Nan-yueh Haui-jang (677-744)
Nanyue Huairang (Nan-yueh Hai-jang, Nangaku Ejo)
Sucessão1
Nan-yueh Haui-jang (Nangaku Ejo) foi um mestre ch’an, sucessor do Dharma de Hui-neng
Transmitiu o Dharma para Ma-tsu.
Deu origem a segunda mais importante linhagem do Zen. O Rinzai, derivado desta linhagem, é ainda muito popular até hoje
Referências2
Dahui (Ta-hui, Daie) é um honorífico póstumo. Um Herdeiro de Dharma do Sexto Patriarca, Hui-neng, Irmão de Dharma de Qingyuan Xingsi.
Duas das Cinco Casas do Ch’an clássico originam-se de sua Transmissão:
- Escola Rinzai (Linji), estabelecida por Linji Yixuan (Rinzai Gigen; d. 867) descendente de Nanyue de Huairang.
- Escola de Igyo (Guiyang)estabelecida por Guishan Lingyou (Isan Reiyu, 771–853) descendente de Nanyue de Huairang e seu discípulo Yangshan Huiji (Kyozan Ejaku; 807–883).
Seu Herdeiro de Dharma foi Mazu Daoyi.
Seu diálogo com Mazu (Baso) sobre “polir o tijolo” foi tremendamente influente para Dogen:
Quando jovem, Baso praticava incessantemente a Meditação. Certa ocasião, seu Mestre Nangaku aproximou-se dele e perguntou-lhe:
– Por que praticas tanta Meditação?
– Para me tornar um Buddha.
O Mestre tomou de uma telha e começou a esfregá-la com um pedra. Intrigado, Baso perguntou:
– O que fazeis com essa telha?
– Pretendo transformá-la num espelho.
– Mas por mais que a esfregueis, ela jamais se transformará num espelho! será sempre uma pedra.
– O mesmo posso dizer de ti. Por mais que pratiques Meditação, não te tornarás Buda.
– Então o que fazer?
– É como fazer um boi andar.
– Não entendo.
– Quando queres fazer um carro de bois andar, bates no boi ou no carro?
Baso não soube o que responder e então o Mestre continuou:
– Buscar o Estado de Buda fazendo apenas Meditação é matar o Buda. Dessa maneira, não acharás o caminho certo.
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Fontes:
- Extraído do site http://www.kaihan.com/.
- Extraído de “Ensinos do Mestre Zen Anzan Roshi”(texto compilado pelo Ven. Jinmyo Fleming ino e traduzido ao Português por Claudio Miklos.
- http://zen.rinnou.net/whats_zen/history.html