Escolha
 
logo FALE CONOSCO
shunya meditação mestres textos zen dzogchen links

Dainin KatagiriDainin Katagiri (1928-1990)

Dainin Katagiri (1928-1990) nasceu em Osaka, Japão. Praticou no monastério Eiheiji por três anos com o mestre Eko Hashimoto, e frequentou a Universidade de Komazawa. Em 1963 veio para os Estados Unidos para a Missão Zenshuji Soto Zen em Los Angeles, mudou-se mais tarde para Missão Sokoji Zen e para o Centro Zen de São Francisco, onde auxiliou o mestre Shunryu Suzuki. Em 1982, se tornou o primeiro abade do Centro Zen de Meditação de Minnesota em Minneapolis, onde ele ajudou o desenvolvimento do centro de Hokyoji, na área rural do sudeste de Minnesota. Entre 1984 e 1985 retornou como abade do Centro Zen de São Francisco. Publicou o livro "Returning to Silence" em 1988 (Shambhala, Boston & London, 1988). Este livro foi traduzido para o português como "Retornando para o silêncio" e publicado pela Editora Pensamento. Katagiri Roshi morreu em 1990.

Roshi Katagiri transmitiu o Dharma entre outros para Steve Hagen; Sekijun Karen Sunna; Joen Snyder O 'Neal e Norm Randolph.
O "Minnesota Zen Meditation Center" foi formado quando Dainin Katagiri Roshi, foi convidado para vir a Califórnia em 1972 para ensinar um pequeno mas crescente grupo de estudantes de Minneapolis interessados no Dharma. Depois de sua morte, Sensei Shohaku Okumura serviu como professor responsável interino até a instalação de Karen Sunna, que estudou com Roshi Katagiri, e assumiu a responsabilidade pelo Centro. Karen foi sucedida por Tim Burkett, que durante muito tempo foi aluno de Roshi Katagiri e Roshi Suzuki . Tim se torna o professor responsávela em 1 de novembro de 2002, e é formalmente empossado em 29 de março de 2003, na "Mountain Seat Ceremony"..

Hoje MZMC trabalha para manter uma comunidade vibrante, dedicada ao ensino e prática do Zen budismo. Todo mundo é bem-vindo em MZMC, não importando a experiência na prática. Os iniciantes que podem estar esperando achar um grupo de pessoas exótico no MZMC serão surpreendidos por achar uma sangha formado americanos normais que estão voltados para prática budista. As pessoas que participam em MZMC são encorajados a desenvolver práticas que sejão confortáveis para elas. Essas práticas podem incluir atividades do budismo Soto Zen tradicional, ou atividades em meditações de outras tradições, ou ambos. Os participantes estudam e praticam em seu próprio passo. Existem muitos caminhos para participar. As atividades incluem zazen, conferências, prática de trabalho, retiros, classes e seminários de estudos budistas e sobre tópicos da vida diária.
Livros
Retronando ao Silêncio