Escolha
 
logo FALE CONOSCO
shunya meditação mestres textos zen dzogchen links

O LIVRO TIBETANO DO VIVER E DO MORRER
de Sogyal Rinpoche
Editora Palas Athena


O Livro Tibetano do Viver e do Morrer, além de ser uma obra notável e abrangente, aproxima a sabedoria milenar do Tibete à moderna pesquisa sobre a morte, o morrer e a natureza do universo. Com uma competência sem precedentes, o mestre de meditação budista e conferencista internacional Sogyal Rinpoche torna acessível a majestosa visão da vida e da morte que permeia o clássico Livro Tibetano dos Mortos.

Sogyal Rinpoche apresenta práticas simples, mas poderosas, oriundas da tradição tibetana, que qualquer um – não importa a formação ou religião que professe – pode realizar para transformar sua vida, preparar-se para a morte e auxiliar os que estão morrendo. Destaca a esperança que há na morte: indo além da negação e do medo, podemos descobrir aquilo que há em nós de imutável, e que nos faz sobreviver ao fim. Oferece ainda uma introdução lúcida e inspiradora à prática da meditação, ao carma e ao renascimento, bem como às provações e recompensas do caminho espiritual.

O aconselhamento sobre como cuidar com amor e compaixão dos que estão morrendo, proporcionando-lhes conforto e segurança espirituais, é um dos temas centrais desta obra, onde o autor expõe a experiência de quase-morte sob a perspectiva da tradição tibetana. Analisa com detalhes os estados de consciência pós-morte – os bardos – que são motivo de curiosidade e investigação de artistas, psicólogos, médicos e filósofos ocidentais desde a publicação do Livro Tibetano dos Mortos, em 1927.

Além de ser uma obra-prima espiritual, é também um manual, um guia, um livro de referência, uma fonte sagrada de inspiração que foi escrita com o propósito de convidar a todos para serem "servidores da paz", trabalhando neste mundo com alegria, sabedoria e compaixão e, desse modo, participar na defesa do futuro da humanidade.

Índice
Prólogo - Por Sua Santidade o Dalai Lama
Prefácio

Primeira parte: VIVER
1. No espelho da morte
2. Impermanência
3. Reflexão e mudança
4. A natureza da mente
5. Trazendo a mente para casa
6. Evolução, carma e renascimento
7. Bardos e outras realidades
8. Esta vida: o bardo natural
9. O caminho espiritual
10.A essência mais profunda

Segunda parte: MORRER
11. Conselho de coração para quem auxiIia os que estão morrendo
12. Compaixão: a Jóia-que-realiza-os-desejos
13. A ajuda espiritual aos que vão morrer
14. As práticas para a morte
15. O processo de morrer

Terceira parte: MORTE E RENASCIMENTO
16. A base
17. Radiância intrínseca
18. O bardo do vir-a-ser
19. Ajuda após a morte
20. A experiência de quase-morte: uma escada para o céu?

Quarta parte: CONCLUSÃO
21. O processo universal
22. Servidores da paz

Apêndices:
I. Meus mestres
II. Perguntas sobre a morte
III. Duas histórias
IV. Dois mantras