Fujaku (651-739)
[Escola do Norte]
Notas Biográficas
Sucessão
Linhagem
Notas Biográficas1
Puji ou Pu-chi (651-739 ou 740) foi considerado o sétimo patriarca da escola do norte do budismo chan. Também chamado de monge de Huayan ou o venerável de Huayan , do nome de seu mosteiro em Luoyang, ele recebeu o nome póstumo de Dazhao Chanshi.
Nascido em Feng, natural de Shanxi, ele decidiu jovem a se dedicar à religião. Primeiro, ele seguiu os ensinamentos da escola dos preceitos e durante 38 anos praticou em Luoyang, sob a orientação de Hongjing Nanquan, mas depois decidiu se juntar a Shenxiu e ao Chan no mosteiro de Yuquan em Hubei. Depois de 6 anos Shenxiu o escolheu como sucessor. O Imperador Zhongzong confirmou oficialmente esta escolha. Ele permaneceu no monte Song, até 725 quando foi chamado ao Mosteiro Huayan em Luoyang, depois de alguns anos seguiu para Chang no mosteiro de Xingtang.
Considerado o patriarca da escola de Dongshan fundada por Daoxin, mais tarde conhecido como a escola do Norte, durante sua vida ele tinha muitos seguidores, particularmente na alta sociedade. Em 732 ou 734 segundo as fontes, em um debate público entre monges, Shenhui, que apresentou-se como a sucessor de Huineng e representante do Chan do despertar súbito, atacou publicamente Dongshan e desafiou a legitimidade de Puji e seu mestre, ação sem nenhum efeito inicial sobre a primazia da escola do Norte.
Em 735,Puji foi chamado pelo imperador em Luoyang. Ele morreu em Chang’an no ano 27 ou 28 da era Kaiyuan
Sucessão
Puji recebeu a transmissão de Shen hsiu
Puji transmitiu o Dharma para Dosen (702-760)
-
Fonte:
- https://fr.wikipedia.org/wiki/Puji.