Sobre

SHUNYA

O Grupo de Estudos e Práticas Budistas, não é um grupo comprometido com alguma tradição religiosa, sua proposta é reunir pessoas interessadas em conhecer, estudar e praticar o autoconhecimento. É possível encontrar em nossas reuniões adeptos do Theravada, do C’han, do Zen, do Mahayana, do Vajrayana, do Dzogchen e também de outras tradições religiosas, e esotéricas, inclusive ateus e aqueles que não tem nenhuma religião, estudando e praticando juntos.

A nossa finalidade é ultrapassar o conhecimento apenas conceitual, e as fixações em pontos de vista limitados. Não nos prendemos às palavras, mas procuramos compreender seu significado para realizar a nossa natureza verdadeira, o Estado Primordial, para o bem de todos os seres.

O grupo ‘SHUNYA” de estudos e Práticas Budistas tem como proposta reunir pessoas interessadas em conhecer, estudar e praticar os ensinamentos budistas independente de escolas e linhagens.

Formamos um grupo não sectário aprendendo com todos os mestres, como diz Lama Santem: “Nós estamos em um mandala, diferentes linhagens, diferentes professores, diferente esforços. Todos eles complementam-se uns aos outros

A nossa finalidade é absorver e experienciar esses ensinamentos e práticas como instrumento para uma melhor compreensão da essência do budismo, despertando assim a mente de iluminação (Bodichitta) para o bem de todos os seres.


BUDISMO

O Budismo é um conjunto complexo de ensinamentos e práticas que se baseiam nos profundos ensinamentos do Bhuda para todos os seres sencientes.

Buda ensinou em três níveis As três Voltas do Dharma de acordo com a capacidade dos seus discípulos. Assim, podemos hoje ter acesso a diversas escolas e linhagens e escolher aquela que tivermos mais afinidade.

Quando pregava, Buda não pretendia converter as pessoas mas iluminá-las. Mostrava a seus adeptos que a verdadeira essência dos seres é maior do que as suas identidades.

O Budismo pretende ser uma doutrina racional, aberta e útil àqueles que são capazes de a compreender – embora ultrapasse em muito a lógica dualista – e não àqueles que se contentam em acreditar.

É uma prática de sabedoria, onde conhecimento e inteligência predominam mas também onde é imprescindível a compaixão, sem a qual a iluminação é impossível.

O Budismo trouxe paz interior, felicidade e harmonia a milhões de pessoas durante sua longa história de 2.600 anos. É uma religião prática, devotada a liberar a mente dos condicionamentos de muitas e muitas vidas (karma), que nos impedem de ver que a nossa essência é a essência-Buda – Nós somos Budas – mas, esquecemos disso, não conseguimos ver a luz do sol que brilha por trás das nuvens de nossas imperfeições e delusões. Buda nos indica um caminho para a remoção desses obstáculos encontrando a verdadeira felicidade e a plena liberdade.

Site: http://www.nossacasa.net/shunya
e-mail: shunya@nossacasa.net

Print Friendly, PDF & Email

3 ideias sobre “Sobre

  1. Bom dia, procurando algumas respostas e um budismo simples
    encontrei este site maravilhoso, vi que são do Rio de Janeiro e sou
    de Valinhos 80 km de SP , gostaria de saber se posso estudar pela
    net e manter contato, seria possível? muito obrigado
    pelo que vocês já nos oferecem pelo site, ótimo domingo
    a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *