Dainin Katagiri


Dainin Katagiri (1928-1990)

Dainin Katagiri (1928-1990) nasceu em Osaka, Japão. Praticou no monastério Eiheiji por três anos com o mestre Eko Hashimoto, e frequentou a Universidade de Komazawa. Em 1963 veio para os Estados Unidos para a Missão Zenshuji Soto Zen em Los Angeles, mudou-se mais tarde para Missão Sokoji Zen e para o Centro Zen de São Francisco, onde auxiliou o mestre Shunryu Suzuki. Em 1982, se tornou o primeiro abade do Centro Zen de Meditação de Minnesota em Minneapolis, onde ele ajudou o desenvolvimento do centro de Hokyoji, na área rural do sudeste de Minnesota. Entre 1984 e 1985 retornou como abade do Centro Zen de São Francisco. Publicou o livro “Returning to Silence” em 1988 (Shambhala, Boston & London, 1988). Este livro foi traduzido para o português como “Retornando para o silêncio” e publicado pela Editora Pensamento. Katagiri Roshi morreu em 1990.
Roshi Katagiri transmitiu o Dharma entre outros para Steve Hagen; Sekijun Karen Sunna; Joen Snyder O ‘Neal e Norm Randolph.


O “Minnesota Zen Meditation Center” foi formado quando Dainin Katagiri Roshi, foi convidado para vir a Califórnia em 1972 para ensinar um pequeno mas crescente grupo de estudantes de Minneapolis interessados no Dharma. Depois de sua morte, Sensei Shohaku Okumura serviu como professor responsável interino até a instalação de Karen Sunna, que estudou com Roshi Katagiri, e assumiu a responsabilidade pelo Centro. Karen foi sucedida por Tim Burkett, que durante muito tempo foi aluno de Roshi Katagiri e Roshi Suzuki. Tim se torna o professor responsável em 1 de novembro de 2002, e é formalmente empossado em 29 de março de 2003, na “Mountain Seat Ceremony”.


Livros
Retornando ao Silêncio