Jayata

Jayata
Transmissão de Kumarata/Transmissão para Vasubandhu

O Vigésimo Patriarca


Transmissão de Kumarata
2

20. De Kumarata para Jayata
[Shayata]

Jayata conhecia muito bem os
ensinamentos de Buddha, mas ainda tinha muitas dúvidas a respeito do
karma. Então, o mestre Kumarata explicou:

Você ainda não percebeu
que as estruturas morais do karma, coerentes como são, manifestam-se apenas
pelo senso delusório da separação. O sentido de separação resulta da
consciência sujeito-objeto, que por sua vez resulta da ignorância. Esta teia
de aparente causalidade vislumbra dentro do espaço da mente pura, a extensão
infinita que não experimenta nem a originação nem a cessação. A mente pura,
livre da atividade e da identidade, é portanto livre de quaisquer resultados
que possam aparecer do karma, tanto superiores quanto inferiores. A mente pura
é dinâmica e penetrante; porém, é essencialmente tranqüila. No momento em que
você assimilar esta verdade, você será exatamente o mesmo com todos os buddhas
do espaço e do tempo. Você verá as condições chamadas de boas ou ruins, assim
como a extensão incondicionada que está além do “bem” e do “mal”, como sendo
sonhos vívidos e insubstanciais.

Assim, Jayata extinguiu suas
dúvidas e realizou a perfeição da sabedoria.


Transmissão para Vasubandhu
2

21. De Jayata para
Vasubandhu

Vasubandhu era um monge com muitos
seguidores, venerado antes mesmo de nascer. O mestre Jayata entrou em sua sangha
como um mendigo e perguntou:

Jayata:
Vasubandhu é muito puro, mas será que ele vai despertar
completamente?
Monges: Ele já um desperto.
Jayata: O
mestre de vocês ainda está longe do despertar completo. Ele pode continuar a
praticar a disciplina severa e a promulgar definições rigorosas por várias
eras mas, sem o despertar completo, estes esforços só plantarão sementes de
divisão, de importância, de obsessão, de limitação.
Monge superior:
Que poder espiritual você acumulou, sábio errante, para poder avaliar o nosso
mestre?
Jayata: Nunca segui o caminho da evolução; então, não sou
dividido. Nunca venerei os buddhas; então, não sou importante. Nunca pratiquei
a meditação silenciosa; então, não sou obsesso. Nunca coloquei limites; então,
não sou limitado. Simplesmente permanecendo em sua natureza verdadeira, minha
mente já é o despertar completo.

Vasubandhu, que estava por perto,
também ouviu isso e compreendeu que sua verdadeira natureza também era o
completo despertar.


  1. Extraído de www.dharmanet.com.br



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