Hogen Daido Yamahata


Hogen Daido Yamahata (1935-)
Referências
Biografia

Referências1

Roshi Hogen Daido Yamahata foi abade do Templo Chogen-ji no Japão. Foi professor e responsável pelo Open Way Association, na Austrália. O mestre Zen Hogen também deu ensinamentos na Inglaterra, Espanha e Portugal.

Roshi Hogen Daido Yamahata foi um dos sucessores do Dharma de Roshi Tangen Harada.


Biografia2

O mestre Zen Hogen começou seu jornada epiritual como um adolescente, vagando na zona rural japonesa de monastério até eremita à procura da verdade última. Levando algumas posses, ele visitou uma grande variedade de mestres notáveis, nas tradições Rinzai e Soto. Depois de muitos anos de busca, ele encontrou um monge enigmático, que, em resposta para uma pergunta sincera sobre o significado da vida, gritou “isto é isto!”. Aquele monge era Roshi Tangen Harada, o Abade profundamente respeitado do Monastério Bukokuji, e tornou-se o mestre de San Hogen. Hogen escreveu também sobre o koan de sua vida.

Após vinte anos, depois de um tempo de retiro solitário, San Hogen assumiu a responsabilidade por um templo Soto desocupado. Ele está localizado em uma comunidade de agricultura tradicional próxima ao pé de Monte Fuji. Lá ele continuou a levar um estilo de vida simples com sua esposa, crianças e alguns discípulos. O horário diário consiste em meditação, ioga, jardinagem corrente e orgânica. Quando não administrando as necessidades religiosas de sua aldeia, San Hogen corresponde com muitos amigos e estudantes mundiais, entre eles artistas principais, humanitarians e filósofos.


    Notas:

  1. Extraído de “Zen Buddhism – Hakuin School”
    (www.ciolek.com/WWWVLPages/ZenPages/Hakuin.html).
  2. Extraído de http://www.openway.org.au/.