Muso (684-762)
Wu-hsiang, Chongjung Musang. (Jingzhong Wuxiang; Muso Joshu) (680 – 756, ALT. 684-762)
Notas Biográficas
Sucessões
Linhagem
Notas Biográficas1
Muso, mestre CHAN coreano-chinês da dinastia Tang. Por sua origem coreana, ele é normalmente chamado Musang na literatura, seguindo a pronúncia coreana de seu nome de dharma, ou Mestre Kim (Kim K. hwasang; C. Jin heshang), usando seu sobrenome coreano.
Musang teria sido o terceiro filho de um rei de Silla e foi ordenado na Coreia no mosteiro de Kunnamsa.
Em 728, ele chegou à capital chinesa de Chang’an (atual Xian) e teve uma audiência com o Imperador Tang Xuanzong (r. 712-756), que o indicou para o Mosteiro de Chandingsi.
Musang posteriormente viajou para Chu e se tornou um discípulo do monge Chuji (alt. 648 – 734, 650 – 732, 669 – 736), que lhe deu a transmissão do dharma no mosteiro de Dechunsi em Zizhou (atual província de Sichuan).
Mais tarde residiu no mosteiro de Jingzhongsi em Chengdu (atual província de Sichuan, mais tarde conhecido como WANFOSI), que lhe deu seu topônimo Chongjung (C. Jingzhong).
Musang tornou-se famoso por suas práticas ascéticas e meditativas. Começou também a difundir um conjunto exclusivo de preceitos conhecido como as três proposições (SANJU): “nenhuma lembrança” (wuji), que foi igualado com a moralidade (SILA); “sem pensar” (WUNIAN) com concentração (SAMADHI); e “não esquecer” (mowang) com sabedoria (PRAJNA).
Ele também ensinou uma prática conhecida como YINSHENG NIANFO, um método de recitar o nome de Buda, estendendo o comprimento da entonação. A Linhagem de Musang prosperou em Sichuan e veio a ser conhecida como a linhagem JINGZHONG ZONG do Chan.
Musang parece ter ensinado ou influenciou vários monges Chan renomados, incluindo “>HEZE SHENHUI (668-760), BAOTANG WUZHU (714-774) e MAZU DAOYI (707 – 786); Ele também desempenhou um papel importante na transmissão Chan para o Tibete nos anos 750 e 760.
Sucessões2
Muso recebeu a transmissão do Dharma de Shojaku (665-732).
Muso transmitiu o Dharma para Muju (714-774)
- https://terebess.hu/zen/mesterek/Musang.html
- Zen ancestors in China por Andy Ferguson (arquivo PDF)