Principais Mestres
De Tilopa, os ensinamentos passaram a Naropa (1016-1100), de Naropa a Marpa (1012-1097), que introduziu a escola no Tibete, de Marpa a Milarepa (1040-1123). Milarepa tornou-se o mais popular mestre vajra para o povo tibetano. Foi um discípulo de Milarepa, Gampopa, quem sistematizou os ensinamentos do Mahamudra.
A linhagem Mahamudra de Tilopa e Naropa é chamado de “linhagem direta” ou “perto linhagem” como é dito que Tilopa recebeu esta realização Mahamudra diretamente do Dharmakāya Buda Vajradhara e isso foi transmitido somente através Naropa a Marpa.
A “linhagem distante” do Mahamudra é dito ter vindo de Buda na forma de Vajradara através de encarnações dos bodhisattvas Avalokitesvara e manjusri para Saraha , depois de ele através de Nagarjuna, Shavaripa e Maitripada a Marpa. Os ensinamentos de Mahamudra Saraha que Maitripa transmitidos para Marpa incluem o “Essência Mahamudra” ( Wylie : snying phyag po’i chen ) onde Mahamudra é introduzida directamente, sem depender de raciocínio filosófico ou práticas yóguicas.
De acordo com alguns relatos, em sua terceira viagem à Índia Marpa também se reuniu Atisa (982-1054), que mais tarde veio ao Tibete e ajudou a fundar a Kadam linhagem
As quatro escolas maiores
A escola Kagyü se subdivide em quatro escolas fundadas por discípulos de Gampopa, conhecidas como as quatro escolas maiores. São elas:
Karma Kagyü, cujo fundador foi Düsum Khyenpa (1110-1193), considerado o 1° Karmapa;
Barom Kagyü, fundada por Barompa Darma Wangchug;
Tsalpa Kagyü, fundada por Zangyu Dragpa Darma Drag ou, simplesmente, Zhang Rinpoche;
Pagdru Kagyü, fundada por Pagmo Drupa Dorje Gyalpo. Dessa escola surgiram oito subdivisões, conhecidas como as oito escolas menores.
Ensinamentos
O ensinamento do Mahamudra integra a visão da vacuidade com a da clara luz, percebendo diretamente a realidade última.
O ensinamento do Chöd leva a cortar as ilusões mentais e os obstáculos materiais.
As seis yogas de Naropa ensinam a controlar a energia sutil:
Tummo: eleva a temperatura do corpo, realizando o grande êxtase da vacuidade
Corpo ilusório: realização de um corpo dotado de qualidades búdicas
Sonhos: preservar a consciência nos sonhos, realizando a visão do mundo como um sonho
Clara Luz: perceber a realidade última da mente
Bardo: meditação que permite alcançar a realidade última no estado intermediário (bardo) entre a morte e o renascimento
Po’wa: permite transferir a consciência, após a morte, a uma terra pura de um Buddha.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Kagyu