Muju



Muju (714-774)
Muju, Pao-T’ang Wu-chu, Bao-tang Wu-zhu, Wu-chu


Referências
Divergências
Notas Biográficas
Linhagem





Referências1
Pao-T’ang Wu-chu ou ‘Bao-tang Wu-zhu’ (Wu-chu; 714-774CE), chefe e fundador do Mosteiro de Pao-T’ang no Chengtu, Szechwan localizado no sudoeste China. Tanto o reverendo Kim (Chin ho-shang) como Pao-T’ang Wu-chu eram da mesma linha do Ch’an, o “Ensinamentos da montanha do leste” incorretamente conhecido no ocidente com a nomenclatura pejorativa, “Escola do Norte”.

Divergências2
(J. Hotoshu; K. Podang chong ). Uma importante escola da tradição chinesa do Chan, conhecida por suas doutrinas radicalmente antinômica. A escola leva o nome do mosteiro (Baotangsi) onde o fundador da escola, BAOTANG WUZHU, residia. O mosteiro estava localizado em Jiannan (atual província de Sichuan), nas proximidades da cidade de Chengdu.

Até a recente descoberta do Lidai Fabao Ji em Dunhuang, as informações sobre esta escola limitava-se aos comentários pejorativas encontrados nos escritos do historiador Chan do século IX Guifeng Zongmi.

Devido talvez aos ensinamentos antinômicos defendidos por seus membros, a escola teve uma curta duração. A escola rejeitou todas as práticas soteriológica e atividades devocionais. Não há imagens de Buda consagradas em seus mosteiros, e eles questionaram o valor das escrituras de cânticos e rituais de arrependimento. Em vez disso, eles insistiam em “simplesmente sentar-se no vazio e quietude” (xianzuo zhikong) e na transmissão “sem pensar” (WUNIAN) em lugar dos preceitos formais.

A linhagem de Baotang muitas vezes é rastreada até Hui’an (582 – 709) também conhecido como Lao’an, “O velho” por causa de sua longa vida, um discípulo do quinto patriarca, HONGREN e do discípulo de Hui’na, Chen Chuzhang (d.u.), através do qual Baotang Wuzhu teria alcançado o despertar.

Embora o autor do Lidai Fabao Ji, um discípulo de Wuzhu, tente associar a linhagem Baotang da Chongjung Musang, fundador do JINGZHONG ZONG, estas escolas são consideradas como tendo sido duas tradições distintas.
Assim como a escola Jingzhong, a zong Baotang também parece ter exercido uma influência considerável sobre o desenvolvimento do budismo tibetano, especialmente nos primeiros ensinamentos do RDZOGS CHEN (dzogchen).

Notas Biográficas3
(J. Hoto Muju: K. Podang Muju) (714-774). Monge chinês na escola Chan, que é considerado o fundador do BAOTANG ZONG durante a dinastia Tang.

Baotang é o nome do mosteiro onde residia Wuzhu (localizado na atual província de Sichuan). Wuzhu teria atingido o despertar através da influência de Chen Chuzhang (d.u.), um discípulo leigo do monge Hui’an (582 – 799; também conhecido como Lao’an).

De acordo com o Lidai Fabao Ji, Wuzhu frequentou uma ordenação em massa realizada pelo monge coreano Chongjung Musang no Mosteiro Jingzhong na cidade de Chengdu.

Ao ouvir as instruções do Musang para prática nas montanhas, Wuzhu seguiu para Baiyaishan, onde permaneceu durante os sete anos seguintes (759-766). Posteriormente foi para o Mosteiro de Konghuisi, até que finalmente mudou-se para Baotangsi, onde ele faleceu no verão de 774.

Wuzhu foi famoso por seus ensinamentos antinômicos que rejeitaram todas as práticas devocionais e são lembrados como o fundador do homônimo BAOTANG ZONG. O sucessor do Wuzhu foi um discípulo leigo de nome de Tu Hongjian, comandante-chefe adjunto e vice-presidente da Chancelaria Imperial.

  1. http://en.wikipedia.org/wiki/East_Mountain_Teaching
  2. The Princeton Dictionary of Buddhism
  3. https://terebess.hu/zen/mesterek/BaotangWuzhu.html

Linhagem desde Saquiamuni

    ÍNDIA

  1. MAKAKASHO
  2. ANANDA
  3. SHONAWASHU
  4. UBAGIKUTA
  5. DAITAKA
  6. MISHAKA
  7. BASHUMITSU
  8. BUTSUDANANDAI
  9. FUDAMITA
  10. BARISHIBA
  11. FUNAYASHYA
  12. ANABOTEI
  13. KABIMORA
  14. NAGYAHARAJUNA
  15. KANADAIBA
  16. RAGORATA
  17. SOGYANANDAI
  18. KAYSHATA
  19. KUMORATA
  20. SHAYATA
  21. BASHUBANZU
  22. MANURA
  23. KAKUROKUNA
  24. SHSISHIBODAI
  25. BASHASHITA
  26. FUNYOMITA
  27. HANNYATARA
    CHINA

  1. BODAIDARUMA
  2. TAISO EKA
  3. KANCHI SOSAN
  4. DAII DOSHIN
  5. DAIMAN KONIN
  6. CHIH SHEN
  7. SHOJAKU
  8. MUSO
  9. MUJU