamento temporário. A realidade, no entanto, se insinua de mil maneiras, e a nossa vida se torna uma correria desenfreada, um desespero mudo, melodramas confusos. Distraídos e obcecados, lutando por algo especial, buscamos outro lugar e outro tempo: não o aqui, nem o agora e tampouco o isto - tudo, menos a vida comum, esse... nada de especial.

Em Nada de especial, Charlotte Joko observa: "As coisas são sempre o que são". Esse pensamento não é um conselho de desespero, mas um convite ao contentamento. Vivendo a partir do que somos, saímos de uma vida centrada em nós para uma vida centrada na realidade. Abandonando os pensamentos mágicos, despertando para a mágica do momento atual, damo-nos conta da graça do nada de especial... o zen vivido.

As reflexões de Joko Beck sobre tópicos como luta, sacrifício, separação e vínculos, mudança, conscientização, liberdade e deslumbramento revelam de que maneira a verdadeira espiritualidade não implica uma vida reclusa, separada, mas um mergulhar nas vivências diárias - os sentimentos, os relacionamentos, o trabalho - com consciência, honestidade e integridade. Dotada de uma perspicácia e de um discernimento hoje célebres, esta consagrada mestra ocidental contemporânea apresenta novas dimensões para a simplificação de nosso viver. Com isso Charlotte Joko revela como quando nada é especial tudo pode sê-lo.

Nada de especial fala do atemporal e do perene, com metáforas simples e claras para as coisas comuns e os incidentes do dia-a-dia, iluminando com maravilhoso bom senso a nossa vida.