Sakya

A escola Sakya (tibetano : ས་ སྐྱ་ , Wylie : sa skya , “terra pálida”) é uma das quatro principais escolas do budismo tibetano, sendo as outras a Nyingma , Kagyu e Gelug. É uma das ordens da Red Hat, juntamente com o Nyingma e Kagyu.

Origens

Mosteiro Sakya

O nome Sakya (“terra pálida”) deriva da paisagem cinzenta e única de Pompori no sul do Tibete, perto de Shigatse, onde o Mosteiro Sakya, o primeiro mosteiro desta tradição, e a sede da Escola Sakya foi construído por Khon Konchog Gyalpo (1034 -1102) em 1073.

A tradição Sakya desenvolvida durante o segundo período de tradução de escrituras budistas do sânscrito para o tibetano no final do século XI. Foi fundada por Drogmi, um famoso estudioso e tradutor que tinha estudado na Vikramashila diretamente sob Naropa, Ratnākaraśānti, Vagishvakirti e outros grandes panditas da Índia, por doze anos.

Khon Konchog Gyalpo tornou-se discípulo de Drogmi sobre o conselho de seu irmão mais velho.

A tradição foi estabelecida pelos “Cinco Supremo Veneráveis Mestres” começando com o neto de Khonchog Gyalpo, Sachen Kunga Nyingpo, que ficou conhecido como Sachen, ou “Grande Sakyapa”:

Sachen kunga nyingpo (1092-1158)
Sonam Tsemo (1142-1182)
Jetsun Dragpa Gyaltsen (1147-1216)
Sakya Pandita (1182-1251)
Drogön Chögyal Phagpa (1235-1280)

Buton Rinchen Drub (1290-1364) foi um importante estudioso e escritor e um dos historiadores mais célebres do Tibete. Outros estudiosos notáveis da tradição Sakya são os chamados “Seis Ornamentos do Tibet:”

Yaktuk Sangyey Pal
Rongtön (1367-1449)
Ngorchen Kunga Zangpo
Zongpa Kunga Namgyel
Gorampa (1429-1489)
Sakya Chokden (1428-1507)

A liderança da escola Sakya é transmitida através de um sistema hereditário entre os membros masculinos do ramo Sakya da família Khon.

Sakya Pandita

Sachen, o primeiro dos cinco mestres supremos, herdou uma riqueza de doutrinas tântricas de diversos tradutores tibetanos ou “lotsawas” que tinham visitado a Índia: os mais importantes Drokmi Lotsawa, Bari Lotsawa e Mal Lotsawa . De Drokmi vem o ensinamento supremo de Sakya, o sistema de Lamdre “Caminho e seu fruto” decorrente da Mahasiddha Virupa baseado no Hevajra Tantra. Mal Lotsawa apresentou a Sakya, o esotérico Vajrayoguini, linhagem conhecida como “Naro Khachoma.” De Bari Lotsawa vieram inumeráveis práticas tântricas, a principal foi o ciclo de práticas conhecido como o One Hundred Sadhanas. Outras transmissões importantes que fazem parte do currículo espiritual Sakya incluem os ciclos dos tantras Vajrakilaya , Mahakala e Guhyasamaja.

O quarto patriarca Sakya, Sakya Pandita, foi notável por sua erudição excepcional e compôs muitos textos importantes e influentes no sutra e tantra, incluindo “Meios de Cognição Válida: Um Tesouro de raciocínio” (Wylie : tshad ma plataformas gter), “esclarecendo o Intenção do sábio”(Wylie : thub pa dgongs gsal) e “Discriminar os três votos”(Wylie : sdom gsum rab dbye).

O principal sistema de Dharma da escola Sakya é o “Caminho com seu resultado” (Wylie : lam Dang ‘BCA sutiãs bu), que é dividido em duas linhagens principais, ‘Explicação para a Assembléia'(Wylie : tshogs bshad) e ” explicação para os Discípulos”(Wylie : slobs bShad).

O outro grande sistema da escola Sakya é o “Naropa Explicação para os discípulos” (Wylie : nā ro mkha spyod Slob bshad).

Subescolas

No devido tempo, duas subseitas surgiram a partir da principal linhagem Sakya,

Ngor, fundada em Tsang por Ngorchen Kunga Zangpo (1382-1457).
A escola Ngor é centrado em Ngor Evam Choden mosteiro. Ela representa 85% da escola Sakyapa e a maioria, se não todos os mosteiros na Índia são Ngorpa, além do mosteiro de Sakya Trizin.

Tshar, fundada por Tsarchen Losal Gyamtso (1496 – 1560 ou 1502-1556).
Haviam três “mosteiros mãe” na escola Sakya: Mosteiro Sakya , fundada em 1073, Ngor Evam Choden , fundada em 1429, e Phanyul Nalendra em Phanyul, norte de Lhasa, fundada em 1435 por Kuntchen Rongten.
Nalendra tornou-se a casa da ‘linhagem do sussurro’ da escola Tshar.

A tradição Bodongpa, fundada por Bodong Panchen Chögle Namgyel [1376 1451], é considerada por alguns estudiosos como sendo uma sub-seita da tradição Sakya.

Senhorio feudal sobre o Tibete

O Tibete dentro da dinastia Yuan sob o departamento de nível superior conhecido como o Bureau of budista e Assuntos Tibetanos (Xuanzheng Yuan).

A conquista Mongol do Tibete começou após a fundação do Império Mongol no início do século XIII. Em 1264, o reino feudal do Tibete foi passado a Drogön Chögyal Phagpa por Kublai Khan, fundador da dinastia Yuan. Lamas Sakya, junto com Preceptores Sakya imperiais continuaram a servir como vice-reis ou administradores do Tibete em nome dos imperadores Yuan por quase 75 anos. Após a morte de Phagpa em 1280, a dinastia Yuan foi muito enfraquecida pela Red Turban Rebellion nos 1350s, uma década antes da dinastia Ming fundada pelos chineses Han que derrubou domínio mongol na China.

Os líderes do regime Sakya foram os seguintes.

Drogön Chögyal Phagpa 1253-1280
Dharmapala Raksita 1280-1282, d. 1287
Jamyang Rinchen Gyaltsen 1286-1303
Zangpo Pal 1306-1323
Khatsun namkha lekpa gyaltsen 1325-1341
Jamyang Donyo Gyaltsen 1341-1344
Lama Dampa Sonam Gyaltsen 1344-1347
Lotro Gyaltsen 1347-1365

Os Sakya atualmente

A cabeça da escola Sakya, conhecido como Sakya Trizin (“detentor do trono Sakya”), é sempre tirada da linha masculina da família Khon. O presente Sakya Trizin, Ngawang Kunga Tegchen Palbar Trinley Samphel Wanggi Gyalpo, nascido em Tsedong em 1945, é o quadragésimo primeiro a ocupar esta função.
41º Sakya Trizin é a reencarnação de dois grandes mestres tibetanos: a lama Nyingmapa conhecido como Apong Terton (Orgyen Thrinley Lingpa), que é famoso por seu ciclo de Tara Vermelha, e seu avô, o 39º Kyabgon Sakya Trizin Dhagtshul Thrinley Rinchen (1871-1936 ). Hoje, ele reside em Rajpur, Índia, juntamente com sua esposa, Gyalyum Kushok Tashi Lhakyi, e dois filhos Ratna Vajra Rinpoche e Gyana Vajra Rinpoche. Ratna Vajra sendo o filho mais velho Rinpoche, é o detentor da linhagem e é casado com Dagmo Kalden Dunkyi Sakya e Gyana Vajra Rinpoche é casado com Dagmo Sonam Palkyi Sakya.

Tradicionalmente a sucessão hereditária alterna entre os dois palácios Sakya desde (1034-1102) reinado de Khon Könchok Gyelpo. O Ducho sub-dinastia de Sakya sobrevive dividido em dois Palácios, o Dolma Phodrang e Phuntsok Phodrang. Sakya Trizin é a cabeça da Dolma Phodrang. Jigdal Dagchen Sakya (1929-2016) era o chefe da Phuntsok Phodrang, e viveu em Seattle, Washington, onde ele co-fundou um Monatério Sakya do budismo tibetano com Dezhung Rinpoche III, e construiu o primeiro monastério budista tibetano nos Estados Unidos. O pai de Dagchen Sakya foi o anterior Sakya Trizin, Trichen Ngawang Thutog Wangchuk, titular trono de Sakya, e sua mãe Dechen Drolma. Dagchen Sakya era casado com ela Eminência Dagmo Jamyang Kusho Sakya; eles têm cinco filhos e vários netos.

O Movimento Rime

O Movimento Rimê é uma escola de pensamento budista fundada no Tibete oriental durante o final do século XIX principalmente por Jamyang Khyentse Wangpo e Jamgon Kongtrul, este último sendo geralmente considerado o fundador propriamente dito. Busca unificar as várias tradições e filosofias em uma escola de pensamento coerente e é responsável por um grande número de compilações de escrituras.


Fonte: https://pt.qwe.wiki/wiki/Sakya



Print Friendly, PDF & Email