Sunyana Graef



Sunyana Graef (1948-)


Biografia
Linhagem de Hakuun Yasutani


Biografia

SUNYANA GRAEF, SENSEI nasceu em Boston, Massachussets em 1948 e passou sua infância em Long Island, Nova York. Na década de sessenta, estudou filosofia e religião no “Bard College” e daí se foi para Rochester, Nova York para iniciar seu treinamento zen como discípula do Roshi Philip Kapleau. Durante más de nove anos, fez parte do pessoal do “Rochester Zen Center” como Supervisora de Cozinha, assistente e secretaria do Roshi e como administradora. Além de ocupar estes cargos, trabalhou como técnica em pianos e teve su própria pastelaria durante cinco anos. Alo completar seu treinamento em 1979 recebeu certificação inka. Em 1986 foi ordenada como sacerdote budista zen.

Um ano depois, Roshi Kapleau a confirmou como sua Herdeira do Dharma.

Roshi Kapleau pediu a Sensei que começasse a ensinar o Zen a partir do momento em que se ordenou. Com seu esposo Jed, e suas duas filhas Kaila y Dana, se mudou para Vermont em junho de 1988 para estabelecer um centro de zen no povoado de Shelburne.

Em setembro de 1994 os membros do “Toronto Zen Center“, no Canadá, pediram a Sensei Sunyana que se tornasse sua mestre , e ela atenciosamente concordou. Sensei Graef também ensina na “Casa Zen” na Costa Rica.


A CASA ZEN DE COSTA RICA, constituída como Associação sem fins lucrativos, se estableceu com a finalidade de disponibilizar um local para a prática e o estudo do zen budismo. A mestre, Sunyana Graef, é moge budista e recibeu um treinamento de dezenove anos no Centro Zen de Rochester, Nova York, com o Roshi Philip Kapleau. Sensei Graef dirige o “Vermont Zen Center”, nos Estados Unidos e o “Toronto Zen Center” no Canadá. A Casa Zen da Costa Rica e o “Toronto Zen Center são afiliados ao “Vermont Zen Center”.

A Casa Zen foi fundada em 1974 em função de umas conferencias introdutórias ministradas pelo Roshi Philip Kapleau na Embaixada do Japão em San José, Costa Rica. Desde então, a Casa Zen organiza retiros de meditação intensivos, cerimonias, dias de meditação e outras atividades o ano. Em 1994, a Casa Zen adquiriu uma casa em Santo Domingo de Heredia, a qual se converteu em local habitual de prática assim como no centro desde onde se difunde os ensinamentos do zen budismo na Costa Rica.
Os métodos do zen budismo que se praticam na Casa Zen se derivam dos ensinamentos do Roshi Philip Kapleau, os quais por sua vez são influenciados pela combinação das linhagens Soto e Rinzai elaboradas pelo mestre zen Harada Daiun Roshi.

A base de nossa prática é o zazen. A prática do zen se expressa em nossa vida diária mediante a atenção e a consciência que mantemos a cada momento. As práticas de meditação incluem shikan-taza e atenção a respiração, como se faz normalmente na tradição Soto Zen mas também empregamos koans conforme a tradição Rinzai. No zendo meditamos de cara para parede. A maior parte dos cantos e da recitação litúrgica se realiza em espanhol.

O treinamento zen, pode servir como complemento valioso de qualquer religião, já que acalma e centra a mente, e promove a estabilidade, atenção e lucidez.



Linhagem de Hakuun Yasutani desde Saquiamuni

    ÍNDIA

  1. MAKAKASHO
  2. ANANDA
  3. SHONAWASHU
  4. UBAGIKUTA
  5. DAITAKA
  6. MISHAKA
  7. BASHUMITSU
  8. BUTSUDANANDAI
  9. FUDAMITA
  10. BARISHIBA
  11. FUNAYASHYA
  12. ANABOTEI
  13. KABIMORA
  14. NAGYAHARAJUNA
  15. KANADAIBA
  16. RAGORATA
  17. SOGYANANDAI
  18. KAYSHATA
  19. KUMORATA
  20. SHAYATA
  21. BASHUBANZU
  22. MANURA
  23. KAKUROKUNA
  24. SHSISHIBODAI
  25. BASHASHITA
  26. FUNYOMITA
  27. HANNYATARA
    CHINA

  1. BODAIDARUMA
  2. TAISO EKA
  3. KANCHI SOSAN
  4. DAII DOSHIN
  5. DAIMAN KONIN
  6. DAIKAN ENO
  7. SEIGEN GYOSHI
  8. SEKITO KISEN
  9. YAKUSAN IGEN
  10. UNGAN DONJO
  11. TOZAN RYOKAI
  12. UNGO DOYO
  13. DOAN DOHI
  14. DOAN KANSHI
  15. RYOSAN ENKAN
  16. TAIYO KIYOGEN
  17. TOSHI GISEI
  18. FUYO DOKAI
  19. TANKA SHIJUN
  20. CHORO SEIRIYO
  21. TENDO SOKAKU
  22. SECCHO CHIKAN
  23. TENDO NYOJO
    JAPÃO

  1. EIHEI DOGEN
  2. KOUN EJO
  3. TETSU GIKAI
  4. KEIZAN JOKIN
  5. MEIHO SOTETSU
  6. SHUGAN DOCHIN
  7. TETSUZAN SHIKAKU
  8. KEIGAN EISHO
  9. CHUZAN RYOHUN
  10. GISAN TONIN
  11. SHOGAKU KENRYU
  12. KINEN HORYU
  13. TEISHITSU CHISEN
  14. KOKEI SHOJUN
  15. SEKISO YUHO
  16. KAITEN GENJU
  17. SHUZAN SHUNSHO
  18. CHOZAN GIKETSU
  19. FUKUSHU KOCHI
  20. MYODO YUTON
  21. HAKUHO GENTEKI
  22. GESSHU SOKO
  23. TOKUO RYOKO
  24. MOKUSHI SOEN
  25. SEKISO TESSHU
  26. RYUKO RYOSHU
  27. RENZAN SOHO
  28. MOTSUGAI SHIDO
  29. GUKEI YOUN
  30. KAKUSHO SODO
  31. DAIUN SOGAKU
  32. HAKUUN RYOKO
    OCIDENTE

  1. PHILIP KAPLEAU
  2. SUNYANA GRAEF


Print Friendly, PDF & Email