Escolha
 
logo FALE CONOSCO
shunya meditação mestres textos zen dzogchen links

GRUPO SHUNYA

APRESENTAÇÃO BUDISMO ATIVIDADES
O grupo 'SHUNYA" de estudos e Práticas Budistas tem como proposta reunir pessoas interessadas em conhecer, estudar e praticar os ensinamentos budistas independente de escolas e linhagens.
Formamos um grupo não sectário aprendendo com todos os mestres, como diz Lama Samten: "Nós estamos em um mandala, diferentes linhagens, diferentes professores, diferente esforços. Todos eles complementam-se uns aos outros"
A nossa finalidade é absorver e experienciar esses ensinamentos e práticas como instrumento para uma melhor compreensão da essência do budismo, despertando assim a mente de iluminação (Bodichitta) para o bem de todos os seres.
Veja também
Budismo Ocidental
Natureza da Mente

BUDISMO

O Budismo é um conjunto complexo de ensinamentos e práticas que se baseiam nos profundos ensinamentos do Bhuda para todos os seres sencientes.
Buda ensinou em três níveis [As três Voltas do Dharma] de acordo com a capacidade dos seus discípulos. Assim, podemos hoje ter acesso a diversas escolas e linhagens e escolher aquela que tivermos mais afinidade.
Quando pregava, Buda não pretendia converter as pessoas mas iluminá-las. Mostrava a seus adeptos que a verdadeira essência dos seres é maior do que as suas identidades.
O Budismo pretende ser uma doutrina racional, aberta e útil àqueles que são capazes de a compreender - embora ultrapasse em muito a lógica dualista - e não àqueles que se contentam em acreditar.
É uma religião de sabedoria, onde conhecimento e inteligência predominam mas também onde é imprescindível a compaixão, sem a qual a iluminação é impossível.

O Budismo trouxe paz interior, felicidade e harmonia a milhões de pessoas durante sua longa história de 2.600 anos. É uma religião prática, devotada a liberar a mente dos condicionamentos de muitas e muitas vidas (karma), que nos impedem de ver que a nossa essência é a essência-Buda - Nós somos Budas - mas, esquecemos disso, não conseguimos ver a luz do sol que brilha por trás das nuvens de nossas imperfeições e delusões. Buda nos indica um caminho para a remoção desses obstáculos encontrando a verdadeira felicidade e a plena liberdade.
Veja também
O que é o Budismo?

Reunião Semanal para Estudo de Textos e Práticas Budistas
  O grupo SHUNYA nos seguintes locais e horários:  
Niterói-RJ    
  Itacoatiara Quartas-feiras às 19:00h (meditação)
Quartas-feiras às 20:00hs (Estudo).
Flávio/Fátima - Fone (21) 2709-2261

GRUPO SHUNYA DE DEBATES

Participem do nosso grupo de debates pela Internet de temas budistas!

Clique aqui para inscrever-se no grupo.
Clique aqui para acessar o grupo.

Tenzin Nandrol
MONJA TENZIN NAMDROL
 

Encontros da Sangha com a MONJA TENZIN NAMDROL em 2009:
27 de abril
25 de maio
22 de junho
27 de julho
24 de agosto
28 de setembro
26 de outubro
23 de novembro
28 de dezembro
Os encontros estão temporariamente suspensos.
Por este motivo não incluímos novas datas

Os encontros acontecem a partir da 9:30hs da manhã.
Estes encontros com a Monja Tenzin realizam-se normalmente no quarto domingo.

ESTÃO TODOS CONVIDADOS
Levar um prato de alimento para refeição com o grupo.
Ligue para confirmar:
(21) 2709-2261 com Flávio ou Fátima
e-mail: shunya@nossacasa.net

Lama Tartchin
Lama Tartchin

Local: Espaço Synthesis - Av. Franklin Roosevelt, 78 . São Francisco . Niterói . Rio de Janeiro
Dia/Hora: Quarta-feiras, às 20h.
Valor: contribuição espontânea
Info: (21) 2704-9454 (Élida ou Silney)

Lama Tartchin (Orlando) começou sua prática e estudo do budismo tibetano em 1989, dentro da linhagem Kagyu, recebendo iniciações e transmissões de vários mestres, e vindo a ser um dos diretores e orientadores do centro Kagyu no Rio de Janeiro entre o período de 1994 a 1999. Em 1998 começou a receber instruções em Mahamudra com seu Lama raiz S.E. Tai Situ Rinpotche. No final de 2000 entrou p/ o tradicional retiro de 3 anos ,3 meses, sob a orientação de Khenpo Kartar Rinpotche, o qual é abade da Karma Triyana Dharmachakra, a sede p/ a América do norte de S.S. 17 Gyalwang Karmapa. No período de 3 anos de retiro, além de completaro currículo das práticas que foram ensinadas e praticadas pelos pais da linhagem : Tilopa , Naropa, Marpa, Milarepa, Gampopa, e ter tido instruções pessoais de Khenpo Kartar Rinpotche, lama Tartchin também recebeu ensinamentos de Traleg Rinpotche,Trangu Rinpotche, Mingyur Rinpotche, Karma Tchagme Rinpotche, Bardor Tulku Rinpotche.


PALESTRAS – LAMA TARTCHIN

A KTT convida todos a participarem das palestra que o Lama Tartchin fará sobre "Introdução ao Budismo", no KTT Gompa, no KTT Niterói e sobre o tema: “As três voltas do Dharma” no Grupo Shunya. Haverá sessões de Perguntas e Respostas, onde Lama Tartchin ensinará sobre os p rincípios fundamentais do budismo, servindo não só aos leigos e principiantes no budismo, mas também aos praticantes mais adiantados.

- Data: 1 de maio no Grupo Shunya.
- Horário: das 16 às 18 horas.
- Incrições: no local e dia do evento.
- Contribuição mínima: R$ 10,00
- Pré-requisito: nenhum.


KTT Gompa Rua Visconde de Caravelas - 115
Humaitá . Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22271-041 . Tel.: (21) 9603 1992 (21) 9603 1992 (21) 9603 1992 (21) 9603 1992 (Cida)


KTT Niterói
Synthesis - Av. Franklin Roosevelt, 78
São Francisco . Niterói . RJ . Tel.: (21) 2704 9454 (21) 2704 9454 (21) 2704 9454 (21) 2704 9454 / 86595504 (Élida)

Centro ZhongDao

Local: Rede de Proteção à Vida - Centro ZhongDao de Estudos Buddhistas - Rua Ary Guanabara, Rua 6 - Casa 12 . Itaipú - Niterói, RJ.
Telefones para contato/inscrição: 2609-0992 (Denise).
Coordenação: Tam Huyen Van (Claudio Miklos).
Dias de Prática:
Terças - de 09:15 às 11:30h - Meditação Zazen, Kin-Hin ou Relaxamento.
Quintas - de 18:15 às 20:00h - Meditação Zazen, Kin-Hin ou Relaxamento; Dharma Talk.

O Centro ZhongDao é o primeiro espaço buddhista oficialmente associado ao Colegiado Buddhista Brasileiro na região do Rio de Janeiro.

Durante as sessões de meditação da Plena Consciência, serão ministrados os seguintes tipos de estudos e práticas:

MEDITAÇÃO SENTADA (ZAZEN)

Esta prática consiste em sessões de meditação em silêncio, com atenção à respiração e harmonização das percepções internas e externas, na posição de lótus ou semi-lótus.

MEDITAÇÃO ANDANDO (KIN-HIN)

Está prática consiste em sessões de meditação utilizando-se a técnica da caminhada consciente, com atenção à respiração e harmonização das percepções internas e externas. Caminha-se dentro do ritmo "uma inspiração, um passo; uma expiração, outro passo", procurando o praticante estar atento ao toque dos pés no solo, a solidez dos passos e a harmonia do Aqui e Agora. Esta prática é feita no salão de meditação, mas também serão oferecidas práticas ao ar livre.

RELAXAMENTO ZEN

Esta prática consiste em sessões de relaxamento utilizando-se técnicas de auto-observação dirigidas preconizadas pelo Mestre Thich Nhat Hanh, dentro da tradição de ensinamentos de Buddha, enfocando diversos aspectos do exercício de Plena Consciência, tais como: Relaxamento sobre o Vazio do Nome-e-Forma, Relaxamento para Cura e Alívio, Relaxamento sobre o Contato com a Impermanência, Relaxamento da Profunda Observação do Ser, etc.

DHARMA TALK

Este prática consiste em sessões de palestras, estudos e debates sobre os ensinamentos básicos de Buddha. São lidos ou comentados trechos de Sutras, Livros ou Pensamentos buddhistas. Também tradicionalmente lê-se uma vez por mês os Cinco Treinamentos da Plena Consciencia, ou os Quatorze Preceitos da Ordem da Integração dos Seres (InterSer), da escola Tiep Hien.