Taizen Deshimaru (1914-1982)
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Roshi Taisen Deshimaru nasceu em Saga, Japão, emn 1914. Estudou Ciencias Políticas e Econômicas em Tokio e trabalhou varios anos para a primera empresa do país, a Mitsubishi. Ainda joven conhece o Mestre Kodo Sawaki de quem rápidamente se fará discípulo. Desde então e durante trinta anos segue seu mestre por todas partes. Após a morte de Kodo Sawaki, Roshi Deshimaru vem para a Europa(1967), o que marca um giro importante na historia do Zen e da cultura europeia. Foi o primeiro mestre autorizado da Escola Soto japonesa para implantar na Europa as sementes do Verdadeiro Zen. Durante quinze años de trabalho constante, dedicados exclusivamente a expansão do Dharma e a formação dos primeiros monjes Zen europeus, Roshi Deshimaru encarnou o espirito Zen transmitido pelos Patriarcas. Mais de cento e cincoenta centros repartidos por todos os países do continente, mais de trezentos monjes ordenados e milhares de discípulos leigos o confirmam como Primeiro Patriarca Zen da Europa.
Roshi Taisen Deshimaru recebeu a transmissão do Dharma de Zenji Yamada Reirin, abade de um dos grandes monasterios zen japoneses, o Eihei-ji. Sua morte súbita o impidiu transmitir sua linhagem a seus discípulos europeos.
Taisen Deshimaru nasceu em 1914 em Saga (Japão), no seio de uma antiga família de samurais. Sua mãe era budista fervorosa e sue pai queria que seguisse uma carreira comercial. Aos vinte anos começou a estudar Economia. Decepcionado com a educação moderna que deixava de lado completamente a dimensão espiritual, e sempre em busca do verdadeiro sentido da vida, entrou em contato com os ensinamentos zen.
Finalmente sua busca o conduziu a Kodo Sawaki. Era um mestre respeitado e admirado em todo o Japão por sua vida simples e livre. Ele havia devolvido ao zen todo seu frescor ao retira-lo dos templos, onde estavam estancado no formalismo. Quando Deshimaru se aproximou do mestre, este, sentado em zazen sem voltar-se, sem sequer levantar a vista, lhe disse: “Esperava tua visita com impaciência.” Deshimaru se converteu em seu discípulo e o seguiu fielmente mantendo sua vida no mundo social. Quando lhe pediu que o ordenasse monge, Kodo Sawaki respondeu: “Em nossos dias os monges se tornaram profissionais. Não fazem zazen. Farei de você um grande monge.” Assim, Taizen Deshimaru levou uma vida social e familiar enquanto seguia praticando zazen com seu mestre. Pouco a pouco integrou em sua vida a contradição entre o material e o espiritual que o havia atormentado em sua juventude. Pouco antes de morrer, Kodo Sawaki lhe ordenou monge e lhe pediu que levasse o zen, zazen, ao Ocidente.
Com a morte de seu mestre, Deshimaru permaneceu sentado em zazen durante 49 dias. Dois anos mais tarde deixou seu filho a frente da família, acertou seus assuntos e tomou o Transiberiano com direção a França, sem dinheiro, sem conhecer nem uma palavra de francês, só com sua kesa (vestimenta da transmissão) e com os cadernos de seu mestre. Tinha 53 anos.
“Ofereci o verdadeiro Zen aos europeus, é a maior alegria de minha vida. Fiz realidade o desejo de meu mestre Kodo Sawaki, e estou convencido de que isto vai fazer a história.”
Em 1967, em Paris, alojado nos fundos de um armazém de dietética, Deshimaru pratica zazen todos os dias e ganha a vida fazendo massagens de shiatsu e conferências. Sustentado por sua profunda fé na prática de zazen e na transmissão de seu mestre, consegue tornar acessível para os ocidentais os ensinamentos dos grandes mestres zen. Impressionados pelo zazen e pela personalidade de taisen Deshimaru, cada vez mais gente pratica com ele. Abre um dojô, dirige os primeiros seshins e começa a ordenar seus discípulos como bodhisattvas, monges y monjas. Sua atividade não se limita ao ensino no dojô. Tem um desejo profundo de ajudar ao ser humano na civilização atual., cujo desequilíbrio percebe, e de fazer que consigam por meio do zazen uma compreensão mais profunda de si mesmo e de sua vida. Com a ajuda de seus discípulos, que cada vez são mais numerosos, cria mais de cem dojôs na Europa e funda o templo da Gendronnière, o maior dojô zen de Ocidente. Ao mesmo tempo educa seus discípulos. Seus ensinamentos são muito concretos e estão enraizados na vida cotidiana. Reconhecido pelos principais templos do soto zen do Japão, é nomeado kaikyosokan (responsável pelo ensino do zen) para todo Europa. Em seu país é chamado de “o Bodhidharma dos tempos modernos”. Para seus discípulos é simplesmente Sensei, o mais antigo. Em seus últimos anos, cada vez mais consciente da urgência de ajudar ao ser humano no desequilíbrio do mundo moderno, intensifica suas atividades, trabalhando incansavelmente, sem permitir-se um descanso. As vezes dizia: “Talvez minha vida seja breve, mas pelo menos não haverá sido egoísta.”
Em princípio do ano 1982 adoece, o que não o impede seguir fazendo zazen todos os dias com seus discípulos. Na primavera retorna da França para o Japão e morre em 30 de abril. Suas últimas palavras para seus discípulos são: “Por favor, continuem o zazen.” Durante 49 dias, em todos os dojôs que havia criado, seus discípulos praticam zazen dia e noite em completo silêncio
Taisen Deshimaru deixou aos seus discípulos a essência do zen, zazen, que agora eles por sua vez transmitem, seguindo com sua missão, praticando nos dojôs e reunindo-se no templo de Gendronnière durante os grandes seshins do ano. Como Bodhidharma que faz mil e quatrocentos anos levou o zen da Índia para a China, como Dôgen que faz setecentos anos o introduziu no Japão, o mestre Deshimaru transmitiu a essência dos ensinamentos de Buda a Europa e a todo o mundo.
Em 1967, Deshimaru foi para a Europa e se estabeleceu em Paris a fim de cumprir o desejo do seu mestre e difundir os ensinamentos do Zen. Em uma entrevista Deshimaru afirmou que escolheu a França para ensinar por causa de sua tradição filosófica. Ele citou Michel de Montaigne, René Descartes, Henri Bergson e Nicolas Malebranche como filósofos que compreenderam o Zen mesmo sem sabê-lo. [Na década de 1970, sua missão cresceu. Em 1970 Deshimaru recebeu a transmissão do dharma de mestre Yamada Reirin. [1] Ele se tornou Kaikyosokan (líder do Soto Zen para um determinado país ou continente) na Europa. Ele morreu em 1982, depois de ter estabelecido solidamente a prática Zen no Ocidente. Após a morte do mestre Deshimaru, três dos seus discípulos mais próximos, Etienne Zeisler, Roland Rech e Kosen Thibaut, viajaram ao Japão para receber a mais alta autoridade Soto, o shiho mestre Rempo Niwa Zenji. Em 1977, mestre Deshimaru ordenou Olivier Wang-Genh em sua linhagem de Soto. Em 2016 Olivier Wang-Genh foi re-nomeado presidente da União Budista da França
- http://personal4.iddeo.es/budismozen/01budismozen.htm
- http://195.157.97.145:8088/
- https://en.wikipedia.org/wiki/Taisen_Deshimaru
Livros
O anel do caminho
A tigela e o bastão
La práctica del Zen
Textos
O que significa o Zen na nossa época?
Luz e iluminação
Ku Soku Ze Shiki
Condições da concentração e da observação
Segundo Preceito – “Não ter má conduta sexual”
Primeiro Preceito: “Não Matar”
O karma e o ego
Karma
Hishiryo
Bodai Shin
>Os Oito Satoris do Grande Homem
Fukanzazenji,os princípios do zazen de mestre Dogen
Linhagem (desde Sakiamuni Buda)