Shen-hsiu


Shen-hsiu(605-706)
Shenxiu (Shen-hsiu, Jinshu), Datong Shenxiu (Datsu Jinshu)
[Escola do Norte]


Referências
Sucessão
Por Gary L. Ray
Linhagem


Referências2
Shenxiu (Shen-hsiu, Jinshu), 605-706. Também Datong Shenxiu (Datsu Jinshu).
“Excelência Divina”.
Shenxiu foi um Herdeiro de Dharma de Hongren e por muitos anos sua Linhagem dos Ensinamentos da Montanha Oriental ou Ch’an “do norte” foi tremendamente influente.
Ver Denkoroku Capítulo 34.


Sucessão
Shenxiu transmitiu o Dharma para:

  1. Pu-chi (Fujaku, 651-739)
  2. Yi-fu (Gifuku, 658-736)

Por Gary L. Ray
Quanto aos ensinamentos de Hui-neng, eles não eram diferentes dos de Shen-hsiu. De fato, como John McRae descobriu em sua pesquisa, ” Ch’eng-kuan of the Hua-yen school”, por exemplo, é impossível perceber qualquer diferença significante entre os ensinamentos do Ch’an do norte (o do Shen-hsiu) e os do Ch’an do Sul (o de Hui-neng). As disputas sobre o despertar súbito e o gradual foram invenções criadas por um dos sucessores de Hui-neng, Shen-hui, como será discutido mais tarde.

Shen-hsiu foi um mestre muito famoso, altamente educado que tentou, como Hui-neng, emular os ensinamentos de seu mestre. Shen-hsiu mudou-se para Lo-yang, o capitólio, em 701. Ele foi aceito pelo Imperador e pela Imperatriz e teve que ajustar seus ensinamentos para esta situação. Este foi o início da idéia do Zen de “significado hábil”. Shen-hsiu chamou sua escola de “Ensinamentos da Montanha do Leste” em honra a seu professor Hung-jen, que ensinou na que era conhecido como a Montanha do Leste.

Até aí, não existia nenhuma referência sobre as escolas do norte ou do sul e era pequeno ou nenhum o conflito entre os métodos de prática espiritual. Este período harmonioso entre o período de Hung-jen e as mortes de Shen-hsiu e Hui-neng foi o período mais criativo de Ch’an. Porém, o amplo alcance desta criatividade resultou inevitavelmente em conflito. Como Heinrich Dumoulin assinala: “A diversidade rica de elementos espirituais e intelectuais que fluiram juntas durante este primeiro período do Zen budismo foi o arauto de conflitos que apareceram nas duas ou três gerações seguintes.” O instigador destes conflitos foi um monge chamado Shen-hui.

Ver O Desenvolvimento e o declínio da Escola Ch’an do Norte


    Fonte:

  1. “Ensinos do Mestre Zen Anzan Roshi”(texto compilado pelo Ven. Jinmyo Fleming ino e traduzido ao Português por Claudio Miklos.

Linhagem desde Saquiamuni

    ÍNDIA

  1. MAKAKASHO
  2. ANANDA
  3. SHONAWASHU
  4. UBAGIKUTA
  5. DAITAKA
  6. MISHAKA
  7. BASHUMITSU
  8. BUTSUDANANDAI
  9. FUDAMITA
  10. BARISHIBA
  11. FUNAYASHYA
  12. ANABOTEI
  13. KABIMORA
  14. NAGYAHARAJUNA
  15. KANADAIBA
  16. RAGORATA
  17. SOGYANANDAI
  18. KAYSHATA
  19. KUMORATA
  20. SHAYATA
  21. BASHUBANZU
  22. MANURA
  23. KAKUROKUNA
  24. SHSISHIBODAI
  25. BASHASHITA
  26. FUNYOMITA
  27. HANNYATARA
    CHINA

  1. BODAIDARUMA
  2. TAISO EKA
  3. KANCHI SOSAN
  4. DAII DOSHIN
  5. DAIMAN KONIN
  6. DATSU JINSHU