Kodo Sawaki


Kodo Sawaki (1880-1965) (1880-1965)
Biografia (português)
Biografia (Espanhol)
O Templo de Antai-ji
Textos
Linhagem

Referências1

Sawaki (Somon) Kodo é da 81a.geração desde Buda e da 30a.geração desde Dogen.

Sawaki Kodo foi Herdeiro do Dharma de Shokoku Zenko e seu sucessor em Daiojo-ji, e seu nome está associado a uma das linhagens principais dentro do Soto Zen.

Sawaki Kodo é da 27a.geração da linhagem Meiho Sotetsu e transmitiu o Dharma para Mokudo Taisen.


  1. http://195.157.97.145:8088/

Biografia (Português)1
Kodo Sawaki nasceu em uma família de sete irmãos, acomodada e feliz, perto de Ise Shrine, em 16 de junho de 1880. Seu nome é Tsaikichi. Quando tinha cinco anos, sua mãe morreu e, com a idada de oito anos, perdeu a seu pai. Foi adotado por um amigo de seu tio, que faleceu nesta época, Sawaki Bunchiki. Jogador profissional, este último era um homem débil y folgazão que no acreditava mais que “no tabaco e no sexo”, e que havia tido onze mulheres. A daquele momento era uma prostituta que sofria crises de histeria.

Aos treze anos, Tsaikichi teve que trabalhar para comer e neste bairro conturbado, se converteu em encarregado de supervisionar os saldos dos jogadores. Depois de assistir a morte de um homem de idade avançada em um borde, tomou brutalmente consciência de que no desejava acabar sua vida de una maneira tão desonrosa. Este incidente o levou para o caminho do budismo. Ficou aterrorizado com sua maneira de viver. Conheceu aos Morita Soshichi, pessoas honestas e puras que haviam recebido uma boa educação e a ajuda que recebeu desta família foi uma janela aberta para a verdade. Começou a frequentar um templo shinshu e, quando estava tentado em tornar-se monge para escapar de sua família, um sacerdote shinshu lhe aconselhou que se orientasse melhor sobre o zen. Em 1896, saiu para o templo Eihei-ji.

Uma vez ali, as dificuldades começaram porque, sendo um desconhecido, não pode tornar-se monge e teve que aceitar uma vaga como servente, o que lhe permitiu, a pesar de todo, aprender a fazer zazen.
Ao final em 1897, com Sawada Koho Osho, no templo de Kyushu, recebeu tokudo (a ordenação) e se fez monge com o nome de Kodo. Permaneceu com este mestre dois anos. Mais tarde, conheceu outro mestre na pessoa Fueoka Sunum Osho. Este o ensinou a forma certa: não buscar o satori nem nenhuma outra coisa. Simplesmente sentar-se em zazen. Esta relação mestre-discípulo durou um ano, e foi interrompida por sua incorporação ao exército, em 1900. Em 1904, durante a guerra russo-japonesa, foi enviado com a infantaria para a frente chinesa onde foi ferido gravemente. Voltou então ao Japão para receber cuidados médicos e passar a convalescência. Em 1905, foi reenviado a China até o final da guerra.

Em 1908, aos vinte e nove anos, entrou na escola de Horyu-ji em Nara e fez ali seus estudos de filosofia, sem descuidar nunca do zazen nem do Shobogenzo.

Em 1912, se converteu no primeiro assistente de dojo, tanto, de Yôsen-ji.
Seguiu um período de solidão concentrado na prática de zazen, em um pequeno templo na província de Nara.

Em 1916, abandonou este retiro para converter-se em leitor, koshi, em Daiji-ji Sôdô. Depois, em 1922, deixou Daiji-ji para viver em casa de um amigo.
Em 1923, começou a viajar pelo Japão para dar conferencias e dirigir sesshin.
Em 1935, chegou a ser professor da universidade de Komasawa, onde deu conferencias sobre a literatura zen, e dirigiu ali la prática de zazen, tornou-se depois godo de Soji-ji. É neste momento (em 1936) que Yasuo Deshimaru se converteu em seu discípulo.
Até antes da guerra, em 1940, Kodo Sawaki dirigiu também um grande templo na montanha, o Tengyo Zen-en.

Foi depois da guerra quando chegou a ser particularmente célebre no Japão organizando sesshin e campos de verão em diversos lugares. Ensinava tanto a leigos como a monges, dava conferencias tanto nas universidades como nas prisões e participou na fundação de numerosos dojôs. Era chamado “Kodo sem morada” porque recusou instalar-se em um templo e viajava sempre só.
Em 1949 junto com seu discípulo Uchiyama Kosho foi enviado para recuperar o templo de Antai-ji, no norte de Kyoto.
Trouxe então, um sopro de ar fresco ao zen moribundo reintroduzindo a prática universal de zazen. Durante todo este período, o Mestre Deshimaru o seguiu a todas partes e Kodo Sawaki lhe transmitiu a essência do budismo.

Entre sus principales discípulos destacamos a Roshi Shuyu Narita, Roshi Kosho Uchiyama, Roshi Suzuki Kakuzen e Roshi Taisen Deshimaru.
Em 1963, aos oitenta e seis anos, ficou gravemente enfermo e se retirou para Antai-ji (templo que ele havia transformado em um lugar de prática pura). Desde sua cama, passava longos momentos olhando o monte Takagamine e três dias antes de sua morte, disse a uma monja: ” ¡Olha! A natureza é magnífica. Compreendo os problemas dos homens. Nunca em toda minha vida, conheci uma pessoa a qual houvesse podido submeter-me e a que houvesse podido admirar. Mas este monte Takagamine me olha sempre desde cima dizendo: “Kodô, Kodô.” ” Estas foram suas últimas palavras. Morre em 21 de dezembro de 1965, às 13h50.


Biografia (Espanhol)1
Kôdô Sawaki nació en una familia de siete hermanos, acomodada y feliz, cerca de Ise Shrine, el 16 de junio de 1880. Su nombre es Tsaikichi. Cuando tenía cinco años, su madre murió y, a la edad de ocho años, perdió a su padre. Fue adoptado por un amigo de su tío, que falleció mientras tanto, Sawaki Bunchiki. Jugador profesional, este último era un hombre débil y holgazán que no creía más que en “el tabaco y el sexo”, y que había tenido once mujeres. La de aquel momento era una prostituta que sufría crisis de histeria.

A los trece años, Tsaikichi tuvo que trabajar para comer y en este turbio barrio, se convirtió en el encargado de supervisar los saldos de los jugadores. Tras asistir a la muerte de un hombre de avanzada edad en un burdel, tomó brutalmente conciencia de que no deseaba acabar su vida de una manera tan deshonrosa. Este incidente le llevó hacia la vía del budismo. Cogió terror a su manera de vivir.

Conoció a los Morita Soshichi, personas honestas y puras que habían recibido una gran educación y la ayuda que recibió de esta familia fue una ventana abierta a la verdad. Empezó a frecuentar un templo shinshu y, cuando estaba tentado de hacerse monje para escapar de su familia, un sacerdote shinshu le aconsejó que se orientase mejor hacia el zen. En 1896, salió hacia Eihei-ji.
Una vez allí, las dificultades comenzaron porque, siendo un desconocido, no pudo hacerse monje y tuvo que aceptar una plaza como sirviente, lo que le permitió, a pesar de todo, aprender a hacer zazen.
Al final en 1897, con Sawada Koho Oshô, en el templo de Kyûshû, recibió tokudo (la ordenación) y se hizo monje con el nombre de Kôdô. Se quedó con este maestro dos años.

Más tarde, conoció a otro maestro en la persona de Fueoka Sunum Oshô. Éste le enseñó la manera justa: no buscar el satori ni ninguna otra cosa. Simplemente sentarse en zazen. Esta relación maestro-discíplulo duró un año, y fue interrumpida por su incorporación al ejército, en 1900. En 1904, durante la guerra ruso-japonesa, fue enviado con la infantería al frente chino donde fue herido gravemente. Volvió entonces a Japón para recibir cuidados médicos y pasar la convalecencia. En 1905, fue reenviado a China hasta el final de la guerra.

En 1908, a los veintinueve años, entró en la escuela de Horyu-ji en Nara e hizo allí estudios de filosofía, sin descuidar nunca zazen ni el Shôbôgenzô.

En 1912, se convirtió en el primer asistente del dojo, tantô, de Yôsen-ji.
Siguió un periodo de soledad concentrada en la práctica de zazen, en un pequeño templo en la provincia de Nara.

En 1916, abandonó este retiro para convertirse en lector, kôshi, en Daiji-ji Sôdô. Después, en 1922, dejó Daiji-ji para vivir en casa de un amigo.
En 1923, comenzó a viajar por el Japón para dar conferencias y dirigir sesshin.

En 1935, llegó a ser profesor de la universidad de Komasawa, en la que dió conferencias sobre la literatura zen, y dirigió allí la práctica de zazen, después godo de Soji-ji. Es en este momento (en 1936) en el que Yasuo Deshimaru se convirtió en su dsicípulo.
Hasta antes de la guerra, en 1940, Kôdô Sawaki dirigió también un gran templo en la montaña, el Tengyô Zen-en.

Fue después de la gerra cuando llegó a ser particularmente célebre en Japón organizando sesshin y campos de verano en diversos lugares. Enseñaba tanto a laicos como a monjes, daba conferencias tanto en las universidades como en las prisiones y participó en la fundación de numerosos dojos. Le apodaban ” Kôdô sin morada ” porque rechazó instalarse en un templo y viajaba siempre solo.
Trajo entonces, un soplo de aire freso al zen moribundo reintroduciendo la práctica universal de zazen. Durante todo este periodo, el Maestro Deshimaru le siguió a todas partes y Kôdô Sawaki le transmitió la esencia del budismo.

En 1963, a los ochenta y seis años, cayó gravemente enfermo y se retiró a Antai-ji (templo que él había transformado en un lugar de práctica pura). Desde su cama, pasaba largos ratos mirando el monte Takagamine y tres días antes de su muerte, dijo a una monja: ” ¡Mira! La naturaleza es magnífica. Comprendo los problemas de los hombres. Nunca en toda mi vida, he conocido una persona a la que hubiese podido someterme y a la que hubiese podido admirar. Pero este monte Takagamine me mira siempre desde lo alto diciendo: “Kôdô, Kôdô.” ” Estas fueron sus últimas palabras. Murió el 21 de diciembre de 1965, a las 13h50.


Antai-ji


O Templo de Antai-ji
2

Antai-ji pertence a escola Soto Zen. Foi fundado em 1923 por Roshi Oka Sotan como monastério para estudantes do Shobogenzo. Estava localizado no norte de Kyoto, e muitos mestres importantes estudaram lá.
Durante a segunda querra mundial entretanto, Antai-ji foi desocupado até 1949, quando Roshi Sawaki Kodo e seu discípulo Uchiyama Kosho, mudaram-se para lá. Antai-ji foi transformado em um lugar para a prática pura e simples de Zazen. Durante o final dos anos sessenta, o nome deste pequeno templo tornou-se conhecido, pela prática que consistia em Zazen e mendicância formal, não só no Japão, mas também no estrangeiro, e muitas pessoas passaram por lá.

Mas o aumento de visitas e as muitas novas casas sendo construidas em torno do templo criou muito barulho o que o tornou inadequado para uma prática continuada. Então o abade seguinte, Roshi Watanabe Koho, decidiu mudar Antai-ji para sua atual localização no norte de Hyogo. Junto com o quietude das montanhas, ele estava procurando um novo estilo da vida que devolvesse o Zen aa suas raízes chinesas de suficiência própria.

Presentemente, Antai-ji está localizado próximo a um parque nacional na costa do Mar japonês, e está formado por mais ou menos 50 hectares de terra nas montanhas. O antigo abade Roshi Miyaura Shinyu protegeu esta vida tranquila e autosufuciente para a prática do Zazen, até a sua morte súbita na neve em fevereiro de 2002.
Seu discípulo, o monge alemão Muho, continua como o abade até o presente.

Antai-ji teve os seguintes Abades:

  1. Oka Sotan (Fundador) – 1923
  2. Odagaki Zuirin
  3. Kishizawa Ian
  4. Eto Sokuo (1888-1958)
  5. Sawaki Kodo – 1949
  6. Uchiyama Kosho
  7. Watanabe Koho
  8. Miyaura Shinyu
  9. Muho – 2002

  1. Extraído de www.zen-deshimaru.com
  2. Extraído de http://www.geocities.co.jp/HeartLand-Hanamizuki/5235/chara/eng-enkaku_1.html

Textos
Poema do Zazen
Aqui está o Caminho
Os homens sempre tem algo que fazer




Linhagem (desde Sakiamuni Buda)

    ÍNDIA

  1. MAKAKASHO
  2. ANANDA
  3. SHONAWASHU
  4. UBAGIKUTA
  5. DAITAKA
  6. MISHAKA
  7. BASHUMITSU
  8. BUTSUDANANDAI
  9. FUDAMITA
  10. BARISHIBA
  11. FUNAYASHYA
  12. ANABOTEI
  13. KABIMORA
  14. NAGYAHARAJUNA
  15. KANADAIBA
  16. RAGORATA
  17. SOGYANANDAI
  18. KAYSHATA
  19. KUMORATA
  20. SHAYATA
  21. BASHUBANZU
  22. MANURA
  23. KAKUROKUNA
  24. SHSISHIBODAI
  25. BASHASHITA
  26. FUNYOMITA
  27. HANNYATARA
    CHINA

  1. BODAIDARUMA
  2. TAISO EKA
  3. KANCHI SOSAN
  4. DAII DOSHIN
  5. DAIMAN KONIN
  6. DAIKAN ENO
  7. SEIGEN GYOSHI
  8. SEKITO KISEN
  9. YAKUSAN IGEN
  10. UNGAN DONJO
  11. TOZAN RYOKAI
  12. UNGO DOYO
  13. DOAN DOHI
  14. DOAN KANSHI
  15. RYOSAN ENKAN
  16. TAIYO KIYOGEN
  17. TOSHI GISEI
  18. FUYO DOKAI
  19. TANKA SHIJUN
  20. CHORO SEIRIYO
  21. TENDO SOKAKU
  22. SECCHO CHIKAN
  23. TENDO NYOJO
    JAPÃO

  1. EIHEI DOGEN
  2. KOUN EJO
  3. TETSU GIKAI
  4. KEIZAN JOKIN
  5. MEIHO SOTETSU
  6. SHUGAN DOCHIN
  7. TETSUZAN SHIKAKU
  8. KEIGAN EISHO
  9. CHUZAN RYOHUN
  10. GISAN TONIN
  11. SHOGAKU KENRYU
  12. KINEN HORYU
  13. TEISHITSU CHISEN
  14. KOKEI SHOJUN
  15. SEKISO YUHO
  16. KAITEN GENJU
  17. SHUZAN SHUNSHO
  18. CHOZAN GIKETSU
  19. FUKUSHU KOCHI
  20. MYODO YUTON
  21. HAKUHO GENTEKI
  22. GESSHU SOKO
  23. TOKUO RYOKO
  24. MOKUSHI SOEN
  25. GENKYOKU GANKEI
  26. KOKOKU SORYU
  27. ROSETSU RYUKO
  28. SEGGAI KOZAN
  29. SHORYO KOHO
  30. SHOKOKU ZENKO
  31. SOMON KODO


Print Friendly, PDF & Email