Taizen Deshimaru


Taizen Deshimaru (1914-1982)
Referências
Biografia
Livros
Textos
Linhagem

Referências1

Roshi Taisen Deshimaru nasceu em Saga, Japão, emn 1914. Estudou Ciencias Políticas e Econômicas em Tokio e trabalhou varios anos para a primera empresa do país, a Mitsubishi. Ainda joven conhece o Mestre Kodo Sawaki de quem rápidamente se fará discípulo. Desde então e durante trinta anos segue seu mestre por todas partes. Após a morte de Kodo Sawaki, Roshi Deshimaru vem para a Europa(1967), o que marca um giro importante na historia do Zen e da cultura europeia. Foi o primeiro mestre autorizado da Escola Soto japonesa para implantar na Europa as sementes do Verdadeiro Zen. Durante quinze años de trabalho constante, dedicados exclusivamente a expansão do Dharma e a formação dos primeiros monjes Zen europeus, Roshi Deshimaru encarnou o espirito Zen transmitido pelos Patriarcas. Mais de cento e cincuenta centros repartidos por todos os países do continente, mais de trezentos monjes ordenados e milhares de discípulos leigos o confirmam como Primero Patriarca Zen da Europa.

Roshi Taisen Deshimaru recebeu a transmissão do Dharma de Zenji Yamada Reirin, abade de um dos grandes monasterios zen japoneses, o Eihei-ji. Sua morte súbita o impidiu transmitir sua linhagem a seus discípulos europeos.


Biografia

Taisen Deshimaru nasceu em 1914 em Saga (Japão), no seio de uma antiga família de samurais. Sua mãe era budista fervorosa e sue pai queria que seguisse uma carreira comercial. Aos vinte anos começou a estudar Economia. Decepcionado com a educação moderna que deixava de lado completamente a dimensão espiritual, e sempre em busca do verdadeiro sentido da vida, entrou em contato com os ensinamentos zen.

Finalmente sua busca o conduziu a Kodo Sawaki. Era um mestre respeitado e admirado em todo o Japão por sua vida simples e livre. Ele havia devolvido ao zen todo seu frescor ao retira-lo dos templos, onde estavam estancado no formalismo. Quando Deshimaru se aproximou do mestre, este, sentado em zazen sem voltar-se, sem sequer levantar a vista, lhe disse: “Esperava tua visita com impaciência.” Deshimaru se converteu em seu discípulo e o seguiu fielmente mantendo sua vida no mundo social. Quando lhe pediu que o ordenasse monge, Kodo Sawaki respondeu: “Em nossos dias os monges se tornaram profissionais. Não fazem zazen. Farei de você um grande monge.” Assim, Taizen Deshimaru levou uma vida social e familiar enquanto seguia praticando zazen com seu mestre. Pouco a pouco integrou em sua vida a contradição entre o material e o espiritual que o havia atormentado em sua juventude. Pouco antes de morrer, Kodo Sawaki lhe ordenou monge e lhe pediu que levasse o zen, zazen, ao Ocidente.

Com a morte de seu mestre, Deshimaru permaneceu sentado em zazen durante 49 dias. Dois anos mais tarde deixou seu filho a frente da família, acertou seus assuntos e tomou o Transiberiano com direção a França, sem dinheiro, sem conhecer nem uma palavra de francês, só com sua kesa (vestimenta da transmissão) e com os cadernos de seu mestre. Tinha 53 anos.


Ofereci o verdadeiro Zen aos europeus, é a maior alegria de minha vida. Fiz realidade o desejo de meu mestre Kodo Sawaki, e estou convencido de que isto vai fazer a história.

Taisen Deshimaru

Em 1967, em Paris, alojado nos fundos de um armazém de dietética, Deshimaru pratica zazen todos os dias e ganha a vida fazendo massagens de shiatsu e conferências. Sustentado por sua profunda fé na prática de zazen e na transmissão de seu mestre, consegue tornar acessível para os ocidentais os ensinamentos dos grandes mestres zen. Impressionados pelo zazen e pela personalidade de taisen Deshimaru, cada vez mais gente pratica com ele. Abre um dojô, dirige os primeiros seshins e começa a ordenar seus discípulos como bodhisattvas, monges y monjas. Sua atividade não se limita ao ensino no dojô. Tem um desejo profundo de ajudar ao ser humano na civilização atual., cujo desequilíbrio percebe, e de fazer que consigam por meio do zazen uma compreensão mais profunda de si mesmo e de sua vida. Com a ajuda de seus discípulos, que cada vez são mais numerosos, cria mais de cem dojôs na Europa e funda o templo da Gendronnière, o maior dojô zen de Ocidente. Ao mesmo tempo educa seus discípulos. Seus ensinamentos são muito concretos e estão enraizados na vida cotidiana. Reconhecido pelos principais templos do soto zen do Japão, é nomeado kaikyosokan (responsável pelo ensino do zen) para todo Europa. Em seu país é chamado de “o Bodhidharma dos tempos modernos”. Para seus discípulos é simplesmente Sensei, o mais antigo. Em seus últimos anos, cada vez mais consciente da urgência de ajudar ao ser humano no desequilíbrio do mundo moderno, intensifica suas atividades, trabalhando incansavelmente, sem permitir-se um descanso. As vezes dizia: “Talvez minha vida seja breve, mas pelo menos não haverá sido egoísta.

Em princípio do ano 1982 adoece, o que não o impede seguir fazendo zazen todos os dias com seus discípulos. Na primavera retorna da França para o Japão e morre em 30 de abril. Suas últimas palavras para seus discípulos são: “Por favor, continuem o zazen.” Durante 49 dias, em todos os dojôs que havia criado, seus discípulos praticam zazen dia e noite em completo silêncio

Taisen Deshimaru deixou aos seus discípulos a essência do zen, zazen, que agora eles por sua vez transmitem, seguindo com sua missão, praticando nos dojôs e reunindo-se no templo de Gendronnière durante os grandes seshins do ano. Como Bodhidharma que faz mil e quatrocentos anos levou o zen da Índia para a China, como Dôgen que faz setecentos anos o introduziu no Japão, o mestre Deshimaru transmitiu a essência dos ensinamentos de Buda a Europa e a todo o mundo.

Em 1967, Deshimaru foi para a Europa e se estabeleceu em Paris a fim de cumprir o desejo do seu mestre e difundir os ensinamentos do Zen. Em uma entrevista Deshimaru afirmou que escolheu a França para ensinar por causa de sua tradição filosófica. Ele citou Michel de Montaigne, René Descartes, Henri Bergson e Nicolas Malebranche como filósofos que compreenderam o Zen mesmo sem sabê-lo. [Na década de 1970, sua missão cresceu. Em 1970 Deshimaru recebeu a transmissão do dharma de mestre Yamada Reirin. [1] Ele se tornou Kaikyosokan (líder do Soto Zen para um determinado país ou continente) na Europa. Ele morreu em 1982, depois de ter estabelecido solidamente a prática Zen no Ocidente. Após a morte do mestre Deshimaru, três dos seus discípulos mais próximos, Etienne Zeisler, Roland Rech e Kosen Thibaut, viajaram ao Japão para receber a mais alta autoridade Soto, o shiho mestre Rempo Niwa Zenji. Em 1977, mestre Deshimaru ordenou Olivier Wang-Genh em sua linhagem de Soto. Em 2016 Olivier Wang-Genh foi re-nomeado presidente da União Budista da França


  1. http://personal4.iddeo.es/budismozen/01budismozen.htm
  2. http://195.157.97.145:8088/
  3. https://en.wikipedia.org/wiki/Taisen_Deshimaru


Livros
O anel do caminho
A tijela e o bastão
La práctica del Zen



Textos

O que significa o Zen na nossa época?
Luz e iluminação
Ku Soku Ze Shiki
Condições da concentração e da observação
Segundo Preceito – “Não ter má conduta sexual”
Primeiro Preceito: “Não Matar”
O karma e o ego
Karma
Hishiryo
Bodai Shin
>Os Oito Satoris do Grande Homem

Fukanzazenji,os princípios do zazen de mestre Dogen



Linhagem (desde Sakiamuni Buda)

    ÍNDIA

  1. MAKAKASHO
  2. ANANDA
  3. SHONAWASHU
  4. UBAGIKUTA
  5. DAITAKA
  6. MISHAKA
  7. BASHUMITSU
  8. BUTSUDANANDAI
  9. FUDAMITA
  10. BARISHIBA
  11. FUNAYASHYA
  12. ANABOTEI
  13. KABIMORA
  14. NAGYAHARAJUNA
  15. KANADAIBA
  16. RAGORATA
  17. SOGYANANDAI
  18. KAYSHATA
  19. KUMORATA
  20. SHAYATA
  21. BASHUBANZU
  22. MANURA
  23. KAKUROKUNA
  24. SHSISHIBODAI
  25. BASHASHITA
  26. FUNYOMITA
  27. HANNYATARA
    CHINA

  1. BODAIDARUMA
  2. TAISO EKA
  3. KANCHI SOSAN
  4. DAII DOSHIN
  5. DAIMAN KONIN
  6. DAIKAN ENO
  7. SEIGEN GYOSHI
  8. SEKITO KISEN
  9. YAKUSAN IGEN
  10. UNGAN DONJO
  11. TOZAN RYOKAI
  12. UNGO DOYO
  13. DOAN DOHI
  14. DOAN KANSHI
  15. RYOSAN ENKAN
  16. TAIYO KIYOGEN
  17. TOSHI GISEI
  18. FUYO DOKAI
  19. TANKA SHIJUN
  20. CHORO SEIRIYO
  21. TENDO SOKAKU
  22. SECCHO CHIKAN
  23. TENDO NYOJO
    JAPÃO

  1. EIHEI DOGEN
  2. KOUN EJO
  3. TETSU GIKAI
  4. KEIZAN JOKIN
  5. MEIHO SOTETSU
  6. SHUGAN DOCHIN
  7. TETSUZAN SHIKAKU
  8. KEIGAN EISHO
  9. CHUZAN RYOHUN
  10. GISAN TONIN
  11. SHOGAKU KENRYU
  12. KINEN HORYU
  13. TEISHITSU CHISEN
  14. KOKEI SHOJUN
  15. SEKISO YUHO
  16. KAITEN GENJU
  17. SHUZAN SHUNSHO
  18. CHOZAN GIKETSU
  19. FUKUSHU KOCHI
  20. MYODO YUTON
  21. HAKUHO GENTEKI
  22. GESSHU SOKO
  23. TOKUO RYOKO
  24. MOKUSHI SOEN
  25. GENKYOKU GANKEI
  26. KOKOKU SORYU
  27. ROSETSU RYUKO
  28. SEGGAI KOZAN
  29. SHORYO KOHO
  30. SHOKOKU ZENKO
  31. SOMON KODO
  32. TAISEN DESHIMARU


Print Friendly, PDF & Email