Nagarjuna

NagarjunaNagarjuna
Referências/Biografia/Transmissão de Kapimala/
Transmissão para Aryadeva/Textos de Nagarjuna/Textos sobre Nagarjuna

O Décimo Quarto Patriarca


Referências
1

Nagarjuna (Nagyaarjuna), 2nd-3º Século. O Décimo quarto Patriarca Hindu. Um anterior exponente do ensinamento Madhyamika, que enfocava as implicações do Sunyata (Vazio) em todas as categorias conceptuais/experienciais, cortanto em essência o substancialismo do Abhidharma. O ensino de Nagarjuna é aclamado tão universalmente que
virtualmente todos os mais recentes movimentos do Mahayana o reivindicam como um Patriarca. Ver Denkoroku Capítulo 15.



Biografia

Nagarjuna
(aproximadamente 150-250 DC)
(Fonte: Dicionário de Termos e Conceitos Budistas)

Um estudioso Mahayana da Índia Meridional que se pensa ter vivido entre 150 e 250 DC. De acordo com Fuhozo Innen Den, ele foi o décimo quarto de vinte e quatro sucessores de Shakyamuni. Nascido de uma família de Brâmane, ele no princípio estudou o budismo Hinayana mas mais tarde converteu-se em Mahayana. De acordo com Ryuju Bosatsu Den (Vida do Bodhisattva Nagarjuna), uma tradução chinesa de Kumarajiva feita sobre ele). Ele estudou os ensinamentos Mahayana com um velho monge no Himalaya e converteu-se ao Mahayana. Depois disso Nagarjuna viajou pela Índia para dominar todos Sutras Mahayana. O Ryuju Bosatsu Den diz que ele obteve a mais profunda e secreto escritura no palácio do rei dragão, e realizou a Lei estudando esta escritura e entrando em meditação. Ele escreveu comentários sobre um grande número Sutras Mahayanas e organizou a fundação teórica do pensamento Mahayana, deste modo dando uma contribuição inestimável para seu desenvolvimento. Ele é especialmente conhecido por sua sistematização da doutrina da não substancialidade (Jap ku). Seus tratados incluem o Chu Ron, o Daichido Ron, a Jujubibasha Ron e o Junimon Ron. Sua filosofia foi chamada de doutrina Madhyamika (Meio). Como sua doutrina é integralmente para o budismo Mahayana, Nagarjuna é venerada é o fundador das oito seitas (Kusha, Jojitsu, Ritsu, Hosso, Sanron, Kegon, Tendai e Shingon). Em seus últimos anos ele viveu em Bhramaragiri na parte superior do Rio de Kistna e treinou discípulos, transferindo os ensinamentos para Aryadeva. Shingon o considera como o terceiro patriarca do ensinamento esotérico seguindo a Dainichi Buda e Kongosatta. A seita esotérica Shingon afirma que Nagarjuna transferiu o ensinamento exotérico para Aryadeva e o ensinamneto esotérico para Nagabodhi, o quarto patriarca daquela seita.



Transmissão de Kapimala
2

14. De Kapimala para Nagarjuna

O monge Nagarjuna era um grande conhecedor do buddhismo. Certa vez, seu mestre, Kapimala, ganhou uma jóia preciosa de outra dimensão, do reino das nagas.

Nagarjuna: Esta jóia, brilhante e mágica, tem forma ou não?
Kapimala: Você ainda está obcecado por dualismos, “com forma” e “sem forma”. Por que você não percebe esta jóia diretamente? Ela não tem forma, nem é sem-forma. Além disso, ela nem mesmo é uma jóia.

Nagarjuna percebe a forma da
não-forma, a jóia que não é uma jóia, e realiza o caminho.


Transmissão para Aryadeva
2

15. De Nagarjuna para
Aryadeva

Aryadeva foi a uma audiência com o mestre Nagarjuna, esperando que fosse admitido como discípulo. O mestre pediu para colocarem um pote d’água diante de Aryadeva, que jogou uma agulha no pote e o devolveu a Nagarjuna. Ambos começaram a rir, e Aryadeva realizou a perfeição da sabedoria.

  1. Extraído de “Ensinos do Mestre Zen Anzan” Roshi(texto compilado pelo Ven. Jinmyo Fleming ino e traduzido ao Português por Claudio Miklos.
  2. Extraído de www.dharmanet.com.br

Textos de Nagarjuna
Vinte Versos Mahayana
Prece de Sete Ramos
Homenagem à Perfeição da Sabedoria
Estado Superior e Bondade Suprema


Textos sobre Nagarjuna
O Cerne da Madhyamaka de Nagarjuna
Sobre Dhyana (Ch ‘an/Zen) Meditação e Desejos
Mestre do Caminho do Meio
Madhyamaka e Nagarjuna
Nagarjuna, Carta a um amigo com o comentáriodo Venerável Rendawa, Zhön-nu Lo-drö
Nagarjuna por Dan Lusthaus
A Vida de Nagarjuna por Georg Feuerstein
A natureza fundamental e a perfeição da sabedoria



Print Friendly, PDF & Email