Sasaki Joshu Kyozan



Sasaki Joshu Kyozan (1907-2014)
Referências
Biografia
Mt. Baldy Zen Centre
Linhagem



Referências
1

Roshi Sasaki Joshu Kyozan, mestre Rinzai da 11a geração desde Hakuin Ekaku, da linhagem de Takuju Kosen, recebeu a transmissão do Dharma de Miura Isshu Joten.

Sasaki Joshu Kyozan foi fundador do “Mt. Baldy Zen Centre” e é professor do “Zen Centre of Vancouver” e do “Albuquerque Zen Center”.

Roshi Sasaki Joshu Kyozan transmitiu o Dharma entre outros para o discípulo Eshin John Godfrey


Biografia2

Roshi Sasaki Joshu Kyozan nasceu em 1 de abril de 1907 e em 2002 completou 40 anos que chegou ao EEUU.
Roshi Joshu completou 95 anos em abril de 2002 e apesar de sua idade avançada Roshi está continuamente ensinando com paciência inesgotável.

Aos 14 anos de idade Roshi Joshu iniciou seu treinamento Zen no Zuiryo-ji, no Japão. Ele vive no “Mt. Baldy Zen Centre” mas viaja para transmitir ensinamentos em outros Centros Rinzai nos Estados Unidos e em outros países.

Roshi Sasaki Joshu Kyozan chegou aos EEUU em 21 de julho de 1962, a pedido deum grupo de prática em Gardena, Califórnia. O primeiro zendo de Rinzai-ji foi estabelecido em uma garagem. Como interesse cresceu logo o “Cimarron Zen Center” (atual “Rinzai-ji Zen Center”) foi estabelecido. Ainda é o templo principal de Rinzai-ji. No início dos anos setenta foi aberto como um estilo monástico de treinamento.


Biografia3

Roshi Joshu Sasaki nasceu em uma família de agricultoresno município de Miyagi, no Japão, em 1 abril de de 1907. Em 1921, com quatorze anos de idade, ele se tornou noviço em Zuiryo-ji próximo de Sapporo em Hokkaido aluno do abade do templo, Roshi Miura Isshu Joten. Devido a esta afiliação ele cursou a escola média de Hanazono, em Kyoto, e fez os cursos preparatórios na Universidade de Komazawa em Tóquio. Joshu treinou com Roshi Joten e depois de sete anos se tornou um osho (monge) com a idade de vinte e um anos, em 1928, recebendo o nome Kyozan. Joten mais velho foi designado Kancho (Abade Principal) de Myoshin-ji, e Osho Joshu o seguiu para continuar seu treinamento. Depois de dois anos ele transferiu-se para o monastério Zuigan-ji, onde ele treinou por mais ou menos dez anos antes de receber a autoridade de Roshi com a idade de quarenta anos em 1947, recebendo o sanzen quarto nome Denkyo. Ele então se tornou abade de Yotoku-em, no monastério de Zuigan-ji. Em 1953 ele deixou Yotoku-em para se tornar abade de Shoju-um. O templo Shoju nos Alpes japoneses fundado por Shoju Ronin, mestre de Hakuin. Roshi restabeleceu este templo histórico e continuou a ensinar lá até ser convidado para a América.

Ele chegou a Los Angeles em 21 de julho de 1962, quando um pequeno grupo tinha se estabelecido para a prática do Zen no oeste. Ele foi encontrado por seu patrocinador, Dr. Robert Harmon, que alugou uma casa pequena onde o Roshi começou a ensinar. A reputação de Roshi Joshu durante os próximos anos se estende ao longo da Califórnia Meridional, os primeiros monges foram ordenados, e ossesshins de sete dias foram estabelecidos. Em janeiro de 1968 o nome da organização mudou para Rinzai-ji, Inc., e comprou sua primeira propriedade, “Cimarron Zen Center”, como Templo Principal.

Três anos mais tarde, em 1971, centro de treinamento principal do Rinzai-ji, “Mt. Baldy Zen Centre“, foi aberto no alto de “San Gabriel Mountains” ao leste de Los Angeles. Os períodos de treinamento do verão e inverno tradicionais foram assegurados lá sob a direção e ensino do Roshi. Um número grande de pessoas passaram pelo treinamento Zen e um número determinado foi ordenado como monges e monjas. Em 1974, no norte do Novo México, “Jemez Bodhi Mandala” foi criada como um segundo centro de treinamento. Aqui períodos de treinamento foram assegurados na primavera e outono.

A realização do “Summer Seminar on Buddhism” foi garantida anualmente desde 1977. Ele foi iniciado por Roshi Joshu Sasaki como um dos caminhos para ensinar Zen. Mantido inicialmente no “Mt. Baldy Zen Centre“, em Ithaca, Nova Iorque junto com a “Cornell Universit”, foi continuado no Bodhi Manda Zen Center onde é patrocinado conjuntamente com a “University of New Mexico”.

Em 1996 Roshi Joshu Sasaki recebeu o “Meritorious Achievement Award” do Bukkyo Dendo Kyokai, uma organização para o desenvolvimento do budismo.

Desde a chegada do Roshi no oeste mais de vinte centros zen foram estabelecidosna América do Norte e na Europa,as principais cerimonias budistas são realizadas no Templo Principal, e os monges emonjas ordenados formam um núcleo para a sangha maior. Em seus noventa e cinco anos Roshi continua energicamente e apaixonadamente seus horários de sesshin, encoraja seus centros e estudantes, e de muitas formas continua a estender Zen para o Oeste.



Mt. Baldy Zen Centre
2

Mt. Baldy Zen Centre
O “Mt. Baldy Zen Centre” é uma comunidade de estudo e prática deRinzai Zen budismo. Foi fundado por Roshi Sasaki Joshu Kyozan, e através de sua direção os monges e monjas continuam a administrar treinamento na maneira tradicional: Zazen (meditação sentada formal), cantos, comidas no estilo monástico, e trabalhos praticos.O programa atende tanto a moges ordenados como leigos residentes que, juntos, estão se esforçando para a plena maturidade que significa o despertar da Verdadeira Natureza. O horário é rigoroso e projetado para ajudar os discípulos a abandonarem seu interesse pessoal e entrar nas relações de prática de grupo. Com este esforço comuns nós podemos desenvolver uma sabedoria espiritual que é expressa até nas circunstâncias ordinárias de nossas vidas diariamente. É o propósito do Centro de Zen nutrir este desenvolvimento. O Centro está aberto ao longo do ano e oferece métodos diferentes de prática toda estação.


    Notas:

  1. Extraído de “Zen Buddhism – Hakuin School”
    (www.ciolek.com/WWWVLPages/ZenPages/Hakuin.html).
  2. Extraído de http://www.izs.org/.
  3. Extraído de http://www.zen.ca/.


Linhagem de Miura Joten

    ÍNDIA

  1. MAKAKASHO
  2. ANANDA
  3. SHONAWASHU
  4. UBAGIKUTA
  5. DAITAKA
  6. MISHAKA
  7. BASHUMITSU
  8. BUTSUDANANDAI
  9. FUDAMITA
  10. BARISHIBA
  11. FUNAYASHYA
  12. ANABOTEI
  13. KABIMORA
  14. NAGYAHARAJUNA
  15. KANADAIBA
  16. RAGORATA
  17. SOGYANANDAI
  18. KAYSHATA
  19. KUMORATA
  20. SHAYATA
  21. BASHUBANZU
  22. MANURA
  23. KAKUROKUNA
  24. SHSISHIBODAI
  25. BASHASHITA
  26. FUNYOMITA
  27. HANNYATARA

    CHINA

  1. BODAIDARUMA
  2. TAISO EKA
  3. KANCHI SOSAN
  4. DAII DOSHIN
  5. DAIMAN KONIN
  6. DAIKAN ENO
  7. NAN-YUEH HAUI-JANG
  8. MA-TSU TAO-I
  9. PAI CHANG HUAI HUAI
  10. HUANG-PO
  11. LIN-CHI (RINZAI)
  12. HSING-HUA TS’UNG-CHIANG
  13. NAN-YUAN HUI-YUNG
  14. FENG-HSUEH YEN-CHAO
  15. SHOU-SHAN SHEN-NIEN
  16. FEN YANG SHAN CHAO
  17. SHIH-SHUANG
  18. YANG-CH’I FANG-HUI
  19. PAI-YUN SHOU-TUAN
  20. WU-TSU FA-YEN
  21. YUAN-WU K’O-CH’IN
  22. HU-CH’IU
  23. YING-AN
  24. MI-AN
  25. SUNG-YUAN
  26. YUN-AN P’U-YEN
  27. HSU-T’SANG CHIH-YU

    JAPÃO

  1. SHOMYO
  2. MYOCHO SHUHO
  3. KANZAN EGEN
  4. JUO SOHITSU
  5. MUIN SOIN
  6. TOZEN SOSHIN
  7. TOYO EICHO
  8. YOUZAN KEIYOU
  9. GUDOU TOSYOKU
  10. SHIDOU BUNAN
  11. SHOJU ROJIN
  12. HAKUIN EKAKU
  13. GASAN JITOU
  14. TAKUJU KOSEN
  15. MYOKI SOSEKI
  16. KARYO ZUIKA
  17. TANKAI GENSHO
  18. DOKUTAN SOSAN
  19. MUKAI KORYO
  20. NAKAMURA TAIYU
  21. MIURA JOTEN

    OCIDENTE

  1. JOSHU SASAKI



Print Friendly, PDF & Email